Muitos fatores influenciam o valor do frete que o transportador oferece para seu cliente, desde o peso do produto e a distância entre o remetente e o destinatário. Por isso, muitas transportadoras utilizam a tabela de frete para realizar o cálculo, que considera essas variáveis e encontram uma oferta de frete de acordo com o serviço prestado.
Para o transportador, a oferta de frete costuma ser uma das peças chave para se destacar no mercado. Isso porque quanto mais chamar a atenção do cliente, mais entregas poderão ser direcionadas à transportadora, e assim mais vendas serão realizadas. Então é preciso entender os critérios da sua operação para designar a melhor oferta e conseguir alcançar o cliente. Para isso, é possível contar com algumas ferramentas no caminho.
A seguir, entenda mais sobre como funciona o cálculo de frete, os tipos de oferta de frete e o que pode auxiliar o transportador a ter uma oferta de frete mais competitiva.
Variáveis do cálculo de frete
Para chegar no valor final do frete, a tabela de frete considera algumas variáveis preestabelecidas. Confira algumas:
- Peso e dimensões
- Valor do produto
- Distância entre coleta e entrega
- Características do produto
- Características do destinatário
- Prazo de entrega
- Impostos
Peso e dimensões
O peso do produto é um dos fatores mais determinantes para o valor do frete. Quanto maior o peso, maior o custo, certo? Não é simples assim. Para saber o valor do peso, é preciso comparar peso bruto com peso cubado e o maior é utilizado para o cálculo. Dessa forma evita-se que o veículo atinja o peso limite, mas com pouco volume de carga, ou vice-versa. Essa variável auxilia para evitar a ociosidade da frota.
Valor do produto
A carga do veículo também não pode ultrapassar o valor estipulado no seguro. Logo, o preço que consta na nota fiscal precisa ser considerado para calcular o valor do frete, já que mercadorias pequenas, mas valiosas, como joias, precisam de cuidados a mais.
Distância entre coleta e entrega
A distância percorrida é calculada pelos quilômetros rodados. Quanto mais longe a distância entre o ponto A e o ponto B, maior o consumo de combustível, o salário do motorista e as despesas com manutenção do veículo, fatores que devem ser englobados pelo valor do frete.
Características do produto
Outro fator importante são as características do produto. No transporte de medicamentos que precisam de um manuseio diferenciado, por exemplo, o valor do frete precisa considerar os extras para cobrir as despesas, como a necessidade de refrigeração.
Características do destinatário
Além dos quilômetros percorridos até o local de destino, vale considerar as características do destinatário, como as dificuldades de acesso, o tempo que o veículo ficará ocioso durante a entrega ou outros fatores que exigem modalidades diferentes de seguro e dificultam a entrega rápida.
Prazo de entrega
A necessidade de agilidade na entrega encarece o valor do frete. O frete padrão geralmente já calcula o valor automaticamente, mas em casos de entregas expressas em que o cliente deseja seu produto o quanto antes, o valor adicional deve ser considerado.
Impostos
Os impostos, como ICMS, devem ser considerados na hora de calcular o frete para não pesar para o transportador. Dessa forma, vale lembrar que nem tudo precisa ser passado para o consumidor, principalmente pelo fato de encarecer o frete, mas é preciso encontrar um equilíbrio para diminuir os custos no transporte.
Tipos de oferta de frete
Ao oferecer o frete para o cliente, é importante apresentar opções relevantes e com uma estratégia de acordo com a realidade tanto da operação quanto do cliente. Em algumas situações, o prazo de entrega mais curto pode ser mais relevante que o valor do frete em si, o que pode deixá-lo mais caro em comparação com outras opções. As principais ofertas de frete utilizadas pelas transportadoras são:
- Frete padrão: modalidade de frete mais comum, é baseada na média oferecida no mercado e nos custos logísticos envolvidos para a entrega. Geralmente possui prazo de entrega e valor considerados dentro do esperado.
- Frete econômico: possui o valor do frete mais acessível mas o prazo de entrega costuma ser maior. Os próprios Correios disponibilizam a modalidade – PAC – e muitas transportadoras apostam nessa opção para ganhar mais mercado.
- Frete expresso: como o nome diz, o objetivo dessa modalidade é entregar o mais rápido e o valor do frete não costuma ser uma preocupação para o cliente. É conhecido como frete urgente, tem seu valor mais elevado em comparação com as outras opções e também pode ser utilizado como uma estratégia da operação para não atrasar e comprometer alguma entrega.
- Same day delivery: a modalidade de entregas no mesmo dia, na tradução, tem ganhado um espaço maior no Brasil com a expansão do e-commerce. O consumidor mais exigente tem apostado em receber o seu pedido no mesmo dia, sem se importar com o valor que será cobrado.
- Same hour delivery: na mesma ideia da modalidade anterior, a entrega na mesma hora é uma opção bastante utilizada pelos deliveries de comida pelo país. A modalidade tem se expandido principalmente nas capitais e regiões metropolitanas, nas quais a mobilidade tende a ser mais fácil.
Investimento em tecnologia para oferta de frete
Hoje a sua operação tem dificuldade em se destacar no mercado pela oferta de frete que oferece? Você tem feito o cálculo da maneira ideal, considerando as variáveis, mas mesmo assim o valor ainda é alto? As ferramentas que estão sendo utilizadas, têm apresentado os resultados esperados?
Muitas tecnologias disponíveis no mercado auxiliam o transportador a oferecer uma oferta de frete mais competitiva. Por exemplo, ao realizar os eventos logísticos com uma ferramenta que cria rotas mais eficientes e reduz o consumo de combustível, além de melhorar a eficiência dos processos, auxilia a diminuir o valor total do frete e não pesar para o consumidor final.
O roteirizador permite acompanhar em tempo real todos os processos, fazer alterações para garantir a entrega dentro do prazo e possibilita uma economia nos quilômetros rodados, como aconteceu com a Copapel (confira aqui).
Se a sua operação está precisando melhorar a oferta de frete para ganhar mais visibilidade, converse agora mesmo com um de nossos especialistas e entenda como a AgileProcess pode te ajudar.
free download wordpress themeswordpress plugins crackedfree download wordpress pluginsfree download udemy tutorialfree download lynda coursefree download wordpress themeswordpress plugins crackedfree download wordpress pluginsudemy course free downloadwordpress themes nulled