Você tem dúvidas sobre roteirização? Sabe por que ela é tão importante para uma operação com mais de 10 veículos? Estamos falando sobre este assunto direto aqui no blog, a maioria dos nossos conteúdos é sobre roteirização. Então o conteúdo a seguir é para tirar todas as suas dúvidas e entender como colocar em prática a roteirização na sua operação.
Caso no fim da leitura ficar alguma pergunta, entre em contato que teremos o prazer de te ajudar a entender melhor e facilitar o seu trabalho. Além deste artigo, você pode conferir também nosso e-book sobre Rotas de entrega e Coleta e assistir o bate papo com especialista sobre roteirização.
Sem enrolação, chegou a hora de desbravar o mundo da roteirização!
O que é roteirização?
Se procurar no dicionário, roteirização vem de roteirizar + ação: ação ou efeito de roteirizar. Elaborar e/ou criar um roteiro, seja de viagem, trabalho ou até mesmo texto. Na logística, a roteirização é a criação de rotas exatas que trazem melhores resultados para o transportador.
Resumindo: roteirização é um processo que visa melhorar o planejamento dos eventos logísticos em um determinado tempo. Para roteirizar, algumas variáveis devem ser levadas em conta, como o tamanho da frota, o perfil dos veículos (tamanho, capacidade), quantas entregas e coletas os motoristas conseguem fazer em tal tempo e o trânsito.
É possível unir roteirização com separação de cargas. A diferença entre as duas é que enquanto separação distribui entre os melhores veículos os produtos, a roteirização sequencia as entregas da melhor forma possível.
Além disso, a roteirização é aliada do gestor quando é preciso criar rotas com vários endereços. Com ela é possível agrupar as entregas por CEP ou através da geolocalização, e direcionar para um veículo as entregas daquela região.
Qual o objetivo da roteirização?
Você sabe para que serve a roteirização? Em muitas empresas é comum ter uma pessoa responsável por organizar as entregas e coletas em rotas manuais e passar para os motoristas. A partir do CEP nas notas, o roteirista, como é chamado, avalia as melhores opções segundo o seu conhecimento.
Os motoristas saem do CD sem ter certeza que todas as entregas do dia serão feitas, isso porque aquelas variáveis que citamos da roteirização nem sempre são levadas em consideração quando as rotas são manuais. Já é possível imaginar as revisitas que estão por acontecer.
O objetivo da roteirização neste caso, além de diminuir o trabalho manual, é gerar as rotas mais assertivas possíveis e com isso, trazer redução de gastos para o transportador.
Quais são os tipo de roteirização?
O gestor deve escolher qual é a melhor maneira de traçar as rotas, levando em consideração as vantagens de cada técnica. As principais técnicas de roteirização são divididas em:
- Separação manual: por CEP ou rota, sendo o motorista quem sequencia e faz as rotas;
- Separação semi-automática: onde o sistema faz uma primeira separação baseada em um cadastro de CEP ou rota, e alguém opera e faz os ajustes adicionais;
- Separação e Roteirização semi-automática: onde um roteirista seleciona quais atendimentos vão para cada veículo e o sistema gera a rota e coloca os atendimentos na melhor ordem de entrega possível;
- Roteirização automática: sistema separa e sequencia toda a massa de entregas e coletas, utilizando a geolocalização que traça uma rota muito mais assertiva e o roteirista apenas confere no fim do processo.
O que é um sistema de roteirização?
Um sistema de roteirização, ou um software de roteirização, é a ferramenta que facilita a vida de todo gestor de entregas. A tecnologia da ferramenta é eficaz na hora de traçar as melhores rotas e entregar agilidade e economia para a operação.
Com um sistema de roteirização, é possível ter vantagens que não se encontra na roteirização manual por exemplo. A maioria das vantagens colabora para a redução de custos e o aumento da produtividade da frota de veículos.
Os benefícios e vantagens da roteirização se resumem em:
- Melhoria no uso da frota e na separação das cargas;
- Redução de gastos com manutenção do veículo;
- Redução média de 30% com custos logísticos;
- Encurtar distâncias e km desnecessários;
- Diminuir o tempo ocioso da operação;
- Maior assertividade na rota traçada;
- Acompanhamento de motorista;
- Economia de combustíveis.
Como fazer um processo de roteirização?
O processo de roteirização, quando feito de forma manual principalmente, consiste em algumas etapas. O primeiro passo é estudar o percurso que será feito, encontrar as rotas que se tornem mais fáceis e compreendam todas as entregas que serão feitas.
