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Como a logística reversa pode beneficiar sua empresa

Ações sustentáveis e de avanço ecologicamente responsável contribuem para o desenvolvimento econômico, social e ainda melhoram a imagem de uma marca perante o mercado e a sociedade. E todas as áreas de uma empresa podem auxiliar nesse processo, inclusive a área da logística, em que uma das principais tendências da sustentabilidade é a logística reversa.

A logística reversa é definida na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, como um um “instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.”

Na prática, o sistema envolve os processos e meios para recolher os materiais que já foram usados no processo produtivo ou pelo consumidor final, e faz o reaproveitamento ou descarte apropriado dos resíduos. O processo é dividido em três etapas básicas: o consumidor devolve o produto para o comerciante → o comerciante repassa para o fabricante → o fabricante dá a destinação adequada.

Áreas de atuação da logística reversa

A logística reversa é dividida em duas áreas que diferem na etapa do ciclo de vida útil do produto:

  • Logística reversa de pós-venda – ocorre quando a mercadoria retorna à cadeia produtiva por meio da devolução por defeitos de fabricação, avarias da mercadoria ou da embalagem, ou devido a erros de expedição. Também inclui recall e o retorno de mercadorias para substituição de componentes e demais serviços de manutenção.
  • Logística reversa de pós-consumo – ocorre quando o produto já foi adquirido, usado e descartado pelo consumidor. Diz respeito ao encaminhamento para reciclagem, reaproveitamento ou descarte correto dos resíduos.

Por que é importante investir em logística reversa?

Além de garantir a conformidade com a legislação e impactar na construção de uma imagem positiva para sua empresa, o investimento em sustentabilidade ajuda a estabelecer um diferencial de mercado. Ter uma logística reversa consolidada, por exemplo, demonstra que seu negócio está por dentro das tendências e à frente de quem ainda não têm esse processo estruturado.

O investimento em logística reversa também impacta na geração de receita para sua empresa. O gasto com a implementação dos processos tende a se pagar com a economia gerada pela devolução de produtos ao ciclo de negócios e pela reutilização de componentes no seu processo de produção.

No caso da logística reversa de pós-venda, um dos benefícios é a melhoria dos processos de produção e consequente redução de custos. Receber os produtos defeituosos ou que geraram insatisfação do cliente ajuda a identificar falhas no processo de produção e a melhorar a gestão de qualidade da sua marca. Além disso, uma comunicação adequada e ágil durante a devolução ajuda a garantir a satisfação do cliente e aumenta as chances de novas vendas.

Como implantar a logística reversa na minha empresa?

O primeiro passo para implantar a logística reversa é montar um planejamento e traçar estratégias para as suas ações. Nesta etapa, é crucial a elaboração de um plano para os resíduos sólidos que detalhe as etapas do ciclo de vida dos produtos e as opções para destinação dos resíduos gerados.

Além disso, o engajamento do consumidor final é indispensável para que a logística reversa funcione. Por isso, incentive e eduque seu cliente a descartar e devolver o seu produto de maneira adequada. Criar campanhas ou pontos de coleta e estabelecer parcerias com ONGs ou cooperativas facilita o recolhimento dos materiais.

A HP, por exemplo, possui o programa HP Planet Partners Brasil que permite que seus clientes solicitem pela internet a coleta de cartuchos e toners, além de oferecer pontos de entrega em lojas especializadas. O programa, presente em países do mundo todo desde 1991, já reciclou, até 2022, mais de 962 milhões de cartuchos HP originais, dentre outras peças.

A Natura é outro exemplo de empresa reconhecida por suas estratégias de sustentabilidade. A marca possui algumas ações de logística reversa voltadas para a reciclagem de suas embalagens. Anualmente, cerca de 925 toneladas de plástico reciclado são reutilizados na produção de embalagens. Mais de 81% das embalagens da marca são produzidas com materiais reutilizados e a meta da empresa é alcançar 100% até 2030. Além do recolhimento e reciclagem, a empresa investe no uso de refis desde 1983.

Para que esse tipo de ação funcione, é fundamental integrar toda a cadeia logística do seu negócio. Por isso, uma alternativa interessante para otimizar o retorno dos produtos, tanto no pós-venda quanto no pós-consumo, é integrar a rota de entrega e a rota de coleta, melhorando a rotina de distribuição dos seus produtos e aproveitando melhor a sua frota.

Utilize a reversa a seu favor

Da coleta de embalagens retornáveis à utilização de componentes reciclados em obras de infraestrutura, a logística reversa oferece possibilidades para empresas de diferentes segmentos e tamanhos. No caso de transportadoras e distribuidoras, esta área da logística surge como mais um nicho de supply chain a ser explorado no mercado.

Em todos os casos, o processo de implementação abarca o conhecimento e a análise de todo o processo logístico, como a capacidade de armazenamento e a roteirização da coleta dos produtos e/ou resíduos.

Cabe à sua empresa identificar o uso mais vantajoso da logística reversa, criar processos e iniciativas que resultem em ganhos para o meio ambiente e para a sociedade, além de impacto na reputação da sua marca e na redução dos custos de produção.

Quer saber mais sobre como as ferramentas de roteirização de entregas e comprovação de entregas podem ajudar na logística reversa? Converse com a gente.

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INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

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Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.