Combustível é um assunto que está sempre em pauta. O sobe e desce dos preços deixam todo gestor atento. Mas mesmo com todos os detalhes, cuidando de todos os gastos, como já falamos em outro artigo, são necessários alguns cuidados especiais, principalmente dos motoristas.
Um motorista, principalmente que está a muito tempo na estrada, costuma ter certas manias pensando que irá economizar tempo e muitas vezes dinheiro. Mas nem sempre é assim. Muitas vezes ele não percebe o que está fazendo, mas são pequenos erros que trazem danos desnecessários aos veículos e podem colocar vidas em risco.
Separamos seis hábitos que aumentam o consumo de combustível, para o gestor e o motorista estarem atentos sempre. Continue a leitura para saber mais.
6 hábitos que aumentam o consumo de combustível
Combustíveis ruins
Escolher o melhor posto de combustível nem sempre é uma tarefa fácil. Infelizmente, muitos postos entregam combustíveis de baixa qualidade ou até mesmo adulterados. E nada como um combustível ruim para dar problema no motor do veículo.
Para garantir um combustível de qualidade, preste atenção em alguns fatores. Se for abastecer gasolina, logo na saída do posto é possível perceber o problema: o motor perde a potência, o acelerador parece mais pesado.
No caso do uso de etanol, dê preferência para postos que possuem o densímetro ao lado da bomba. O densímetro é uma ferramenta utilizada para testar a densidade dos combustíveis.
Em carros flex, que podem usar tanto gasolina quanto álcool, os fabricantes recomendam que ambos os combustíveis podem ser utilizados juntos. Mas é importante saber que quando misturados, a injeção do veículo leva mais tempo para processar o combustível, o que consequentemente, consome mais combustíveis. Para melhor desempenho, utilize um tanque de cada vez, ou seja, espere esvaziar para colocar outro combustível.
Rotas de cabeça
Um dos fatores que mais aumenta o consumo de combustível é rodar e rodar na hora de fazer as entregas e coletas, sem ter uma rota traçada. Deixar para o motorista fazer as rotas de cabeça por ele conhecer a região, é uma prática que traz prejuízos para a operação.
Além do gasto de combustível desnecessário, fazer as rotas de cabeça faz o motorista perder tempo, aumenta os riscos de segurança e pode direcionar para estradas indesejadas. É crucial que nesse momento, o gestor tenha o auxílio de um roteirizador de entregas e coletas que faz a separação das cargas de maneira ideal e otimiza a frota da operação.
Rotas feitas com o apoio de sistemas especializados trazem economia dentro dos trajetos executados. O roteirizador traça a melhor rota, mesmo que existam questões como zona de restrição à circulação, horários de entrega com agendamento, jornada do motorista, entre outros.
E na hora de entregar, depois de utilizar o roteirizador, é possível fazer uso de outros sistemas inteligentes que auxiliam o transportador e garante a melhor experiência do cliente final. Acompanhar em tempo real as entregas, as dificuldades dos motoristas na execução, reorganizar o trabalho se for necessário, utilizando um veículo de apoio, manter o cliente final com o máximo de informações possíveis enviando SMS com atualizações das encomendas dele, são algumas ações que sistemas especializados fazem e auxiliam o transportador na busca de mais economia.
Pneus descalibrados
Andar com o pneu murcho pode trazer inúmeros problemas, tanto para o veículo quanto para a empresa. Além de forçar o motor e aumentar o consumo de combustível, força também a suspensão e o sistema de direção do carro. Sem contar que a vida útil dos pneus cai por terra, literalmente.
Com os pneus calibrados, o motorista evita a perda de aderência e instabilidade, não força o motor nem aumenta o consumo de combustível, não aquece demais os pneus e evita a emissão de maiores quantidades de CO2.
Calibrar os pneus é rápido e na maioria dos postos de combustíveis, gratuito. A calibragem recomendada pela montadora está indicada no manual do proprietário e, em alguns casos, no lado de dentro da tampa do bocal de combustível, ou na parte interna da carroceria, na porta do condutor. É importante saber que a pressão correta varia conforme o peso do veículo, então preste atenção nos valores para vazio ou cheio.
