acompanhar-o-desempenho-da-frota-agileprocess-logistica

3 formas de acompanhar o desempenho de grandes frotas em tempo real

Acompanhar o desempenho da operação em tempo real é uma das tarefas mais importantes do gestor de frotas. Com o acompanhamento, é possível tomar decisões rápidas e assertivas para evitar problemas e custos indesejados. 

Um acompanhamento que não seja em tempo real dificulta a comunicação com o motorista e com o cliente que está aguardando a sua entrega, o que resulta em dores de cabeça ao gestor. 

Em uma empresa de pequeno porte, esse acompanhamento pode ser realizado de maneira mais simples, já que a comunicação entre poucos motoristas e o gestor é mais rápida. Mas em empresas com grandes frotas, acompanhar o desempenho manualmente pode ser um desafio. 

Quer saber mais sobre acompanhar a execução das rotas em tempo real? A seguir separamos as melhores formas de coletar os dados e acompanhar o desempenho de toda operação.

Como acompanhar o desempenho da frota

Monitoramento de veículos

Com os avanços no setor de transportes, todos os dias surgem novos concorrentes no mercado. Para que a empresa se torne cada vez mais competitiva é preciso buscar alternativas inovadoras para gerar valor aos serviços prestados, como o monitoramento de veículos em tempo real. 

Monitorar os veículos é algo indispensável para o gestor que deseja acompanhar em tempo real o desempenho da frota. Ele é capaz de entregar diversas informações e benefícios para toda a empresa. Mas, além de receber os dados, o gestor precisa saber usá-los a seu favor.

Com uma ferramenta de monitoramento em tempo real, além de localizar o veículo a qualquer momento, é possível reavaliar os processos para reduzir os custos, aumentar a segurança dos envolvidos, ter informações mais claras e precisas do negócio e entregar para o cliente todas essas informações atualizadas.

Qual a diferença entre rastreamento e monitoramento?

Monitorar a frota é acompanhar o passo a passo dos veículos a partir de informações geradas automaticamente por indicadores de performance, que vão além da localização. 

Por outro lado, o rastreamento é utilizado principalmente para segurança das cargas, não para produtividade. Com ele, as empresas instalam dispositivos nos veículos ou até mesmo nos produtos para acompanhar eventuais problemas, como roubos e furtos, através da geolocalização. 

O monitoramento é um complemento para o rastreamento. As duas ferramentas juntas podem fazer um ótimo trabalho para a gestão de frotas. O primeiro passo é entender qual a necessidade da operação e a possibilidade de implantar monitoramento e rastreamento através de ferramentas especializadas.

KPIs logísticos

Os KPIs ou indicadores logísticos são fundamentais para acompanhar o desempenho da operação e dar visibilidade para a frota. Existem muitos indicadores que podem ser utilizados a partir de dados coletados no dia a dia e até mesmo em tempo real, mas alguns merecem destaque. 

O OTIF (On Time & In Full) é um dos principais indicadores da logística e trata da visão do cliente para as entregas. Com ele, é possível medir a pontualidade do pedido, dentro do prazo e no local certo (On Time) e as especificações como qualidade, quantidade, perfeitas condições, entre outros (In Full). O OTIF é uma ótima ferramenta para avaliar o cumprimento da jornada pelo motorista. 

Outro indicador muito importante é o de ociosidade da frota. Após realizar um planejamento com base na frota, o próximo passo é mapear os veículos parados ou os que estão realizando menos entregas e entender os motivos para isso. Depois de uma análise detalhada, o gestor pode avaliar os custos e automatizar os processos com tecnologias que otimizam a frota e entregam maior resultado, como um roteirizador.

Para saber mais sobre indicadores logísticos, temos um e-book completo com indicadores para frota, motorista, estoque e muito mais. Baixe agora!

Dashboard de gestão com relatórios automáticos

O dashboard é uma ferramenta de gestão que entrega relatórios automáticos para acompanhar a operação. Os dados dos relatórios são coletados através de métricas e indicadores logísticos, totalmente customizáveis conforme a necessidade da operação. 

