fbpx
o que é roteirização - roteirizador - agileprocess - logística - entregas

Tudo sobre roteirização de entregas e coletas

Você tem dúvidas sobre roteirização? Sabe por que ela é tão importante para uma operação com mais de 10 veículos? Estamos falando sobre este assunto direto aqui no blog, a maioria dos nossos conteúdos é sobre roteirização. Então o conteúdo a seguir é para tirar todas as suas dúvidas e entender como colocar em prática a roteirização na sua operação. 

Caso no fim da leitura ficar alguma pergunta, entre em contato que teremos o prazer de te ajudar a entender melhor e facilitar o seu trabalho. Além deste artigo, você pode conferir também nosso e-book sobre Rotas de entrega e Coleta e assistir o bate papo com especialista sobre roteirização

Sem enrolação, chegou a hora de desbravar o mundo da roteirização! 

O que é roteirização?

Se procurar no dicionário, roteirização vem de roteirizar + ação: ação ou efeito de roteirizar. Elaborar e/ou criar um roteiro, seja de viagem, trabalho ou até mesmo texto. Na logística, a roteirização é a criação de rotas exatas que trazem melhores resultados para o transportador. 

Resumindo: roteirização é um processo que visa melhorar o planejamento dos eventos logísticos em um determinado tempo. Para roteirizar, algumas variáveis devem ser levadas em conta, como o tamanho da frota, o perfil dos veículos (tamanho, capacidade), quantas entregas e coletas os motoristas conseguem fazer em tal tempo e o trânsito. 

É possível unir roteirização com separação de cargas. A diferença entre as duas é que enquanto separação distribui entre os melhores veículos os produtos, a roteirização sequencia as entregas da melhor forma possível.

Além disso, a roteirização é aliada do gestor quando é preciso criar rotas com vários endereços. Com ela é possível agrupar as entregas por CEP ou através da geolocalização, e direcionar para um veículo as entregas daquela região. 

Qual o objetivo da roteirização?

Você sabe para que serve a roteirização? Em muitas empresas é comum ter uma pessoa responsável por organizar as entregas e coletas em rotas manuais e passar para os motoristas. A partir do CEP nas notas, o roteirista, como é chamado, avalia as melhores opções segundo o seu conhecimento. 

Os motoristas saem do CD sem ter certeza que todas as entregas do dia serão feitas, isso porque aquelas variáveis que citamos da roteirização nem sempre são levadas em consideração quando as rotas são manuais. Já é possível imaginar as revisitas que estão por acontecer. 

O objetivo da roteirização neste caso, além de diminuir o trabalho manual, é gerar as rotas mais assertivas possíveis e com isso, trazer redução de gastos para o transportador. 

Quais são os tipo de roteirização?

O gestor deve escolher qual é a melhor maneira de traçar as rotas, levando em consideração as vantagens de cada técnica. As principais técnicas de roteirização são divididas em:

  • Separação manual: por CEP ou rota, sendo o motorista quem sequencia e faz as rotas;
  • Separação semi-automática: onde o sistema faz uma primeira separação baseada em um cadastro de CEP ou rota, e alguém opera e faz os ajustes adicionais;
  • Separação e Roteirização semi-automática: onde um roteirista seleciona quais atendimentos vão para cada veículo e o sistema gera a rota e coloca os atendimentos na melhor ordem de entrega possível;
  • Roteirização automática: sistema separa e sequencia toda a massa de entregas e coletas, utilizando a geolocalização que traça uma rota muito mais assertiva e o roteirista apenas confere no fim do processo. 

O que é um sistema de roteirização? 

Um sistema de roteirização, ou um software de roteirização, é a ferramenta que facilita a vida de todo gestor de entregas. A tecnologia da ferramenta é eficaz na hora de traçar as melhores rotas e entregar agilidade e economia para a operação. 

Com um sistema de roteirização, é possível ter vantagens que não se encontra na roteirização manual por exemplo. A maioria das vantagens colabora para a redução de custos e o aumento da produtividade da frota de veículos. 

Os benefícios e vantagens da roteirização se resumem em:

  • Melhoria no uso da frota e na separação das cargas;
  • Redução de gastos com manutenção do veículo;
  • Redução média de 30% com custos logísticos;
  • Encurtar distâncias e km desnecessários;
  • Diminuir o tempo ocioso da operação;
  • Maior assertividade na rota traçada;
  • Acompanhamento de motorista;
  • Economia de combustíveis.

Como fazer um processo de roteirização?

O processo de roteirização, quando feito de forma manual principalmente, consiste em algumas etapas. O primeiro passo é estudar o percurso que será feito, encontrar as rotas que se tornem mais fáceis e compreendam todas as entregas que serão feitas. 