É importante considerar fatores como condições das estradas, trânsito, veículos que serão utilizados e suas capacidades e características, entre outros. Colocar todos esses detalhes no papel a partir do CEP das entregas pode levar um tempo desnecessário.
Quando traçadas as rotas manualmente, o motorista não tem noção de como estará as condições do trânsito se não seguir um GPS ou algo similar. Imagine o trabalho de atualizar em cada entrega um endereço novo. Ou se o motorista for dos mais antigos, com certeza preferirá o famoso mapa de papel, para tentar se localizar.
Só nesse processo, montando rotas de cabeça, os resultados que a operação precisa alcançar podem ser prejudicados. Sem contar os gastos exagerados com combustível, os perigos que as estradas podem oferecer e a demora para entregar a encomenda do cliente, gerando insatisfação.
Um roteirizador, nesta etapa, é fundamental. Imagine contar com a tecnologia para facilitar todo este trabalho, pensar pelo roteirista e entregar a rota mais assertiva em poucos minutos. Além disso, a roteirização pode reduzir a ociosidade da frota, de veículos que rodam quase vazios que podem aproveitar entregas para fazer coletas ou agrupar os eventos logísticos de uma região em um só veículo.
Roteirista: quem faz a roteirização de transporte
A pessoa encarregada em organizar as rotas, seja na mão ou com ferramenta, é conhecida também como roteirizador ou até roteirista (nesse caso, nada a ver com cinema). A função do roteirista é programar todo o processo dos eventos logísticos, manualmente ou com a ajuda de uma sistema de roteirização.
A vida do roteirista é muito mais fácil quando a operação adota a roteirização automática. Com a ferramenta, é possível deixar de lado o trabalho manual de separar as rotas, passar para os motoristas, receber as confirmações, digitalizar os canhotos e fazer os relatórios. Sem contar a facilidade que a tecnologia entrega na hora de traçar as rotas mais assertivas.
É uma peça fundamental para uma logística de sucesso. Com as rotas traçadas, o roteirista busca os melhores percursos, muitas vezes também responsável pelos fretes e a otimização dos processos. Cargos relacionados que podem ocupar a mesma função são de analista de frota ou transportes, assistente de frota ou transportes e auxiliar de frota ou transportes.
Exemplos de roteirização
É preciso entender que a roteirização não entrega o caminho mais curto, de menor distância, ela entrega o caminho mais eficiente, que será feito com menos custos. Sabendo disso, vamos trazer um exemplo clássico, confira.
O veículo fará uma entrega saindo da cidade A, onde está o CD, para a cidade E, onde é possível fazer duas rotas, a primeira com trechos de estrada de chão e a segunda totalmente asfaltada.
A diferença entre uma rota e outra é de pouco mais de 25 km, porém na estrada de chão, o veículo consome mais combustível. Na primeira rota, o valor gasto em combustível chega a R$ 190,00, fazendo uma média de 4,5 km/L. Enquanto na segunda, o valor gasto em combustível é de R$ 165,00, com uma média de 6 km/L.
Se não for colocar no papel todos os detalhes, a primeira opção logo é escolhida, por ser menor a distância. Mas levando em consideração os trechos de estrada de chão e consequentemente os gastos com combustível, a melhor rota para se fazer é a segunda.
Este é um exemplo básico, mas é possível colocar em qualquer situação. Um roteirizador é programado para levar em conta informações como essas, automaticamente, facilitando o trabalho e o tempo em planejar as rotas.
10 razões para sua empresa usar um roteirizador de entregas
Agora que você sabe tudo sobre roteirização, vamos apresentar 10 razões para sua empresa usar um roteirizador de entregas e coletas. Você pode conhecer os detalhes de cada item aqui.
- Redução de custos;
- Otimização de tempo e aumento de produtividade;
- Eficiência e pontualidade;
- Sequenciamento de entregas;
- Uso de janela de entregas;
- Gestão de frota e de equipe;
- Monitoramento;
- Relacionamento com o cliente final;
- Análise e tomada de decisão;
- Aumento da segurança.
Agora que você sabe tudo sobre roteirização de entregas e coletas, converse com um especialista para colocar em prática na sua operação também. A AgileProcess também conta com acompanhamento em tempo real, integração, comprovação digital, separação e muito mais. Revolucione a sua logística com o sistema AgileProcess.
download wordpress themeswordpress themes nulleddownload wordpress themesfree download wordpress pluginsfree download lynda coursewordpress plugins crackedfree download wordpress themeswordpress themes nulledfree download lynda tutorialfree download udemy tutorial