real-time-visibility-visibilidade-em-tempo-real-logistica-agileprocess

O que é Real-Time Visibility na logística

Quando pensamos na gestão de cadeia de suprimentos, é preciso entender a necessidade de receber atualizações em tempo real dos processos logísticos. Com o crescimento acelerado do e-commerce e a urgência cada vez mais presente no dia a dia, aumentou a busca por Real-Time Visibility, ou seja, a visibilidade em tempo real da cadeia de suprimentos.

Uma pesquisa do Gartner descobriu que a visibilidade da cadeia de suprimentos é a principal iniciativa de investimento financiado priorizada por 46% das organizações. Isso quer dizer que o investimento em visibilidade já é uma realidade para empresas que estão atentas às necessidades do mercado. Esse é o seu caso?

O que é Real-Time Visibility?

Para a logística, Real-Time Visibility significa a própria tradução: ter visibilidade em tempo real de todos os eventos logísticos da empresa. E, como falamos, visibilidade em tempo real não é mais coisa do futuro. Muitas empresas buscam soluções que entregam as informações dos processos em tempo real tanto para a operação quanto para o consumidor final, que está cada dia mais exigente. 

Benefícios da Real-Time Visibility na logística

Mas afinal, o que o transportador ganha ao apostar em Real-Time Visibility? Como essa funcionalidade pode mostrar mais valor frente ao mercado tão concorrido como o e-commerce? Separamos alguns benefícios, confira:

Melhorar a tomada de decisão

A visibilidade em tempo real entrega os principais indicadores logísticos para que o transportador consiga avaliar e tomar decisões de forma rápida e aprimorada. Aliado aos indicadores, a visibilidade aumenta a capacidade do gestor intervir na operação quando surge um problema, antes dele causar estragos.

É uma ferramenta que todos os envolvidos na operação ganham: o transportador com as informações atualizadas e a possibilidade de evitar problemas; o embarcador, ao receber os comprovantes de entrega em tempo real; e o cliente final, ao receber as informações atualizadas sobre o status do seu produto.

Agilidade na cadeia de suprimentos

Ao utilizar Real-Time Visibility, os gestores conseguem mapear todos os processos da cadeia de suprimentos e, a partir de percepções e métricas de desempenho, analisar o funcionamento das etapas e tomar as medidas adequadas caso algum ajuste seja necessário. Por exemplo, a agilidade nos processos permite que o transportador envie veículos auxiliares para os motoristas que estão com dificuldade em realizar as entregas, e assim não atrasar o prazo dado ao consumidor. 

Em situações nas quais a fabricação de algum produto foi interrompida, os responsáveis podem fazer os ajustes necessários com os parceiros da empresa e manter a produção em ordem.

Automatização de processos

Com a ferramenta certa de visibilidade em tempo real, além de ter agilidade e melhorar a tomada de decisão, é possível diminuir os trabalhos manuais e automatizar processos, desde o rastreamento até a comprovação de entregas. Pode-se calcular automaticamente o tempo estimado de chegada do motorista para enviar as informações corretas ao cliente embarcador e ao consumidor que aguarda o produto.

Já os canhotos digitais tornam a comprovação mais segura, ao enviar automaticamente ao transportador a comprovação, com a assinatura e outras informações solicitadas. Deste modo é garantido que indicadores como OTIF (On-Time & In-Full), que mede se as entregas estão sendo realizadas dentro do prazo e sem erros, apresentam bons resultados e consequente economia para a empresa.

Ferramentas de integração

Além de ter visibilidade é preciso integrar todos os processos da cadeia de suprimentos. Os processos logísticos podem ser integrados a partir de um concentrador de informações. A ferramenta pode ser utilizada por transportadores, embarcadores e indústrias para guardar informações logísticas de forma transparente, possibilitando o fácil acesso de todos os envolvidos, o que auxilia na tomada de decisão e padroniza a comunicação entre os motoristas, sejam eles próprios, autônomos ou terceirizados.

Uma integração prática para toda a cadeia pode ser realizada com um sistema TMS – Transportation Management System, ou na tradução, Sistema de Gerenciamento de Transporte. O TMS é um software completo para gerenciamento das entregas em uma empresa, que automatiza os processos e garante agilidade, segurança e produtividade em toda a cadeia.

Indicadores logísticos

Soluções de Real-Time Visibility garantem, assim, que os principais indicadores logísticos, famosos KPIs, apresentem bons resultados e consequente economia para a empresa. Como é o caso do OTIF (On-Time & In-Full), que mede se as entregas estão sendo realizadas dentro do prazo e sem erros. Esse indicador mede o nível de serviço, e é um dos principais indicadores avaliados pelo cliente. 

Além do OTIF, outros indicadores logísticos podem ter melhores resultados com a aplicação de uma ferramenta de visibilidade em tempo real. Temos um e-book completo com informações dos principais indicadores logísticos para a sua operação, confira aqui. 

O sistema AgileProcess é especialista em entregar visibilidade em tempo real para as operações logísticas, com live-tracking, e o único com integração com o TMS da Intelipost. Descubra como o sistema pode melhorar os indicadores logísticos da sua operação, agende sua conversa com um especialista.

fale-conosco-agileprocess-logistica

udemy tutorial free downloadwordpress themes nulledwordpress plugins nulledwordpress themes crackedudemy course free downloadwordpress plugins nulledfree download wordpress pluginsfree download wordpress pluginsfree download wordpress themesfree download udemy course

INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

acompanhar-entregas-em-tempo-real

Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.