Ações sustentáveis e de avanço ecologicamente responsável contribuem para o desenvolvimento econômico, social e ainda melhoram a imagem de uma marca perante o mercado e a sociedade. E todas as áreas de uma empresa podem auxiliar nesse processo, inclusive a área da logística, em que uma das principais tendências da sustentabilidade é a logística reversa.
A logística reversa é definida na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, como um um “instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.”
Na prática, o sistema envolve os processos e meios para recolher os materiais que já foram usados no processo produtivo ou pelo consumidor final, e faz o reaproveitamento ou descarte apropriado dos resíduos. O processo é dividido em três etapas básicas: o consumidor devolve o produto para o comerciante → o comerciante repassa para o fabricante → o fabricante dá a destinação adequada.
Áreas de atuação da logística reversa
A logística reversa é dividida em duas áreas que diferem na etapa do ciclo de vida útil do produto:
- Logística reversa de pós-venda – ocorre quando a mercadoria retorna à cadeia produtiva por meio da devolução por defeitos de fabricação, avarias da mercadoria ou da embalagem, ou devido a erros de expedição. Também inclui recall e o retorno de mercadorias para substituição de componentes e demais serviços de manutenção.
- Logística reversa de pós-consumo – ocorre quando o produto já foi adquirido, usado e descartado pelo consumidor. Diz respeito ao encaminhamento para reciclagem, reaproveitamento ou descarte correto dos resíduos.
Por que é importante investir em logística reversa?
Além de garantir a conformidade com a legislação e impactar na construção de uma imagem positiva para sua empresa, o investimento em sustentabilidade ajuda a estabelecer um diferencial de mercado. Ter uma logística reversa consolidada, por exemplo, demonstra que seu negócio está por dentro das tendências e à frente de quem ainda não têm esse processo estruturado.
O investimento em logística reversa também impacta na geração de receita para sua empresa. O gasto com a implementação dos processos tende a se pagar com a economia gerada pela devolução de produtos ao ciclo de negócios e pela reutilização de componentes no seu processo de produção.
No caso da logística reversa de pós-venda, um dos benefícios é a melhoria dos processos de produção e consequente redução de custos. Receber os produtos defeituosos ou que geraram insatisfação do cliente ajuda a identificar falhas no processo de produção e a melhorar a gestão de qualidade da sua marca. Além disso, uma comunicação adequada e ágil durante a devolução ajuda a garantir a satisfação do cliente e aumenta as chances de novas vendas.
Como implantar a logística reversa na minha empresa?
O primeiro passo para implantar a logística reversa é montar um planejamento e traçar estratégias para as suas ações. Nesta etapa, é crucial a elaboração de um plano para os resíduos sólidos que detalhe as etapas do ciclo de vida dos produtos e as opções para destinação dos resíduos gerados.
Além disso, o engajamento do consumidor final é indispensável para que a logística reversa funcione. Por isso, incentive e eduque seu cliente a descartar e devolver o seu produto de maneira adequada. Criar campanhas ou pontos de coleta e estabelecer parcerias com ONGs ou cooperativas facilita o recolhimento dos materiais.
A HP, por exemplo, possui o programa HP Planet Partners Brasil que permite que seus clientes solicitem pela internet a coleta de cartuchos e toners, além de oferecer pontos de entrega em lojas especializadas. O programa, presente em países do mundo todo desde 1991, já reciclou, até 2022, mais de 962 milhões de cartuchos HP originais, dentre outras peças.
A Natura é outro exemplo de empresa reconhecida por suas estratégias de sustentabilidade. A marca possui algumas ações de logística reversa voltadas para a reciclagem de suas embalagens. Anualmente, cerca de 925 toneladas de plástico reciclado são reutilizados na produção de embalagens. Mais de 81% das embalagens da marca são produzidas com materiais reutilizados e a meta da empresa é alcançar 100% até 2030. Além do recolhimento e reciclagem, a empresa investe no uso de refis desde 1983.
Para que esse tipo de ação funcione, é fundamental integrar toda a cadeia logística do seu negócio. Por isso, uma alternativa interessante para otimizar o retorno dos produtos, tanto no pós-venda quanto no pós-consumo, é integrar a rota de entrega e a rota de coleta, melhorando a rotina de distribuição dos seus produtos e aproveitando melhor a sua frota.
Utilize a reversa a seu favor
Da coleta de embalagens retornáveis à utilização de componentes reciclados em obras de infraestrutura, a logística reversa oferece possibilidades para empresas de diferentes segmentos e tamanhos. No caso de transportadoras e distribuidoras, esta área da logística surge como mais um nicho de supply chain a ser explorado no mercado.
Em todos os casos, o processo de implementação abarca o conhecimento e a análise de todo o processo logístico, como a capacidade de armazenamento e a roteirização da coleta dos produtos e/ou resíduos.
Cabe à sua empresa identificar o uso mais vantajoso da logística reversa, criar processos e iniciativas que resultem em ganhos para o meio ambiente e para a sociedade, além de impacto na reputação da sua marca e na redução dos custos de produção.
Quer saber mais sobre como as ferramentas de roteirização de entregas e comprovação de entregas podem ajudar na logística reversa? Converse com a gente.
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