A calibragem deve ser feita a cada 15 dias, sempre com os pneus frios para garantir que o ar fique por mais tempo no pneu. Então, antes de sair para realizar as entregas e coletas, é importante garantir que os pneus dos veículos estejam calibrados para não correr riscos desnecessários.
Caso seja necessário fazer a calibragem dos pneus em menos tempo que os 15 dias, é possível que outros fatores estejam interferindo e seja necessário uma revisão para saber mais.
Direção desalinhada
Você com certeza já ouviu falar em alinhamento e balanceamento do carro. Muitas vezes sentimos o carro puxando mais para a direita ou para a esquerda. Isso quer dizer que as rodas estão desalinhadas e a causa do problema normalmente, são os buracos nas rodovias.
Um veículo com a direção desalinhada só traz uma coisa: gastos. O consumo de combustível aumenta devido ao esforço do motor e a vida útil dos pneus diminui mais rápido. Sem falar no esforço dobrado do próprio motorista para deixar o veículo na pista.
Para que isso não aconteça, é indispensável respeitar o prazo do fabricante ou a cada 10.000 km fazer o alinhamento da direção, das rodas, e o balanceamento da suspensão, distribuindo o peso do veículo corretamente sobre os pneus.
Ar-condicionado
Vidros abertos ou ar-condicionado ligado? Essa é uma questão que todo motorista precisa avaliar. Em dias mais quentes, é normal optar pelo ar-condicionado. Mas utilizar o aparelho em potência máxima aumenta o consumo de combustível do veículo.
Já deixar os vidros abertos também não é a melhor opção. Isso porque com os vidros abertos, principalmente em alta velocidade, a resistência do ar dentro do veículo exige mais do motor e aumenta o consumo do combustível. Sendo assim, a melhor opção para poupar combustível é utilizar o ar-condicionado de maneira moderada e optar por estacionamentos com cobertura ou sombreados.
Não fazer a revisão
Para preservar a saúde, você provavelmente faz um check up periodicamente. Com os veículos não é diferente.
Fazer a revisão dos veículos da frota é essencial para manter a qualidade das entregas e coletas. É importante deixar a manutenção em dia para prevenir problemas futuros, afinal, nada melhor que a prevenção.
Uma revisão completa faz o diagnóstico de todo o carro, desde alinhamento e balanceamento, água no radiador, filtros de combustível, de ar do motor e do ar-condicionado, velas de ignição, freios e pneus. É realmente um check up completo.
O mais indicado, é fazer a revisão a cada 6 meses ou a cada 10.000 km rodados. Pequenos gastos com revisões programadas podem evitar grandes prejuízos, como água e óleo nos reservatórios podem evitar um motor superaquecido e consequentemente, sua perda.
Então, fique atento às orientações do fabricante. E fale com seus motoristas para que qualquer problema com os veículos seja reportado e corrigido. A manutenção dos veículos periodicamente e a revisão em dia trazem economias para a empresa e preserva a segurança de todos os motoristas.
Bônus: Curiosidade
Você sabia que no painel de muitos veículos, ao lado do marcador de combustível, existe um ícone indicando o lado em que está a tampa do tanque?
Pode parecer uma imagem qualquer ou uma ajuda desnecessária, mas em muitas situações, como ao dirigir veículos alugados ou emprestados, essa indicação facilita na hora de parar no posto e abastecer o carro.
Conclusão
Muitos desses hábitos não são feitos de propósitos. A pressa do dia a dia, o trânsito e as estradas em condições precárias são alguns dos principais motivos que causam problemas nos veículos e acabam aumentando o consumo de combustível.
O principal passo para diminuir o consumo de combustível é estar sempre atento às condições dos veículos. E aliar isso com o uso de tecnologias que facilitam o trabalho, trazem redução de custos e melhoram o desempenho da operação é a peça chave para uma frota de qualidade e uma empresa com resultados.
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