Quando pensamos na gestão de cadeia de suprimentos, é preciso entender a necessidade de receber atualizações em tempo real dos processos logísticos. Com o crescimento acelerado do e-commerce e a urgência cada vez mais presente no dia a dia, aumentou a busca por Real-Time Visibility, ou seja, a visibilidade em tempo real da cadeia de suprimentos.
Uma pesquisa do Gartner descobriu que a visibilidade da cadeia de suprimentos é a principal iniciativa de investimento financiado priorizada por 46% das organizações. Isso quer dizer que o investimento em visibilidade já é uma realidade para empresas que estão atentas às necessidades do mercado. Esse é o seu caso?
O que é Real-Time Visibility?
Para a logística, Real-Time Visibility significa a própria tradução: ter visibilidade em tempo real de todos os eventos logísticos da empresa. E, como falamos, visibilidade em tempo real não é mais coisa do futuro. Muitas empresas buscam soluções que entregam as informações dos processos em tempo real tanto para a operação quanto para o consumidor final, que está cada dia mais exigente.
Benefícios da Real-Time Visibility na logística
Mas afinal, o que o transportador ganha ao apostar em Real-Time Visibility? Como essa funcionalidade pode mostrar mais valor frente ao mercado tão concorrido como o e-commerce? Separamos alguns benefícios, confira:
Melhorar a tomada de decisão
A visibilidade em tempo real entrega os principais indicadores logísticos para que o transportador consiga avaliar e tomar decisões de forma rápida e aprimorada. Aliado aos indicadores, a visibilidade aumenta a capacidade do gestor intervir na operação quando surge um problema, antes dele causar estragos.
É uma ferramenta que todos os envolvidos na operação ganham: o transportador com as informações atualizadas e a possibilidade de evitar problemas; o embarcador, ao receber os comprovantes de entrega em tempo real; e o cliente final, ao receber as informações atualizadas sobre o status do seu produto.
Agilidade na cadeia de suprimentos
Ao utilizar Real-Time Visibility, os gestores conseguem mapear todos os processos da cadeia de suprimentos e, a partir de percepções e métricas de desempenho, analisar o funcionamento das etapas e tomar as medidas adequadas caso algum ajuste seja necessário. Por exemplo, a agilidade nos processos permite que o transportador envie veículos auxiliares para os motoristas que estão com dificuldade em realizar as entregas, e assim não atrasar o prazo dado ao consumidor.
Em situações nas quais a fabricação de algum produto foi interrompida, os responsáveis podem fazer os ajustes necessários com os parceiros da empresa e manter a produção em ordem.
Automatização de processos
Com a ferramenta certa de visibilidade em tempo real, além de ter agilidade e melhorar a tomada de decisão, é possível diminuir os trabalhos manuais e automatizar processos, desde o rastreamento até a comprovação de entregas. Pode-se calcular automaticamente o tempo estimado de chegada do motorista para enviar as informações corretas ao cliente embarcador e ao consumidor que aguarda o produto.
Já os canhotos digitais tornam a comprovação mais segura, ao enviar automaticamente ao transportador a comprovação, com a assinatura e outras informações solicitadas. Deste modo é garantido que indicadores como OTIF (On-Time & In-Full), que mede se as entregas estão sendo realizadas dentro do prazo e sem erros, apresentam bons resultados e consequente economia para a empresa.
Ferramentas de integração
Além de ter visibilidade é preciso integrar todos os processos da cadeia de suprimentos. Os processos logísticos podem ser integrados a partir de um concentrador de informações. A ferramenta pode ser utilizada por transportadores, embarcadores e indústrias para guardar informações logísticas de forma transparente, possibilitando o fácil acesso de todos os envolvidos, o que auxilia na tomada de decisão e padroniza a comunicação entre os motoristas, sejam eles próprios, autônomos ou terceirizados.
Uma integração prática para toda a cadeia pode ser realizada com um sistema TMS – Transportation Management System, ou na tradução, Sistema de Gerenciamento de Transporte. O TMS é um software completo para gerenciamento das entregas em uma empresa, que automatiza os processos e garante agilidade, segurança e produtividade em toda a cadeia.
Indicadores logísticos
Soluções de Real-Time Visibility garantem, assim, que os principais indicadores logísticos, famosos KPIs, apresentem bons resultados e consequente economia para a empresa. Como é o caso do OTIF (On-Time & In-Full), que mede se as entregas estão sendo realizadas dentro do prazo e sem erros. Esse indicador mede o nível de serviço, e é um dos principais indicadores avaliados pelo cliente.
Além do OTIF, outros indicadores logísticos podem ter melhores resultados com a aplicação de uma ferramenta de visibilidade em tempo real. Temos um e-book completo com informações dos principais indicadores logísticos para a sua operação, confira aqui.
O sistema AgileProcess é especialista em entregar visibilidade em tempo real para as operações logísticas, com live-tracking, e o único com integração com o TMS da Intelipost. Descubra como o sistema pode melhorar os indicadores logísticos da sua operação, agende sua conversa com um especialista.
udemy tutorial free downloadwordpress themes nulledwordpress plugins nulledwordpress themes crackedudemy course free downloadwordpress plugins nulledfree download wordpress pluginsfree download wordpress pluginsfree download wordpress themesfree download udemy course