tendências para a logística

Perspectivas e tendências para a logística em 2019

Tempo de leitura: 4 minutos.

Valorização da experiência do consumidor, investimento em estratégias Omnichannel, expectativas para o novo governo, consolidação de tecnologias como big data e machine learning… são muitas as tendências que vimos nesse ano e que devem ter ainda mais atenção em 2019.

Confira a seguir algumas das perspectivas e tendências para a logística para no próximo ano e saiba como sua empresa pode se preparar para obter os melhores resultados em 2019.

 

Omnichannel

O Omnichannel segue como uma das principais tendências da logística e do varejo no Brasil. O modelo de vendas é baseado na convergência dos canais e acompanha as mudanças nos hábitos de consumo oferecendo uma experiência unificada. A ideia é que o cliente use todos os canais (on e offline) de uma empresa para fazer a compra da forma que achar mais conveniente.

A omnicanalidade foi uma das tendências da logística debatidas na edição de 2018 do Agile Challenges, e também foi o tema de um e-book produzido pela AgileProcess. O material gratuito, que traz informações sobre a importância do Omnichannel para a logística e as ações necessárias para colocar o modelo em prática, pode ser acessado aqui.

 

Valorização da experiência do cliente

Oferecer experiências de consumo cada vez mais personalizadas e que contribuam para a tomada de decisão do cliente é outra tendência importante para quem trabalha com logística. O empoderamento do chamado Consumidor 4.0 passa por questões como o fortalecimento da área de customer success e a própria adoção da estratégia Omnichannel.

Para isso, o CEO da AgileProcess, Evilásio Garcia, destaca que o objetivo (e o desafio) das marcas  é “entregar rápido, de maneira correta na primeira vez, da forma que o cliente quer, no tempo em que ele deseja e, acima de tudo, mantendo-o sempre informado de tudo”.

 

Crescimento do e-commerce, principalmente dos grandes marketplaces

No início de 2018, nós falamos aqui no blog sobre a expectativa de crescimento do e-commerce no Brasil, e essa tendência segue em 2019. De acordo com um estudo do Banco BTG, o varejo online deve crescer em torno de 17,3% no próximo ano.

O aumento das vendas, no entanto, deve ficar mais centrado nos grandes marketplaces, evidenciando dessa forma a necessidade dos pequenos e médios varejistas aproveitarem a presença das grandes marcas para venderem mais.

 

Uso de Big Data

Investir no uso de dados para otimizar a cadeia logística é fundamental para as empresas que desejam crescer em 2019. O uso de Big Data vai além da organização de informações, uma vez que todos os dados coletados podem ser usados de maneira estratégica – desde a  prospecção de novos negócios, até a redução de custos do processo logístico.

Além disso, a análise dos dados também beneficia a tomada de decisão, pois permite que a empresa tenha um posicionamento estratégico mais embasado e que contribui para o aumento da competitividade no mercado.

 

Machine Learning

O Aprendizado de Máquina (Machine Learning), método que ensina computadores a tomar decisões de maneira autônoma, oferece cada vez mais possibilidades de otimização dos processos logísticos.

Entre as aplicações de Machine Learning que tendem a ganhar mais força no mercado estão a criação de modelos de planejamento e previsão de demanda dos processos de Supply Chain, a seleção de melhores rotas, além da integração com dispositivos de Internet das Coisas e apoio à resolução de problemas de entregas na última milha.

 

Dispositivos autônomos

Drones, robôs e veículos autônomos estão entre as tecnologias que vêm ganhando destaque no mercado da logística e que merecem atenção principalmente quando o assunto é entregas.

A tendência é que esses dispositivos interajam e se comportem de maneira cada vez mais natural, o que permite que sejam utilizados para atender as necessidades dos consumidores de maneira mais ágil e otimizada.

 

Expectativa para o novo governo

O ano de 2019 será marcado pelo início de um novo governo no País. De acordo com Evilásio Garcia, “há um entendimento de que o cenário político deva se estabilizar. Esse fato está animando o humor do setor produtivo. Há uma percepção otimista quanto aos rumos do mercado consumidor. Todo esse movimento traz a expectativa de um aumento significativo de demanda para o setor logístico.”

Além disso, se em 2018  o período eleitoral impactou o setor no que diz respeito aos investimentos em infraestrutura, a expectativa é que avanços concretos e investimentos do setor público em reformas estruturais sejam realizados em 2019.

 

Tecnologia: AgileProcess vai investir ainda mais na área para aumentar a produtividade e a qualidade de seus serviços e soluções

Segundo Evilásio Garcia, a AgileProcess está se preparando para fazer o maior investimento de sua história nas áreas de Pesquisa, Inovação e Customer Success para atender as demandas do mercado logístico em 2019.  “Essa ação tem alinhamento com nossa visão de como o mercado de logística deve se comportar”, explica Evilásio.

Para o CEO, o entendimento é de que os atuais e futuros clientes da startup também devem investir nessas áreas, melhorando sua eficiência operacional e produtividade, além de contribuir para melhorar o valor percebido pelo seu cliente e jornada de experiência de entrega.

 

wordpress themes nulledwordpress plugins nulledwordpress themes crackeddownload wordpress themesfree download lynda coursewordpress plugins nulleddownload wordpress themesdownload wordpress pluginsfree download lynda tutorialfree download udemy tutorial

INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

acompanhar-entregas-em-tempo-real

Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.