fbpx

Como a logística reversa pode beneficiar sua empresa

Tempo de leitura: 4 minutos.

Ações sustentáveis e de avanço ecologicamente responsável contribuem para o desenvolvimento econômico e social e melhoram a imagem da sua marca perante o mercado e a sociedade. Na área da logística, uma das principais tendências da sustentabilidade é a logística reversa.

A logística reversa é definida na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, como um um “instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.”

Na prática, o sistema envolve os processos e meios para recolher os materiais que já foram usados no processo produtivo ou pelo consumidor final, e faz o reaproveitamento ou descarte apropriado dos resíduos. O processo é dividido em três etapas básicas: o consumidor devolve o produto para o comerciante o comerciante repassa para o fabricante o fabricante dá a destinação adequada.

Áreas de atuação da logística reversa

A logística reversa é dividida em duas áreas que diferem na etapa do ciclo de vida útil do produto:

  • Logística reversa de pós-vendaOcorre quando a mercadoria retorna à cadeia produtiva por meio da devolução por defeitos de fabricação, avarias da mercadoria ou da embalagem, ou devido a erros de expedição. Também inclui recall e o retorno de mercadorias para substituição de componentes e demais serviços de manutenção.
  • Logística reversa de pós-consumo Ocorre quando o produto já foi adquirido, usado e descartado pelo consumidor. Diz respeito ao encaminhamento para reciclagem, reaproveitamento ou descarte correto dos resíduos.

Por que é importante investir em logística reversa?

Além de garantir a conformidade com a legislação e impactar na construção de uma imagem positiva para sua empresa, o investimento em sustentabilidade ajuda sua empresa a estabelecer um diferencial de mercado. Ter uma logística reversa consolidada, por exemplo, demonstra que seu negócio está por dentro das tendências e à frente de quem ainda não têm esse processo estruturado.

O investimento em logística reversa também impacta na geração de receita para sua empresa. O gasto com a implementação dos processos tende a se pagar com a economia gerada pela devolução de produtos ao ciclo de negócios e pela reutilização de componentes no seu processo de produção.

No caso da logística reversa de pós-venda, um dos benefícios é a melhoria dos processos de produção e consequente redução de custos. Receber os produtos que apresentaram falhas ou que geraram insatisfação do cliente ajuda a identificar falhas no processo de produção e a melhorar a gestão de qualidade da sua marca. Além disso, uma comunicação adequada e ágil durante o processo ajuda a garantir a satisfação do cliente e aumenta as chances de novas vendas.

Como implantar a logística reversa na minha empresa?

O primeiro passo para implantar a logística reversa na sua empresa é montar um planejamento e traçar estratégias para as suas ações. Nesta etapa, é crucial a elaboração de um plano de resíduos sólidos que detalhe as etapas do ciclo de vida dos produtos e as opções para destinação dos resíduos gerados.

Além disso, o engajamento do consumidor final é indispensável para que a logística reversa funcione. Por isso, incentive e eduque seu cliente a descartar e devolver o seu produto de maneira adequada. Criar campanhas ou pontos de coleta e estabelecer parcerias com ONGs ou cooperativas facilita o recolhimento dos materiais.

A HP, por exemplo, possui o programa HP Planet Partners Brasil que permite que seus clientes solicitem pela internet a coleta de cartuchos e toners, além de oferecer pontos de entrega em lojas especializadas. O programa, presente em países do mundo todo, reciclou 15.400 toneladas de cartuchos em 2016.

A Natura é outro exemplo de empresa reconhecida por suas estratégias de sustentabilidade. A marca possui desde 2007 um programa de logística reversa que já destinou adequadamente cerca de 500 mil toneladas de resíduos. Além do recolhimento e reciclagem de embalagens, a empresa investe no uso de refis.

Para que esse tipo de ação funcione, é fundamental integrar toda a cadeia logística do seu negócio. Por isso, uma alternativa interessante para otimizar o retorno dos produtos tanto no pós-venda quanto no pós-consumo é integrar a rota de entrega e a rota de coleta, otimizando a rotina de distribuição dos seus produtos e aproveitando melhor a sua frota.

Conclusão

Da coleta de embalagens retornáveis à utilização de componentes reciclados em obras de infraestrutura, a logística reversa oferece possibilidades para empresas de diferentes segmentos e tamanhos. No caso de transportadoras e distribuidoras, esta área da logística surge como mais um nicho de supply chain a ser explorado no mercado.

Em todos os casos, o processo de implementação abarca o conhecimento e a análise de todo o processo logístico, como a capacidade de armazenamento e a roteirização da coleta dos produtos e/ou resíduos.

Cabe à sua empresa identificar o uso mais vantajoso da logística reversa, criando processos e iniciativas que resultem em ganhos para o meio ambiente e para a sociedade, além de impacto na reputação da sua marca e na redução dos custos de produção.

Quer saber mais sobre como as ferramentas de roteirização de entregas e comprovação de entregas podem ajudar na logística reversa? Converse com a gente.

download wordpress pluginswordpress plugins nulledwordpress plugins nulledfree download lynda tutoriallynda tutorial free downloadwordpress plugins crackeddownload wordpress pluginswordpress themes crackeddownload wordpress pluginsudemy course free download

Já vai? Que tal fazer um teste GRÁTIS no software antes?

INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.