logistica-farmaceutica

Logística farmacêutica: 5 principais tendências do setor 

O setor farmacêutico está em constante desenvolvimento, sempre em busca de soluções tecnológicas para melhorar a produtividade e atender à demanda da população. Especialmente em 2020, com a pandemia, o setor foi fortemente procurado, seja em função de remédios, de produtos de higiene e cuidados ou então na busca da tão esperada vacina para a COVID-19.

A logística farmacêutica faz a ponte entre os fabricantes e as farmácias ou hospitais responsáveis por entregar os produtos ao consumidor final. Todo o processo de armazenagem e distribuição deve ser calculado para garantir a integridade dos materiais, visto que qualquer variação pode prejudicar a eficácia e eficiência dos mesmos, resultando em aumento nos custos.

Devido à competitividade no setor farmacêutico, principalmente pela popularização dos medicamentos genéricos, o setor tem procurado outras maneiras de aumentar os seus lucros e melhorar a eficiência frente à concorrência. Nesse ponto, a logística se torna essencial para atender às demandas e entregar resultados em tempo hábil.

As tecnologias disponíveis na logística são fundamentais para a indústria farmacêutica por auxiliar na conservação e qualidade dos medicamentos durante o transporte, na agilidade das entregas e na distribuição por todo território nacional. 

Principais desafios para a logística farmacêutica

Com a grande importância dos produtos transportados, é comum a necessidade de adequação para lidar com os medicamentos. Operadores aptos precisam atender algumas exigências para o trabalho no segmento, o que pode resultar em altos investimentos de infraestrutura e sistemas de controle, além das certificações necessárias. 

Dentre os principais desafios nesta primeira etapa, podemos destacar:

  • Higienização adequada nos locais de armazenamento e veículos de distribuição, que atendam às normas;
  • Climatização para acondicionamento dos produtos conforme necessário;
  • Controle do padrão de qualidade;
  • Licenças e certificados necessários;
  • Veículos adequados para o transporte;
  • Gerenciamento de risco.

Tendências da logística farmacêutica

Todo prestador de serviços busca fazer o melhor para conquistar o cliente e atender o SLA. O mesmo acontece na logística farmacêutica. As empresas transportadoras buscam melhorar o seu atendimento para conseguir fidelizar o cliente através das entregas. Com os avanços tecnológicos, a busca por se destacar está ainda mais acirrada e, ano após ano, as tendências vão aumentando.

Em 2020, com a pandemia, vários setores que trabalham com a logística foram afetados, positiva ou negativamente. No caso da logística farmacêutica, o setor foi agitado, a procura por remédios aumentou consideravelmente, não apenas remédios para gripe ou dores de cabeça. 

No próprio Google, as pesquisas por “insônia” ou “remédio para insônia” aumentaram em 130% logo no mês de maio. Isso mostra um pouco dos efeitos colaterais do isolamento social. E a partir daí, é possível entender o movimento maior na indústria farmacêutica.

A seguir, confira um pouco mais sobre as principais tendências do setor farmacêutico para os próximos anos no âmbito logístico. 

Comprovação digital em tempo real

Muito além de uma tendência, a comprovação digital já é uma necessidade em qualquer operação logística. Ainda mais com a pandemia, quando todo cuidado é pouco, assinar o documento com distanciamento preserva os cuidados com a saúde do cliente e dos motoristas. As tecnologias desenvolvidas garantem ainda a comprovação pelo próprio celular do cliente, para evitar o contato com o fornecedor. 

O mais importante da comprovação digital é a agilidade. Em tempo real as informações são enviadas para o transportador, sem a necessidade da baixa com os comprovantes de papel digitalizados no fim do dia. 

Com o sistema AgileProcess, por exemplo, o comprovante pode ser customizado com as informações que o transportador gostaria de coletar, facilitando o trabalho e garantindo a autenticidade do comprovante através de fotos, geolocalização, carimbo de tempo e hora, tudo através da ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira). Para saber mais, confira este artigo.

