manual-de-seguranca-no-armazem-e-cd-logistica-agileprocess

Manual de segurança no armazém e centros de distribuição

O Brasil é um dos primeiros países no ranking mundial quando o assunto é acidentes no trabalho. Segundo a Confederação Nacional de Transportes, o número de acidentes diminuiu 30% nos últimos 10 anos, mas ao mesmo tempo, o Brasil ainda está entre os países com as taxas de mortalidade por acidentes no trabalho mais alta. Um relatório do Ministério Público do Trabalho e da Organização Internacional do Trabalho aponta que o país registrou taxa de 6 óbitos a cada 100 mil empregos formais.

Armazéns e centros de distribuição são locais onde se faz necessário o uso de equipamentos de segurança, uma vez que as mercadorias podem estar empilhadas até próximo ao teto. Portanto é importante levar a sério quando o assunto é segurança na logística e adotar boas práticas para prevenção. 

Além do colaborador conhecer os elementos que compõem o seu trabalho, é importante que as empresas garantam a segurança dos trabalhadores durante a movimentação das cargas. Ações como a criação de protocolos de segurança, equipes responsáveis, equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados, realizar a manutenção periódica dos equipamentos e dar treinamentos para a equipe, são alguns exemplos de formas para promover a segurança na logística.

Segurança no armazém e centro de distribuição

Separamos as melhores práticas de segurança no trabalho que devem ser seguidas pelo setor logístico. Confira! 

Protocolos de segurança

Protocolos de segurança auxiliam na prevenção de acidentes e servem tanto para colaboradores de todos os níveis quanto para fornecedores e clientes. São procedimentos que devem estar expostos em alguma área comum, para lembrar os colaboradores sobre as principais medidas preventivas e reduzir o risco de acidentes.

Em equipes com mais de 20 funcionários é possível contar com um CIPA (Conselho Interno de Prevenção de Acidentes) para estabelecer esses protocolos de segurança no armazém e centros de distribuição. Eles são previstos através da norma regulamentadora, NR5, estabelecida pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) no artigo 163.

Uso de EPIs e EPCs adequados

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) são de suma importância no dia a dia das operações logísticas, além de serem obrigatórios e exigidos por lei. 

A segurança é fundamental e além de prevenir acidentes, os equipamentos garantem a produtividade da operação, uma vez que com colaboradores afastados, a equipe trabalha reduzida para tentar entregar o mesmo resultado. Por isso, faça treinamentos para deixar claro a importância do uso dos equipamentos tanto nos armazéns e CDs quanto dentro dos veículos, no caso dos motoristas. 

Garanta a qualidade dos equipamentos e ainda a troca ou manutenção quando for necessário. Lembre-se que a conscientização também se faz pelo exemplo, então todos devem fazer uso desses equipamentos para garantir a segurança no armazém ou CD.

Conheça os equipamentos necessários para o andamento da sua operação e forneça aos colaboradores. Os principais equipamentos são:

  • Proteção para a cabeça: capacete de segurança classe A;
  • Proteção dos pés: calçado de segurança para proteção contra impactos de quedas de objetos;
  • Proteção auditiva: protetor auditivo tipo concha-abafador ou plug de inserção para prevenção de ruídos;
  • Proteção visual: roupas e coletes de alta visibilidade;
  • Proteção dos olhos: óculos de segurança com lentes de policarbonato.

Conhecer os elementos que compõem um armazém

Para realizar o trabalho de forma ideal, o colaborador deve conhecer os elementos que compõem um armazém, como a unidade de carga, equipamentos de manutenção e estante. Vamos conhecer um pouco mais sobre eles:

Unidade de carga: formada pelo produto que será armazenado mais os elementos que facilitam o manuseio, como paletes de madeira, metal ou plástico ou contentores.

Equipamentos de manutenção: geralmente equipamentos mecânicos ou eletromecânicos que auxiliam no manuseio das mercadorias através da elevação. Também podem transportar as mercadorias dentro do local. Empilhadeiras, empilhador e transelevadores são alguns exemplos de equipamentos de manutenção. 

Além disso, para a manipulação das mercadorias da forma ideal, a compra desses equipamentos deve levar em consideração o tamanho do ambiente, principalmente do corredor, a carga máxima e a altura de elevação. Busque por equipamentos compatíveis com o seu nicho de mercado.

Estante: são elas que armazenam os produtos, com o auxílio da elevação das empilhadeiras, de forma simples e permitindo acesso direto ao mesmo. É recomendado o uso de proteções que absorvem o impacto durante o manuseio das unidades de carga, como de metais ou redes anti-queda.

Respeitar as normas e sinalizações

As normas foram feitas para estabelecer ainda mais segurança, tanto para a empresa quanto para o colaborador. Como a condução segura, respeitando o limite de velocidade dentro do ambiente e as distâncias mínimas, a capacidade dos equipamentos e não realizando movimentos bruscos que podem colocar outras pessoas ou as mercadorias em perigo.

Outros pontos importantes são o momento de empilhar corretamente a carga no equipamento, garantindo que o peso não ultrapasse a capacidade ou esteja concentrado apenas em um lugar, e o momento de deslocar dentro do armazém, no qual deve-se ter cuidado com os garfos das empilhadeiras, as distâncias com as outras máquinas, pessoas ou estantes. 

Sinalizações devem estar por toda a estrutura para lembrar os colaboradores do uso correto e contínuo dos equipamentos de proteção e segurança. Além disso, como mencionado, treinamentos e conversas são fundamentais para tornar o uso dos EPIs um hábito. 

Fazer revisões periódicas

A prevenção é o melhor caminho para garantir a segurança no armazém ou CD, por isso os equipamentos devem estar seguros e aptos para o uso. Com o uso frequente e muitas vezes incorreto dos equipamentos, é comum surgir danos que podem causar transtornos se não revertidos logo, trazendo prejuízos para a operação e colocando a vida dos colaboradores em perigo.

Treinamento dos colaboradores

Por mais repetitivo que seja, o treinamento torna os processos mais simples e fáceis, então é fundamental rever as informações sobre segurança na logística periodicamente. Pessoas de fora da empresa podem mostrar mais informações e explicar a importância do uso dos EPIs para aquelas que ainda são relutantes sobre seu uso. 

 

A segurança na logística é uma pauta que precisa ser levada a sério. Os números de acidentes de trabalho no Brasil são alarmantes e mostram o quanto a segurança é negligenciada, principalmente na logística e indústria. Portanto, aplique esses cuidados essenciais para manter a segurança no armazém, e no caso dos motoristas nas estradas, aposte também na segurança dos rastreadores e roteirizadores.

Gostou do conteúdo? Aproveite para compartilhar com os seus colegas. Não deixe de conferir outros assuntos aqui no blog!

lynda course free downloadwordpress plugins nulledfree download wordpress themeswordpress themes crackedfree download wordpress themeslynda tutorial free downloadwordpress plugins crackedwordpress themes nulledlynda course free downloadfree download wordpress plugins

INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

acompanhar-entregas-em-tempo-real

Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.