Se você está vendo o estoque da empresa ficar parado, deve estar se perguntando como fazer esse estoque girar e não perder lucros com isso. É normal pensar assim, mas é preciso ter em mente a necessidade de conhecer a fundo a operação. Nesse caso, o importante é ter noção dos custos por trás desse estoque, entender o que é inventário de estoque e o que fazer para que ele gire rápido, sem afetar o seu financeiro.
Também é comum o estoque ser considerado um desafio ou até mesmo dor de cabeça em uma empresa, uma vez que a falta de organização pode prejudicar o negócio. Fazer a gestão de estoque, na qual todos os itens são listados corretamente e as entradas e saídas registradas, permite ter mais controle sobre as mercadorias e reduz eventuais problemas.
Vamos entender um pouco mais como funciona uma gestão de estoque ideal? Acompanhe.
O que é inventário de estoque?
Inventário de estoque é uma prática que auxilia o controle das mercadorias e facilita a gestão de estoque. Geralmente é uma atividade feita anualmente, conforme o fluxo do caixa, sendo uma espécie de auditoria para verificar se os valores no sistema condizem com o que está no estoque físico. Permite monitorar os níveis do estoque e dos produtos, fazer pedidos e emitir informações sobre as mercadorias, como descrição, quantidade, valores, localização no estoque, entre outros.
Qual a importância de uma boa gestão de estoque?
Muitas vezes acontece de o gestor ter uma preocupação excessiva de não ter os produtos quando o cliente solicita, e assim faz grandes estoques de um mesmo item e este acaba não vendendo como esperado. Ou o contrário: sem um preparo, os clientes solicitam um item, fazem a compra e só depois descobrem que o mesmo está em falta na loja, tendo que esperar dias para receber. Nesse segundo caso, a imagem da empresa fica desgastada na visão do consumidor.
Uma boa gestão de estoque é realizada quando o gestor tem uma noção do fluxo de vendas da empresa, consegue antecipar as demandas dos clientes e se prepara bem para datas comemorativas ou importantes para o comércio, como natal e Black Friday.
A gestão de estoque ideal permite organizar o estoque, ter noção dos custos de cada item, fazer um diagnóstico, identificar o tempo limite que uma mercadoria pode ficar estocada, a partir do cálculo de giro de estoque a análise do período de vendas. Assim é possível entender o que faz o estoque girar.
O que calcular antes de sair vendendo
Ver o estoque cheio causa uma ansiedade no gestor que pode fazer com que ele comece a vender todos os produtos sem ter uma noção de ganhos e perdas com as vendas, por isso, não esqueça do custo do estoque parado. Além disso, a integração entre os setores de marketing, vendas e logística é fundamental para evitar que ações promocionais para aumentar as vendas aconteçam sem planejamento, e assim causem prejuízos para a logística.
É importante levar alguns outros pontos em consideração, para não deixar a empresa com problemas no fluxo de caixa, como o custo com os pedidos para reposição, que inclui gastos com frete, negociação, impostos e muito mais. Outro é o custo para armazenamento, desde contas fixas como aluguel, energia e água, pagamento de funcionários, impostos e gastos não esperados, que podem vir a acontecer como manutenção e troca de equipamentos.
A parte mais importante ao calcular os custos é o capital. Isso porque ele está relacionado ao valor investido na compra do produto e todas as variáveis financeiras, como a inflação. É como investir na bolsa de valores, pode ser vantajoso ou não manter aquele produto parado, depende de vários fatores, como a situação econômica do país, a cotação do dólar e de outras moedas e o volume do pedido.
Existem também riscos e custos imprevistos, que podem causar problemas e desvalorizar a mercadoria, como validade, roubos, extravios e danos por manuseio. Todos esses fatores devem ser levados em consideração ao criar ações para esvaziar o estoque, pois no lugar de melhorar a qualidade da empresa, podem causar problemas.