Tracking

Acompanhamento das entregas do momento que elas saem do CD até o cliente final. Com o tracking é possível ficar a par de cada atualização dos eventos logísticos, concluídos, em processo, cancelados ou em atraso. Assim, o gestor pode tomar decisões rápidas para não prejudicar a performance da operação, como incluir veículos de apoio para finalizar as entregas.

Além disso, o live tracking oferece o máximo de informações ao cliente final sobre as suas entregas. Por exemplo, o transportador pode enviar uma SMS com as informações quando o motorista terminar a entrega anterior e estiver indo para o próximo endereço, em tempo real. Dessa forma, ao ficar ciente do horário previsto para receber a sua encomenda, o cliente pode avisar se tiver algum impedimento ou se organizar para receber o motorista e ninguém perderá tempo. 

Muitas vezes as farmácias estão com falta de produtos, na expectativa da chegada do transportador. Então pense que um cliente chegou e precisa de determinado remédio com urgência, mas o responsável não sabe informar em que momento a mercadoria vai chegar. Com o tracking isso não acontece. Motoristas bem informados e clientes mais ainda.

Roteirização

Esse já é de praxe. Quem quer entregar mais e entregar melhor, cria as rotas automaticamente com um sistema especialista no assunto. O roteirizador busca as rotas mais eficientes e ainda entrega economia para toda a operação. Além de realizar a otimização da frota, o sistema possibilita a separação das mercadorias entre os veículos disponíveis, automaticamente. 

A roteirização é aliada da logística farmacêutica. Apostar em sistemas que trabalham com Inteligência Artificial e já contam com a separação é um investimento que em pouco tempo gera resultados. Os investimentos tecnológicos estão cada vez mais presentes no setor farmacêutico, e a logística não pode ficar de fora.

Quando o assunto é diminuir custos, a roteirização é capaz de reduzir significativamente a quilometragem percorrida no mês, como foi o caso da Copapel, que chegou a reduzir em 20% os quilômetros rodados e conseguiu reposicionar investimentos para outras áreas da operação. Confira o case completo

Monitoramento e segurança das mercadorias

Realizar as entregas é uma tarefa que requer alguns cuidados, principalmente se tratando de cargas importantes como no transporte de medicamentos. O monitoramento da carga em tempo real entrega segurança para o cliente, visto que a maioria das cargas de medicamentos possuem alto valor de mercado. É com o monitoramento que o transportador aumenta a proteção contra ataques, roubos e afins. 

Monitorar a carga é possível até mesmo com um roteirizador. Além de traçar as melhores rotas, o transportador consegue realizar o acompanhamento de todo o trajeto do motorista em tempo real e disponibiliza para o cliente a localização exata do seu produto.

Transportadoras especializadas

Trabalhar com quem conhece o produto e o mercado é um diferencial para quem busca reconhecimento. Uma transportadora eficiente e especializada na logística farmacêutica pode fazer a diferença ao realizar o transporte de medicamentos.

Na hora de escolher a transportadora certa para o seu negócio, procure por qualidade, capacidade de cumprir prazos, quadro de funcionários qualificado, valores e condições acessíveis e, claro, que trabalhe com tecnologia de ponta para oferecer o melhor serviço.

Aprimore a sua logística farmacêutica

Essas são as principais tendências para a logística farmacêutica. É visível que as tecnologias estão aí para melhorar o setor e fazer com que as entregas sejam realizadas com sucesso. As empresas que deixam para inovar depois, correm o risco de perder espaço no mercado e ficar atrás da concorrência.

A hora de apostar em tecnologias eficientes que entregam resultados reais para a sua operação é agora. Conheça as funcionalidades do sistema AgileProcess e faça mais com menos ainda este ano! Fale com um de nossos especialistas e solicite sua demonstração gratuita.

fale-conosco-agileprocess-logistica

wordpress plugins nulledwordpress plugins nulledwordpress plugins nulledfree download lynda coursewordpress plugins crackedlynda course free downloadfree download wordpress pluginswordpress themes nulledudemy course free downloadfree download wordpress themes

INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

acompanhar-entregas-em-tempo-real

Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.