tecnologia-oferta-de-frete-agileprocess-logistica7

Como o investimento em tecnologia torna sua oferta de frete mais competitiva

Muitos fatores influenciam o valor do frete que o transportador oferece para seu cliente, desde o peso do produto e a distância entre o remetente e o destinatário. Por isso, muitas transportadoras utilizam a tabela de frete para realizar o cálculo, que considera essas variáveis e encontram uma oferta de frete de acordo com o serviço prestado.

Para o transportador, a oferta de frete costuma ser uma das peças chave para se destacar no mercado. Isso porque quanto mais chamar a atenção do cliente, mais entregas poderão ser direcionadas à transportadora, e assim mais vendas serão realizadas. Então é preciso entender os critérios da sua operação para designar a melhor oferta e conseguir alcançar o cliente. Para isso, é possível contar com algumas ferramentas no caminho.

A seguir, entenda mais sobre como funciona o cálculo de frete, os tipos de oferta de frete e o que pode auxiliar o transportador a ter uma oferta de frete mais competitiva.

Variáveis do cálculo de frete

Para chegar no valor final do frete, a tabela de frete considera algumas variáveis preestabelecidas. Confira algumas:

  • Peso e dimensões
  • Valor do produto
  • Distância entre coleta e entrega
  • Características do produto
  • Características do destinatário
  • Prazo de entrega
  • Impostos

Peso e dimensões

O peso do produto é um dos fatores mais determinantes para o valor do frete. Quanto maior o peso, maior o custo, certo? Não é simples assim. Para saber o valor do peso, é preciso comparar peso bruto com peso cubado e o maior é utilizado para o cálculo. Dessa forma evita-se que o veículo atinja o peso limite, mas com pouco volume de carga, ou vice-versa. Essa variável auxilia para evitar a ociosidade da frota.

Valor do produto

A carga do veículo também não pode ultrapassar o valor estipulado no seguro. Logo, o preço que consta na nota fiscal precisa ser considerado para calcular o valor do frete, já que mercadorias pequenas, mas valiosas, como joias, precisam de cuidados a mais. 

Distância entre coleta e entrega

A distância percorrida é calculada pelos quilômetros rodados. Quanto mais longe a distância entre o ponto A e o ponto B, maior o consumo de combustível, o salário do motorista e as despesas com manutenção do veículo, fatores que devem ser englobados pelo valor do frete.

Características do produto

Outro fator importante são as características do produto. No transporte de medicamentos que precisam de um manuseio diferenciado, por exemplo, o valor do frete precisa considerar os extras para cobrir as despesas, como a necessidade de refrigeração. 

Características do destinatário

Além dos quilômetros percorridos até o local de destino, vale considerar as características do destinatário, como as dificuldades de acesso, o tempo que o veículo ficará ocioso durante a entrega ou outros fatores que exigem modalidades diferentes de seguro e dificultam a entrega rápida.

Prazo de entrega

A necessidade de agilidade na entrega encarece o valor do frete. O frete padrão geralmente já calcula o valor automaticamente, mas em casos de entregas expressas em que o cliente deseja seu produto o quanto antes, o valor adicional deve ser considerado.

Impostos

Os impostos, como ICMS, devem ser considerados na hora de calcular o frete para não pesar para o transportador. Dessa forma, vale lembrar que nem tudo precisa ser passado para o consumidor, principalmente pelo fato de encarecer o frete, mas é preciso encontrar um equilíbrio para diminuir os custos no transporte. 

Tipos de oferta de frete

Ao oferecer o frete para o cliente, é importante apresentar opções relevantes e com uma estratégia de acordo com a realidade tanto da operação quanto do cliente. Em algumas situações, o prazo de entrega mais curto pode ser mais relevante que o valor do frete em si, o que pode deixá-lo mais caro em comparação com outras opções. As principais ofertas de frete utilizadas pelas transportadoras são:

  • Frete padrão: modalidade de frete mais comum, é baseada na média oferecida no mercado e nos custos logísticos envolvidos para a entrega. Geralmente possui prazo de entrega e valor considerados dentro do esperado.
  • Frete econômico: possui o valor do frete mais acessível mas o prazo de entrega costuma ser maior. Os próprios Correios disponibilizam a modalidade – PAC – e muitas transportadoras apostam nessa opção para ganhar mais mercado.
  • Frete expresso: como o nome diz, o objetivo dessa modalidade é entregar o mais rápido e o valor do frete não costuma ser uma preocupação para o cliente. É conhecido como frete urgente, tem seu valor mais elevado em comparação com as outras opções e também pode ser utilizado como uma estratégia da operação para não atrasar e comprometer alguma entrega.
  • Same day delivery: a modalidade de entregas no mesmo dia, na tradução, tem ganhado um espaço maior no Brasil com a expansão do e-commerce. O consumidor mais exigente tem apostado em receber o seu pedido no mesmo dia, sem se importar com o valor que será cobrado. 
  • Same hour delivery: na mesma ideia da modalidade anterior, a entrega na mesma hora é uma opção bastante utilizada pelos deliveries de comida pelo país. A modalidade tem se expandido principalmente nas capitais e regiões metropolitanas, nas quais a mobilidade tende a ser mais fácil. 

Investimento em tecnologia para oferta de frete

Hoje a sua operação tem dificuldade em se destacar no mercado pela oferta de frete que oferece? Você tem feito o cálculo da maneira ideal, considerando as variáveis, mas mesmo assim o valor ainda é alto? As ferramentas que estão sendo utilizadas, têm apresentado os resultados esperados?

Muitas tecnologias disponíveis no mercado auxiliam o transportador a oferecer uma oferta de frete mais competitiva. Por exemplo, ao realizar os eventos logísticos com uma ferramenta que cria rotas mais eficientes e reduz o consumo de combustível, além de melhorar a eficiência dos processos, auxilia a diminuir o valor total do frete e não pesar para o consumidor final.

O roteirizador permite acompanhar em tempo real todos os processos, fazer alterações para garantir a entrega dentro do prazo e possibilita uma economia nos quilômetros rodados, como aconteceu com a Copapel (confira aqui). 

Se a sua operação está precisando melhorar a oferta de frete para ganhar mais visibilidade, converse agora mesmo com um de nossos especialistas e entenda como a AgileProcess pode te ajudar.

fale-conosco-agileprocess-logistica

free download wordpress themeswordpress plugins crackedfree download wordpress pluginsfree download udemy tutorialfree download lynda coursefree download wordpress themeswordpress plugins crackedfree download wordpress pluginsudemy course free downloadwordpress themes nulled

INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

acompanhar-entregas-em-tempo-real

Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.