Essa é uma das formas mais eficientes de realizar o acompanhamento da frota em tempo real, visto que reúne inúmeras informações em um só lugar e de forma totalmente automática. Com ele, é possível tomar decisões a partir de dados, aumentar a eficiência da operação e acompanhar todos os processos a qualquer momento.

Benefícios de acompanhar o desempenho em tempo real

Conheça os principais benefícios que uma empresa de grande porte pode ter ao acompanhar o desempenho da frota em tempo real.

Cálculo de tempo e distância da rota sempre atualizado

Monitorar o status das entregas e coletas em tempo real garante visualizar e corrigir eventuais problemas, como desvios de rota e atrasos causados pelo trânsito. 

Como as informações são enviadas automaticamente para a central, é possível recalcular a rota ou enviar carros de apoio na busca por manter o cálculo de tempo. O mais importante é sempre passar para o cliente informações precisas do status das entregas.

Mais produtividade

Com o gestor acompanhando de perto a operação, é mais fácil cobrar mais produtividade dos motoristas, a partir da jornada de trabalho e do número de entregas realizadas por dia, e ainda automatizar processos, sendo possível percorrer mais quilômetros em menos tempo, ou seja, os motoristas conseguem realizar mais entregas por dia. 

O gestor também pode apostar em um ranking dos motoristas mais produtivos e bonificá-los, como uma maneira de criar uma competição saudável entre eles.

Mais informação da frota

Os dados coletados em tempo real garantem mais informações sobre toda a frota, desde os veículos que apontam problemas até os que precisam de apoio. O gestor consegue enviar o veículo mais perto para auxiliar nas entregas e evitar que o evento seja atrasado ou tenha que ficar para outro dia.

Além disso, dados como consumo de combustível, desempenho do veículo e manutenção também podem ser avaliados a partir do acompanhamento.

Leia também: como aumentar a vida útil do veículo

Menos custos

Um dos principais benefícios ao acompanhar o desempenho da frota e a execução das rotas em tempo real é a redução dos quilômetros percorridos. Com as rotas mais assertivas, o motorista realiza as entregas mais rápido, reduz o gasto com combustível, que auxilia na pegada de carbono da operação e ainda possibilita reduzir as horas extras de cada motorista, que ao colocar no papel, podem se tornar gastos elevados. 

Um exemplo disso é a Copapel, que apostou em um sistema de roteirização e gestão de entregas e conseguiu reduzir de 15 a 20% os quilômetros percorridos, além de outros pontos de melhorias. Conheça os detalhes neste artigo.

Maior segurança

Com as informações atualizadas em um dashboard, por exemplo, é possível aumentar a segurança dos motoristas e das cargas transportadas, aliando o acompanhamento com o rastreio de frota. 

Qualquer situação suspeita pode ser averiguada, como alteração na rota, aumento de velocidade ou falta de comunicação com o motorista. O gestor consegue também ter mais segurança e autonomia na hora de tomar decisões sobre os veículos e condutores.

Sua vez de acompanhar o desempenho da operação

Ao criar rotas mais assertivas com o auxílio de um sistema de roteirização e acompanhar o desempenho da frota e a execução dessas rotas, os processos se tornam mais claros e vantajosos para o transportador. 

Além de autonomia e bons resultados, ao realizar uma boa entrega, o transportador melhora a experiência do consumidor, ganha credibilidade no mercado e pode ser cotado para novas entregas no futuro. 

Um sistema de gestão de entregas que realiza o acompanhamento de todos os processos logísticos em tempo real pode ser a ferramenta que falta para a sua operação realizar mais entregas, com menor custo e menos prazo, e, assim, melhorar os resultados. Converse com um especialista em logística e entenda como o sistema da AgileProcess pode ser um diferencial para a empresa.

fale-conosco-agileprocess-logistica

Gostou do conteúdo? Aproveite para compartilhar com os seus colegas. Não deixe de conferir outros assuntos aqui no blog!

wordpress plugins nulleddownload wordpress pluginsfree download wordpress pluginsdownload wordpress themeslynda tutorial free downloadfree download wordpress pluginsfree download lynda coursefree download wordpress pluginsfree download wordpress themesudemy course free download

INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

acompanhar-entregas-em-tempo-real

Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.