É importante considerar fatores como condições das estradas, trânsito, veículos que serão utilizados e suas capacidades e características, entre outros. Colocar todos esses detalhes no papel a partir do CEP das entregas pode levar um tempo desnecessário. 

Quando traçadas as rotas manualmente, o motorista não tem noção de como estará as condições do trânsito se não seguir um GPS ou algo similar. Imagine o trabalho de atualizar em cada entrega um endereço novo. Ou se o motorista for dos mais antigos, com certeza preferirá o famoso mapa de papel, para tentar se localizar.

Só nesse processo, montando rotas de cabeça, os resultados que a operação precisa alcançar podem ser prejudicados. Sem contar os gastos exagerados com combustível, os perigos que as estradas podem oferecer e a demora para entregar a encomenda do cliente, gerando insatisfação. 

Um roteirizador, nesta etapa, é fundamental. Imagine contar com a tecnologia para facilitar todo este trabalho, pensar pelo roteirista e entregar a rota mais assertiva em poucos minutos. Além disso, a roteirização pode reduzir a ociosidade da frota, de veículos que rodam quase vazios que podem aproveitar entregas para fazer coletas ou agrupar os eventos logísticos de uma região em um só veículo. 

Roteirista: quem faz a roteirização de transporte

A pessoa encarregada em organizar as rotas, seja na mão ou com ferramenta, é conhecida também como roteirizador ou até roteirista (nesse caso, nada a ver com cinema). A função do roteirista é programar todo o processo dos eventos logísticos, manualmente ou com a ajuda de uma sistema de roteirização.

A vida do roteirista é muito mais fácil quando a operação adota a roteirização automática. Com a ferramenta, é possível deixar de lado o trabalho manual de separar as rotas, passar para os motoristas, receber as confirmações, digitalizar os canhotos e fazer os relatórios. Sem contar a facilidade que a tecnologia entrega na hora de traçar as rotas mais assertivas.

É uma peça fundamental para uma logística de sucesso. Com as rotas traçadas, o roteirista busca os melhores percursos, muitas vezes também responsável pelos fretes e a otimização dos processos. Cargos relacionados que podem ocupar a mesma função são de analista de frota ou transportes, assistente de frota ou transportes e auxiliar de frota ou transportes. 

Exemplos de roteirização

É preciso entender que a roteirização não entrega o caminho mais curto, de menor distância, ela entrega o caminho mais eficiente, que será feito com menos custos. Sabendo disso, vamos trazer um exemplo clássico, confira. 

O veículo fará uma entrega saindo da cidade A, onde está o CD, para a cidade E, onde é possível fazer duas rotas, a primeira com trechos de estrada de chão e a segunda totalmente asfaltada. 

A diferença entre uma rota e outra é de pouco mais de 25 km, porém na estrada de chão, o veículo consome mais combustível. Na primeira rota, o valor gasto em combustível chega a R$ 190,00, fazendo uma média de 4,5 km/L. Enquanto na segunda, o valor gasto em combustível é de R$ 165,00, com uma média de 6 km/L.

Se não for colocar no papel todos os detalhes, a primeira opção logo é escolhida, por ser menor a distância. Mas levando em consideração os trechos de estrada de chão e consequentemente os gastos com combustível, a melhor rota para se fazer é a segunda. 

Este é um exemplo básico, mas é possível colocar em qualquer situação. Um roteirizador é programado para levar em conta informações como essas, automaticamente, facilitando o trabalho e o tempo em planejar as rotas.

10 razões para sua empresa usar um roteirizador de entregas

Agora que você sabe tudo sobre roteirização, vamos apresentar 10 razões para sua empresa usar um roteirizador de entregas e coletas. Você pode conhecer os detalhes de cada item aqui.

  • Redução de custos;
  • Otimização de tempo e aumento de produtividade;
  • Eficiência e pontualidade;
  • Sequenciamento de entregas;
  • Uso de janela de entregas;
  • Gestão de frota e de equipe;
  • Monitoramento;
  • Relacionamento com o cliente final;
  • Análise e tomada de decisão;
  • Aumento da segurança.

 

Agora que você sabe tudo sobre roteirização de entregas e coletas, converse com um especialista para colocar em prática na sua operação também. A AgileProcess também conta com acompanhamento em tempo real, integração, comprovação digital, separação e muito mais. Revolucione a sua logística com o sistema AgileProcess.

entre-em-contato-agileprocess-logística-roteirização

free download lynda coursewordpress plugins nulledwordpress themes nulledlynda course free downloadwordpress themes nulledfree download lynda coursedownload wordpress pluginswordpress themes crackedfree download wordpress pluginswordpress themes nulled

Já vai? Que tal fazer um teste GRÁTIS no software antes?

INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.