Black Friday 2018

Black Friday 2018: 8 dicas para se preparar para uma das datas mais importantes do varejo

Tempo de leitura: 6 minutos.

Faltam cerca de 50 dias para a Black Friday 2018 e o mercado do varejo já se prepara para essa que é a segunda data mais importante para o setor – atrás apenas do Natal. Só para se ter uma ideia da relevância desse evento, a Black Friday movimentou R$ 2,1 bilhões no Brasil em 2017, um faturamento 10% maior que no ano anterior.

A data representa também um dos maiores desafios logísticos do mercado do e-commerce. Afinal, só no ano passado foram 3,76 milhões de pedidos enviados para todo o Brasil. Diante desses números – que devem crescer ainda mais neste ano -, como gerenciar o estoque deste volume de mercadorias? Qual a melhor maneira de facilitar a experiência do consumidor durante a Black Friday? Como garantir que todas essas encomendas cheguem rapidamente ao seu destino?

Listamos a seguir algumas dicas sobre como a sua empresa pode otimizar as diversas etapas da cadeia logística e se preparar para a Black Friday 2018, que será realizada no dia 23 de novembro. Confira:

 

1. Planeje suas ações

Da garantia de que o site vai suportar o aumento dos acessos à gestão do estoque, passando pela definição da política de frete e a estruturação das ações de marketing… Todos os aspectos da operação logística e de vendas devem ser planejados para que a sua empresa tenha competitividade no mercado durante a Black Friday e que possa atender os clientes da melhor maneira possível.

Antes da Black Friday, certifique-se por meio de testes e de ajustes técnicos que sua loja possui as condições necessárias para atender o consumidor nessa data. E paralelamente a isso, coloque em prática as estratégias de marketing que serão responsáveis por gerar  interesse, sensação de urgência, e claro, garantir que o cliente compre na sua loja.

 

2. Prepare sua equipe para a Black Friday

Para que as ações planejadas funcionem, é fundamental que a sua equipe esteja preparada para a Black Friday. Por isso, é crucial que todos os colaboradores estejam envolvidos no processo, cientes do seu papel na operação logística e de vendas, e principalmente, preparados para evitar falhas e lidar com problemas durante a Black Friday.

Além de garantir maior eficácia no trabalho, a capacitação da equipe ajuda na melhoria do atendimento ao consumidor durante esse período que é tão importante para a reputação da sua marca perante o mercado.

Para isso, é  preciso planejar e organizar escalas de uma forma que sua equipe consiga atender a demanda da Black Friday. Neste sentido, também cabe avaliar a necessidade da contratação de colaboradores ou serviços terceirizados durante o período.

 

3. Fique atento ao controle de estoque

A Black Friday vai representar, sem dúvida, um pico nas suas vendas – sejam elas por e-commerce ou até mesmo em lojas físicas. Para atender esta demanda, a gestão do seu estoque torna-se ainda mais complexa, afinal, problemas como o risco de vender produtos que não estão mais no estoque, por exemplo, podem surgir e causar sérios danos ao seu negócio.

Por isso, é fundamental que a sua empresa esteja preparada para a data. Fatores com automação, integração e sincronização dos canais merecem atenção especial, principalmente para quem trabalha com e-commerce. Além disso, é crucial que a gestão do inventário seja  feita em tempo real.

Os dados atualizados e a organização não contribuem apenas para garantir que você tenha o número certo de produtos em seu estoque. A Black Friday também pode ser uma oportunidade perfeita para vender produtos que estão “encalhados” no estoque e otimizar o espaço para armazenamento de mercadorias.

 

4. Crie ofertas realmente competitivas – para sua marca e para o cliente

“Black Fraude”, “Black Friday Fake”…  Preços maquiados e descontos mínimos sempre foram algumas das reclamações mais recorrentes dos consumidores na edições dos últimos anos na Black Friday no Brasil. Esse cenário levou inclusive à criação de “listas negras” com sites que devem ser evitados na data, além de gerar muitas menções negativas nas redes sociais.

Você certamente não quer que sua marca esteja associada a essa imagem negativa. Por isso, crie ofertas que sejam competitivas com o mercado e realmente atrativas para o consumidor. Afinal, ele precisa ver valor no desconto que você está oferecendo na Black Friday.

