fbpx
Gastos com combustível, como diminuir e como calcular

Gastos com combustível: o que fazer para melhorar

Que gestor não é preocupado com os gastos com combustível que a frota de veículos da empresa gera? Quando passa do orçamento, é só cortar? Nada disso, combustível é uma despesa essencial, sem ele, não tem como realizar as entregas e coletas da sua empresa.

Existem vários fatores que podem estar prejudicando os gastos com combustível, como o modelo dos veículos, o combustível escolhido (se o carro for flex), o uso adequado, a manutenção em dia e algo que nem sempre é levado em consideração: o planejamento das rotas e o uso de tecnologias para facilitar o trabalho.

Então, o que fazer para diminuir os gastos com combustível? Preste atenção na sua frota, nos motoristas e no valor que a empresa está pagando para os fornecedores. A seguir, vamos entender a importância do controle de combustível e dicas para diminuir os custos com combustível.

Controle de combustível

Na hora de comprar um carro, um dos critérios mais importantes é saber quantos quilômetros por litro de combustível. Se isso já é importante para um carro de passeio com a família, imagina em uma empresa de transporte que possui uma frota e precisa de economia. 

Quanto menos combustível o veículo consumir para rodar e fazer as entregas, melhor seu custo benefício. Monitorar o consumo da frota faz parte da rotina e não deve ser esquecida.

Além de saber qual veículo tem melhor desempenho, ter o controle sobre o combustível da frota facilita na hora de tomar decisões e definir ações para buscar economia e redução de custos.

Para empresas que atravessam o país transportando encomendas, é importante levar em consideração que o preço de cada tipo de combustível varia de um estado para outro. Então a parceria com distribuidoras e postos de gasolina é mais uma oportunidade de conseguir descontos e benefícios, em qualquer lugar do país.

Combustível barato pode sair caro

É preciso buscar economia, mas nem sempre ela está relacionada com qualidade. Muitas vezes, uma gasolina barata pode não fazer os mesmos km por litro e até trazer prejuízos para o veículo. 

Combustível com preços muito baixos podem conter substâncias que mais atrapalham do que ajudam. É preciso levar em consideração que o melhor combustível é aquele que faça o veículo rodar mais e melhor, sem problemas.

É possível denunciar combustível adulterado nos postos, nas revendedoras e também às próprias distribuidoras. 

Aqui entra mais uma vez a questão dos fornecedores: se o combustível certo não é o mais barato da sua região, faça parcerias, busque benefícios. De uma maneira ou outra, a empresa vai sair com vantagens e diminuir os gastos com combustível.

Leia também: 4 erros que aumentam os custos logísticos

Quem altera o preço dos combustíveis?

A Lei do Petróleo (Lei nº 9.478/97), que criou a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), foi a responsável por determinar o fim do monopólio da Petrobras e liberar as importações de gasolina no país, onde o preço do combustível passou a ser definido pelo próprio mercado, desde 2002. 

A ANP atua na regulamentação, controle e fiscalização das normas e do comércio de óleo, gás e biocombustíveis, com foco na garantia do abastecimento de combustíveis e na defesa dos interesses dos consumidores. 

Como calcular combustível

Vamos aprender um cálculo simples para manter um controle sobre o consumo de combustível?

Para isso, é importante, conferir e marcar a quilometragem exata do momento em que foi abastecido o veículo. 

Também a quantidade de litros colocados no tanque e o valor gasto em combustível. A partir de então, após realizar todos os eventos de entrega e coleta e esvaziar o tanque novamente, registre a quilometragem marcada no hodômetro. 

Vamos imaginar que o motorista encheu o tanque do veículo com 60 litros de combustível, totalizando R$270,00. O hodômetro marcava 48.540 km no momento.

Com o tanque vazio novamente, foram 360 km rodados. Com isso, ele conseguiu os dados que precisava para fazer o cálculo:

Quantos litros abastecidos: 60 lt
Quilometragem no início: 48.540 km
Quilometragem no fim: 48.900 km
Quilômetros percorridos: 360 km

Assim, o cálculo é km percorridos dividido por litros abastecidos:

360/60 = 6 km/lt

Pronto, esse veículo faz 6 km por litro de combustível. Mas aqui é importante lembrar que existe diferença entre veículo carregado e descarregado: sem mercadorias, o veículo anda mais e o consumo de combustível é sempre menor.

Tipos de combustíveis

Você sabe a diferença entre álcool, gasolina e diesel? 

O álcool, ou etanol, é um combustível renovável, ecologicamente correto e derivado de recursos naturais, como a cana-de-açúcar. Enquanto a gasolina e o diesel são derivados do petróleo, fonte esgotável que sofre impacto econômico. A diferença entre eles é que são destilados em diferentes temperaturas, e o diesel é utilizado em veículos de grande porte, como caminhões. 

Se o veículo é flex e na hora de abastecer surge a dúvida “álcool ou gasolina?”, vamos te esclarecer. Primeiro, não acredite nas lendas que dizem que o veículo acostuma com um ou com outro combustível. As montadoras garantem que não há diferença ou problemas gerados pelo abastecimento do álcool ou da gasolina especificamente. 

Como mencionamos, a principal diferença entre o álcool e a gasolina é a origem de cada. Na hora de optar por um ou outro, o fator que costuma decidir é o econômico. Para saber qual vale mais, a conta é simples:

Dividir o preço do litro do álcool pelo preço do litro da gasolina. Se o resultado for menor que 0,7, abastecer com álcool é a opção mais econômica. A explicação para esse cálculo é que o álcool entrega cerca de 70% da energia da gasolina como combustível. 

