fbpx
sla-transportador-roteirizacao-logistica-agileprocess

Como a roteirização pode melhorar o SLA do transportador

Para realizar entregas para o e-commerce, o transportador firma um acordo, conhecido como SLA (Service Level Agreement), ou Acordo de Nível de Serviço. Ele é utilizado para definir processos entre prestadores de serviços, e também é uma ótima ferramenta para reduzir riscos no transporte e aumentar a segurança do transportador.

O e-commerce tem esse acordo como uma garantia de que a experiência de compra do consumidor será positiva, pois o SLA carrega informações como: cumprimento do prazo de entrega, metas, normas específicas, questões contratuais como cancelamento e o que mais fizer sentido para a parceria. 

Além disso, é possível definir e acompanhar métricas e indicadores realistas, que auxiliam a medir o desempenho dos transportadores e possibilita tomar medidas com base em informações reais e atualizadas. Pontos de atenção também são notados a partir do SLA. 

Logo, o papel do SLA é firmar uma parceria longa, uma vez que ao cumprir as especificações do acordo, o transportador será uma boa escolha para futuras negociações com aquele contratante. Cabe ao transportador encontrar maneiras para cumprir as especificações e realizar as entregas com qualidade. 

O papel da roteirização para o SLA

Quando o transportador entende que chegou o momento de entregar com mais qualidade, um possível próximo passo é avaliar as ferramentas tecnológicas que estão sendo utilizadas e quais podem ser implementadas ainda, que irão auxiliar nas entregas eficientes e melhorar eventuais problemas da operação.

Muitas dessas ferramentas permitem aumentar a visibilidade dos processos, seja para o e-commerce ou para o transportador ter mais controle. Essa visibilidade tem se tornado crucial para a logística, uma vez que o consumidor também busca mais informações atualizadas sobre o status dos seus pedidos. 

Nesse contexto entra a roteirização, como um bônus para atender o nível de serviço acertado ou ainda melhorá-lo. Um roteirizador especializado e eficiente auxilia no dia a dia da operação, acompanha o desempenho e a produtividade de cada motorista em tempo real, cria rotas mais econômicas e rápidas e torna-se um diferencial competitivo para o transportador.

Realizar as entregas entre um ponto e outro vai muito além de apenas criar uma rota. É preciso avaliar parâmetros e variáveis que podem ou não dificultar o trajeto do motorista, como janelas de entrega por exemplo. Fazer isso manualmente ou com um roteirizador simples é mais trabalhoso e ainda deixa a operação mais suscetível a erros. 

Alguns ERPs possuem um módulo que auxilia na criação de roteiros de entrega. Quando falamos de operações mais complexas, com mais entregas e mais veículos, cabe ao transportador fazer questionamentos para entender se essa ferramenta mais simples atende ou não o cenário atual. Alguns exemplos de questionamentos:

  • Qual o nível de complexidade das entregas da minha operação?
  • Um sistema simples consegue me atender?
  • Esse sistema possui os critérios que preciso para criar as rotas?
  • Permite criar janelas de entregas?
  • Permite definir zonas e regiões de risco?

Se você quiser saber mais sobre esse assunto, temos um artigo que fala sobre o módulo de roteirização de um ERP e rotas complexas, confira aqui.

Seja competitivo no mercado

Se o e-commerce ou embarcador possuir um ranking com as melhores transportadoras, estará no topo aquela que entregar com qualidade e dentro dos prazos, e como vimos, a roteirização é uma ferramenta que auxilia o transportador a atender o nível de serviço acertado e ainda ganhar mais visibilidade no mercado. 

Tornar-se mais competitivo melhorando os processos é a melhor forma de aumentar a receita da empresa e a lista de clientes. Conheça e utilize tecnologias simples e eficazes para essa etapa, assim novas entregas estarão esperando para serem realizadas. 

Converse agora mesmo com um especialista da AgileProcess e conheça mais sobre a ferramenta de roteirização que mescla separação de entregas, Inteligência Artificial e geolocalização para promover roteiros eficientes e econômicos para a sua empresa e atingir o SLA acordado. 

fale-conosco-agileprocess-logistica

INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

acompanhar-entregas-em-tempo-real

Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.