 

5. Estude a possibilidade de frete grátis

A oferta de frete grátis durante a Black Friday costuma ser adotada por muitas lojas e é um fator crucial na decisão de compra do consumidor. Por isso, analisar o seu negócio e estudar a possibilidade de oferecer frete grátis são alguns dos pontos centrais na hora de planejar suas estratégias para a data.

Você também pode oferecer o frete grátis mediante algumas condições como para compras acima de determinado valor, ou em um horário ou localidade específica. No caso do valor, por exemplo, não pagar o frete pode ser decisivo na hora de colocar mais itens no carrinho. É importante lembrar que os consumidores costumam gastar mais na Black Friday – em 2017 o ticket médio foi de R$562,00.

 

6. Garanta opções de entrega rápidas e seguras

A etapa de entrega costuma ser uma das principais fontes de reclamações dos consumidores do e-commerce, e com o aumento das vendas, isso pode se agravar na Black Friday. Para evitar que sua loja tenha esse tipo de problema, certifique-se de que a logística de envio esteja preparada para a data.

Em primeiro lugar, garanta que o prazo definido seja executável pela sua empresa e que as expectativas dos clientes em relação a isso estejam alinhadas por meio de um sistema eficiente de cálculo de frete e de prazo.

Para o transporte em si, independentemente do tipo de transporte utilizado (frota própria ou serviço terceirizado), é importante estar atento ao uso de ferramentas logísticas, como roteirizadores de entregas, por exemplo, que vão garantir que as encomendas cheguem ao consumidor final de maneira rápida e segura.

Além disso, você também pode apostar nas estratégias de Omnichannel, para garantir entregas mais rápidas, além, é claro, de oferecer outras opções ao consumidor, como a retirada na loja, por exemplo.

 

7. Ofereça a melhor experiência ao consumidor

A Black Friday é um momento perfeito não apenas para fortalecer o relacionamento da sua marca com o consumidor e consolidar reputação no mercado, mas também para conquistar um público ainda maior para a sua marca.

Mas, para que isso aconteça, é preciso que sua marca ofereça sempre a melhor experiência ao consumidor, garantindo que ele receba um atendimento personalizado e principalmente que possa fazer suas compras de forma rápida e segura.

Entre as ações que contribuem para uma boa experiência do consumidor durante a Black Friday estão:

  • oferecer informações claras que geram mais confiança no seu negócio;
  • garantir que sua loja passe a segurança necessária ao cliente;
  • ter agilidade e usabilidade da plataforma para facilitar o processo de compra;
  • trabalhar a integração com marketplaces;
  • alinhar as expectativas dos clientes por meio de opções de rastreamento;
  • possuir comprovação de entregas transparente e segura.

 

8. Preste atenção no mobile

Estar preparado para o mobile já é um pré-requisito básico para quem trabalha com vendas online e na Black Friday isso não é diferente. Na edição do ano passado, quase 30% dos pedidos foram feitos por dispositivos móveis, um aumento de 81,8% em relação a 2016.

Por isso, é fundamental que a sua plataforma funcione adequadamente em smartphones e tablets e que todas as opções de pagamento e frete, por exemplo, possam ser facilmente acessadas nesses dispositivos.

 

Aproveite

Se você trabalha com e-commerce, não há desculpas para não aproveitar a Black Friday 2018 para gerar mais vendas e renovar os estoques. Afinal, esta é uma data que atrai não apenas quem já compra pela internet, mas também novos clientes. A expectativa é de que 370 mil pessoas comprem pela primeira vez nesta edição da Black Friday.

No entanto, para obter bons resultados na data, é fundamental que a sua empresa tenha um planejamento estruturado e estratégias de otimização de toda a cadeia logística. Dessa forma, é possível fazer uma gestão adequada do estoque, criar ofertas atrativas e oferecer as melhores opções de frete e de entrega para o consumidor. Além disso, também é preciso estar atento às tendências do mercado, como o Omnichannel e a compra por dispositivos móveis, por exemplo.

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Gostou das nossas dicas? Esperamos que o conteúdo seja útil para a sua empresa e que você possa alcançar os melhores resultados na Black Friday 2018.

Confira também o nosso Guia da Logística para E-commerce.

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INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

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Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.