Como calcular o giro do estoque
Já pensou qual seria o giro de estoque ideal para manter o equilíbrio entre produção e venda dos produtos da sua empresa? A melhor maneira para descobrir é fazer o cálculo de giro de estoque, a partir da seguinte fórmula:
Giro de Estoque = Total de Vendas / Volume Médio de Estoque
Por exemplo: a sua empresa vende 2.000 ventiladores por ano. O estoque médio costuma ser de 400 ventiladores, então temos:
Giro de Estoque = 2.000 / 400 = 5 giros por ano
O que isso quer dizer? O seu estoque de ventiladores deve ser renovado cinco vezes por ano. Com esse cálculo, a gestão de estoque é mais fácil, e ao realizar o orçamento, é possível levar em consideração os gastos que a empresa terá para abastecer o estoque 5 vezes no ano e também planejar as vendas.
Para entender melhor, confira a planilha de cálculo de giro de estoque e curva ABC que criamos para lhe auxiliar:
Curva ABC e gestão de estoque
A Curva ABC tem como principal objetivo deixar claro quais são os produtos mais importantes para a empresa. Existem várias maneiras de fazer a conta, seja por preço de custo, que apresenta os produtos de maior valor, ou por valor de venda, que indica os produtos que mais aumentam a receita da empresa.
O primeiro passo é listar todos os produtos, indicando o valor unitário, a quantidade vendida e o valor total por produto. Depois, calcular a porcentagem de participação de cada produto nas vendas, dividindo o valor total por produto pelo total de vendas.
E por último, organizar a planilha pelo valor total por produto e somar os percentuais de cada produto ao valor acumulado. Assim é possível ter a porcentagem acumulada que classifica cada produto em uma categoria.
> Produtos A: responsáveis por até 80% das vendas;
> Produtos B: responsáveis por até 15% das vendas;
> Produtos C: responsáveis por até 5% das vendas.
Agora é organizar a tabela pelo número da porcentagem, do menor para o maior, assim, o produto mais representativo fica no topo. Feito isso, temos as informações para descobrir a Curva ABC. Comece pelo topo da lista, comece somando até atingir 80%, essa é a classificação A. Depois, continue somando até atingir 15% (B) e os últimos itens devem atingir a soma de 5%, classificação C.
Assim você consegue ter no papel uma ideia do que é mais vendido, do que vale e do que não vale a pena ter no estoque da sua empresa. Na busca pela gestão de estoque ideal e a redução de custos, esse é um passo importante.
Gestão de estoque ideal
A organização é a peça chave para uma gestão de estoque ideal e um fluxo de trabalho eficiente. Para evitar um estoque em falta ou superlotado, siga as dicas a seguir:
Organize o espaço físico: escolha uma forma de classificação dos produtos para em seguida organizar o espaço, de modo que a posição dos itens facilite o manuseio, com as etiquetas visíveis e possibilitando espaço nos corredores para deslocamento. Ao separar e organizar, as mercadorias são encontradas com maior facilidade, o que acelera os processos e reduz custos operacionais.
Escolha horários apropriados: realizar a gestão de estoque no meio do expediente ou em horários de pico pode acarretar em atrasos nas entregas, confusão e custos elevados. É ideal encontrar um momento adequado para fazer a gestão, principalmente para evitar que as contas estejam erradas. Conforme o ramo de atuação da empresa, é possível selecionar o melhor período, como fins de semana, feriados ou no turno inverso.
Registre entradas e saídas: um dos motivos da gestão de estoque ser uma dor de cabeça para alguns são os erros na hora de registrar a movimentação das mercadorias, o que pode causar problemas com as vendas de produtos que já não estão mais em estoque, por exemplo. É mais comum isso acontecer por falha humana, por isso a automatização dos processos é hoje uma das melhores formas de trazer precisão nos resultados. Além de centralizar as informações em um único lugar, é possível integrar as informações de setores como financeiro e comercial.
Fazer a gestão de estoque ideal para reduzir custos logísticos não é uma tarefa fácil, mas ao seguir as dicas e informações desse artigo, a empresa estará mais preparada e os processos serão mais simples. Agora, coloque em prática o que ainda não estava sendo feito na sua organização e aposte em tecnologias de ponta que automatizem os processos e entreguem resultados satisfatórios, saiba mais aqui.
Gostou do conteúdo? Aproveite para compartilhar com os seus colegas. Não deixe de conferir outros assuntos aqui no blog!
download wordpress pluginsfree download lynda tutorialfree download udemy coursewordpress themes nulledwordpress themes crackedwordpress themes nulledwordpress themes nulledfree download wordpress themeslynda course free downloadfree download wordpress themes