Ou seja, como o veículo consome mais álcool que gasolina, já que essa possui um tempo de combustão mais longo, o valor do litro do álcool deve estar 70% a baixo que o da gasolina para ele ser a opção mais econômica. 

Aditivados

Qual é melhor, gasolina comum ou aditivada? Com certeza você já parou para pensar sobre isso quando chegou no posto de gasolina. Mas a resposta é simples: combustíveis aditivados possuem em sua composição elementos que auxiliam na limpeza do motor, bicos injetores e válvulas de admissão. 

Em questão de performance e custo-benefício, a Agência Nacional de Petróleo (ANP), afirma que para os grandes centros urbanos, com os problemas de andar e parar no trânsito direto, a aditivada é a melhor indicação. Mas quando o assunto é estrada, alta velocidade e viagens mais longas, a gasolina comum é a melhor opção custo-benefício. 

Dicas para diminuir o consumo de combustível

Pequenas mudanças podem trazer grandes economias. Volta e meia os reajustes no valor do combustível aparecem, e para não passar o valor para o cliente final ao aumentar o valor do frete, pode-se fazer pequenos ajustes e tomar alguns cuidados. Confira:

Manter a revisão dos veículos em dia 

Vários fatores podem aumentar o consumo de combustível de um veículo, como pneus mal calibrados, problemas mecânicos, uso indisciplinado do ar condicionado, excesso de cargas e a maneira como o motorista dirige.

Fazer a manutenção da frota periodicamente vai causar menos danos e menos custos para a empresa. Mantendo uma periodicidade, é possível avaliar também se já não chegou na hora de trocar alguns veículos da frota.

Quando o assunto é pneus, vale a pena o cuidado. Você sabia que pneus com pressão abaixo do limite pode elevar em até 4% o gasto com combustível? Então aposte na calibragem correta, que também prolonga a vida útil dos pneus. 

Roteirizar entregas e coletas

Organizar e planejar como as entregas e coletas serão feitas é complexo, mas pode ser simplificado. Com a ajuda de um roteirizador de entregas, é possível garantir redução de custos e agilidade em todo o processo. 

Uma das principais vantagens da roteirização é minimizar custos com transporte, principalmente combustível. Com a rota certa, o motorista reduz o percurso e poupa combustível. 

Além disso, a otimização de frota é capaz de apontar quais veículos são adequados para determinadas viagens, de acordo com o modelo, a capacidade da carga e outros fatores. Isso evita o desgaste e o aumento da frota desnecessário.

Equipe: treinamento e desempenho

Aplicar treinamentos para a equipe é uma das melhores táticas para deixar todos alinhados com os objetivos da empresa. É possível utilizar esse espaço para reforçar pontos importantes que ajudam a diminuir gastos com combustível, como uma direção adequada, os cuidados com os freios, a calibragem correta dos pneus, respeitar limite de peso das cargas e outras coisas.

Fazer análises de desempenho dos motoristas e dos veículos individualmente permite avaliar o consumo de combustível e os motoristas mais cuidadosos. Com essa análise, é possível fazer um ranking com premiação, o que irá resultar em entusiasmo e vontade de fazer o melhor pela empresa.

Mas leve em consideração que as rotas e os pesos das mercadorias variam, e isso pode influenciar o consumo de combustível, mas encontre um denominador comum entre todos os veículos e motorista.

Controle do peso dos veículos

Além de aumentar o consumo de combustível dos veículos, exceder o peso da carga é ilegal e perigoso. Pode causar danos maiores que os gastos com combustível. Sem perceber, o excesso de carga desgasta determinadas peças rapidamente, provocando até acidentes. 

Para que o caminhão consiga carregar mais peso do que sua capacidade, ele acaba se esforçando mais e gastando mais combustível, tornando-se mais caro para a empresa. Aposte em sistemas que façam a separação da carga conforme a cubagem do veículo. 

Leia também: Inteligência Artificial para reduzir custos na logística

Parceria com postos de combustíveis

Muitas redes de postos de combustíveis possuem parceria e programas de fidelidade para os clientes, como acumular pontos após abastecer e trocar por produtos, descontos e serviços não só nas redes, como em empresas parceiras também.

Uma das principais vantagens é trocar esses pontos por milhas de viagens. O programa Km de Vantagens, da rede de postos Ipiranga, tem parceria com o programa Multiplus, da LATAM Linhas Aéreas. Enquanto a Petrobrás possui o Premmia, parceria com a Azul Linhas Aéreas. Por sua vez, a Shell possui o programa Shell Resgate Fácil, com parceria com a Smiles, programa da Gol Linhas Aéreas.

Ou seja, programas de fidelidade além de diminuir os gastos com combustíveis, trazem vantagens. Procure se informar nos postos de sua preferência.

Baixar e-book custos logísticos

Conclusão

Além de buscar por fornecedores de qualidade, é importante fazer parcerias com postos confiáveis em busca de condições que facilitam o orçamento da empresa. E para isso, nada melhor que ir direto à fonte: os motoristas. São eles que estão em contato direto e são capazes de identificar os lugares que além de bom preço, ofereçam bom serviço e atendimento de qualidade. 

Aposte também nas tecnologias. Hoje, quem não faz uso das inúmeras possibilidades de facilitar o trabalho, acaba perdendo para a concorrência. Aproveite e conheça as soluções da AgileProcess para roteirizar e otimizar as rotas de entregas e coletas da sua empresa. 

gastos com combustível

udemy tutorial free downloaddownload wordpress themesfree download udemy tutorialdownload wordpress pluginsfree download wordpress pluginswordpress plugins nulledwordpress themes crackedfree download lynda tutorialwordpress themes crackeddownload wordpress themes

Já vai? Que tal fazer um teste GRÁTIS no software antes?

INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.