Em uma empresa de transporte, as atividades do dia a dia podem ocupar muito tempo dos colaboradores quando feitas manualmente. Ao utilizar um sistema de transporte, ganha-se em produtividade, eficiência, redução de custos, entre outros benefícios.
Na hora de contratar um sistema de transporte para criar as rotas, é importante conhecer as diferenças e vantagens entre, por exemplo, o TMS transportador e o roteirizador, e também a real necessidade da empresa no momento. Por isso, confira a seguir um pouco mais sobre essas duas ferramentas essenciais na operação de transporte.
TMS transportador
Um Sistema de Gestão de Transportes, conhecido como TMS (Transportation Management System), é uma ferramenta utilizada pelas transportadoras para integrar e controlar os processos do transporte. O sistema é responsável por fazer a emissão de documentos de frete, baixa de entrega, controle de estoque e de produto, integração entre as etapas e até sequencia rotas para as entregas.
Essas rotas são criadas de maneira simples, sequenciando as rotas com base no que foi enviado ao sistema anteriormente, seja pelo faturamento ou pelo WMS (Warehouse Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Armazém) ou ERP (Enterprise Resource Planning, ou Sistema de Gestão Integrado). Logo, não leva em consideração nenhum parâmetro, seja das rotas ou dos próprios veículos da operação, como geolocalização ou capacidade do veículo. Por isso, o TMS transportador é um sistema bastante utilizado para gerenciar o transporte de uma maneira geral, envio e emissão de documentos fiscais principalmente.
Vale destacar que essas peculiaridades se referem ao TMS transportador, ferramenta destinada para as transportadoras realizarem a gestão de transporte. Se você está procurando informações sobre TMS embarcador, saiba mais aqui.
Roteirizador
Já o roteirizador é a ferramenta ideal para criar rotas inteligentes com base em diversos parâmetros, respeitando todos os detalhes da operação. Os principais parâmetros utilizados pelo roteirizador são:
- Separação da carga através das dimensões dos veículos: peso (kg), cubagem (cm³), valor (R$), paletização, entre outros;
- Veículo com melhor custo benefício;
- Regiões perigosas e zonas de restrição;
- Jornada do motorista.
Para saber mais sobre parâmetros da roteirização e o uso da Inteligência Artificial para criar rotas mais eficientes, confira este outro artigo aqui.
Vamos para um exemplo prático: temos 3 entregas para ser realizadas com os seguintes critérios:
- Entrega 1: distância de 20 km do ponto de saída;
- Entrega 2: distância de 12 km do ponto de saída, mas precisa de refrigeração;
- Entrega 3: distância de 10 km do ponto de saída.
Com base nos critérios, o roteirizador irá avaliar automaticamente que a entrega 3 deve ser realizada primeiro que a entrega 1 e que a segunda entrega precisa ser realizada com outro veículo. Assim, o sistema cria uma rota para cada entrega e direciona os motoristas da melhor forma para a estrada. Quem fica por trás da operação consegue avaliar o desempenho das entregas e avisar o cliente final sobre qualquer imprevisto.
Juntos podem fazer mais pela sua operação
No fim, quando você pensar em qual sistema de transporte é o ideal para a sua empresa, leve em consideração as diferenças entre o TMS transportador e o roteirizador e perceba a importância de integrar um com o outro para criar um ecossistema de entregas mais eficiente e produtivo.
Um TMS transportador quando sequencia as rotas, não tem a capacidade de mapeamento técnico que o roteirizador tem de criar rotas respeitando os principais parâmetros daquela operação. A inteligência de um roteirizador é voltada para o perfil e planejamento da capacidade da operação, não substituindo as funcionalidades do TMS, mas aprimorando a sequência que foi criada pelo TMS a partir dos parâmetros ideais, criando uma rota mais eficiente e inteligente.
Integrando os dois sistemas é possível entender os principais gargalos da performance da operação e assim crescer de uma forma saudável. Se hoje a sua operação já conta com um sistema TMS e está precisando de rotas mais assertivas, fale agora mesmo com um especialista para entender como um roteirizador pode melhorar a eficiência dos processos logísticos e reduzir os custos em até 30%.
download wordpress themeswordpress plugins crackedwordpress plugins nulledlynda tutorial free downloadwordpress themes crackedwordpress plugins crackeddownload wordpress pluginslynda course free downloadfree download wordpress pluginsfree download lynda course