O setor farmacêutico está em constante desenvolvimento, sempre em busca de soluções tecnológicas para melhorar a produtividade e atender a demanda da população. Especialmente em 2020, com a pandemia, o setor foi fortemente procurado, seja em função de remédios, de produtos de higiene e cuidados ou então na busca da tão esperada vacina para a COVID-19.
A logística farmacêutica faz a ponte entre os fabricantes e as farmácias ou hospitais responsáveis por entregar ao consumidor final os produtos. Todo o processo de armazenagem e distribuição deve ser calculado para garantir a integridade do produto, visto que qualquer variação pode prejudicar a eficácia e eficiência dos mesmos, resultando em aumento nos custos.
Devido a competitividade no setor farmacêutico, principalmente pela popularização dos medicamentos genéricos, o setor procura outras maneiras de aumentar os seus lucros e melhorar a eficiência frente a concorrência. Aqui é onde a logística se torna essencial para atender as demandas e entregar resultados.
As tecnologias disponíveis na logística são essenciais para a indústria farmacêutica, auxiliando na conservação e qualidade dos medicamentos, na agilidade das entregas e na distribuição por todo território nacional.
Tendências da logística farmacêutica
Todo prestador de serviços busca fazer o melhor para conquistar o cliente. Na logística farmacêutica, o mesmo acontece. As empresas transportadoras buscam melhorar o seu atendimento para conseguir fidelizar o cliente. Com os avanços tecnológicos, a busca por se destacar é cada vez mais acirrada e ano após ano, as tendências vão aumentando.
Em 2020, com a pandemia, vários setores que trabalham com a logística foram afetados, positiva ou negativamente. No caso da logística farmacêutica, o setor foi agitado, a procura por remédios aumentou consideravelmente, não apenas remédios para gripe ou dores de cabeça.
No próprio Google, as pesquisas por “insônia” ou “remédio para insônia” aumentaram em 130% logo no mês de maio. Isso mostra um pouco dos efeitos colaterais do isolamento social. E a partir daí, é possível entender o movimento maior na indústria farmacêutica.
A seguir, vamos saber um pouco mais sobre as principais tendências do setor farmacêutico para os próximos anos no âmbito logístico.
Comprovação digital em tempo real
Muito além de uma tendência, a comprovação digital já é uma necessidade em qualquer operação logística. Ainda mais com a pandemia, onde todo cuidado é pouco, assinar o documento pelo celular preserva os cuidados com a saúde do cliente e dos motoristas. As tecnologias desenvolvidas garantem ainda a comprovação pelo próprio celular do cliente, para evitar o contato com o fornecedor.
O mais importante da comprovação digital é a agilidade. Em tempo real as informações são enviadas para o transportador, sem a necessidade da baixa com os comprovantes de papel digitalizados no fim do dia.
Com o sistema AgileProcess, por exemplo, o comprovante pode ser customizado com as informações que o transportador gostaria de coletar, facilitando o trabalho e garantindo a autenticidade do comprovante através de fotos, geolocalização, carimbo de tempo e hora, tudo através da ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira). Para saber mais, confira este artigo.
Tracking
Acompanhamento das entregas do momento que elas saem do CD até o cliente final. Com o tracking é possível ficar a par de cada atualização dos eventos logísticos, concluídos, em processo, cancelados ou em atraso. Assim o gestor pode tomar decisões rápidas para não prejudicar a performance da operação, como incluindo veículos de apoio.
Além disso, é possível entregar o máximo de informações ao cliente final sobre as suas entregas com o live tracking. Enviar um SMS com as informações quando o motorista termina a entrega anterior e está indo para o endereço, em tempo real. Assim o cliente pode avisar se tiver algum impedimento ou se organizar para receber o motorista e ninguém perde tempo.
Muitas vezes as farmácias estão com falta de produtos, na esperada do transportador. Então pense que um cliente chegou e precisa de determinado remédio com urgência, mas o responsável não sabe informar em que momento a mercadoria vai chegar. Com o tracking isso não acontece. Motoristas bem informados e clientes mais ainda.
Roteirização
Esse já é de praxe. Quem quer entregar mais e entregar melhor cria as rotas automaticamente com um sistema especialista no assunto. O roteirizador busca as rotas mais assertivas e ainda entrega economia para a operação. Com otimização da frota e separação das mercadorias entre os veículos disponíveis, automaticamente.
A roteirização é aliada da logística farmacêutica. Aposte em sistemas que trabalham com Inteligência Artificial e já contam com a separação. Investimentos tecnológicos estão cada vez mais presentes no setor farmacêutico, e a logística não pode ficar de fora.
Monitoramento e segurança das mercadorias
Realizar as entregas é uma tarefa que requer alguns cuidados, principalmente se tratando de cargas importantes como no transporte de medicamentos. O monitoramento da carga em tempo real entrega segurança para o cliente, visto que a maioria das cargas de medicamento possuem alto valor de mercado. É com o monitoramento que o transportador aumenta a proteção contra ataques, roubos e afins.
Monitorar a carga é possível até mesmo com um roteirizador. Além de traçar as melhores rotas, o transportador faz o acompanhamento de todo o trajeto do motorista e entrega para o cliente a localização exata do produto.
Transportadoras especializadas
Trabalhar com quem conhece o produto e o mercado é um diferencial para quem busca reconhecimento. Uma transportadora eficiente e especializada pode fazer a diferença no transporte de medicamentos.
Na hora de escolher a transportadora certa para o seu negócio, procure por qualidade, capacidade de cumprir prazos, quadro de funcionários qualificado, valores e condições acessíveis e claro, que contam com tecnologia de ponta para oferecer o melhor serviço.
Conclusão
Essas são as principais tendências para a logística farmacêutica, é visível que as tecnologias estão aí para melhorar o setor e fazer com que as entregas sejam realizadas com sucesso cada vez mais. As empresas que deixam para depois, podem ficar atrás da concorrência.
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