10 razões para sua empresa usar um roteirizador de entregas

Roteirizadores de entrega e/ou coleta estão entre as principais inovações tecnológicas que beneficiam o mercado da logística, pois simplificam processos e garantem mais eficiência no transporte de produtos.

Pensando nisso, preparamos uma lista com dez razões para incluir um sistema de roteirização na cadeia logística da sua empresa e obter os melhores resultados para o seu negócio.

1. Redução de custos

O principal benefício do uso de um roteirizador de entregas é a redução de custos do processo logístico. Isso acontece porque ao otimizar as diversas etapas da logística, a roteirização impacta na economia – de tempo, de esforços e de recursos financeiros.

O uso de um roteirizador ajuda, por exemplo, a comparar os gastos de diferentes tipos de veículos e de rotas para definir as opções mais econômicas. Além disso, a otimização do transporte evita trajetos desnecessários, o que contribui para reduzir os gastos com combustível e manutenção da frota.

2. Otimização de tempo e aumento de produtividade

O roteirizador analisa variáveis como dimensões da carga, características dos veículos, zonas de restrição, regiões, distâncias, e janelas de horário das entregas e coletas para definir as melhores rotas para seu modelo logístico. Fica mais fácil planejar o trajeto, e consequentemente, aumentar a produtividade dos profissionais envolvidos, fazendo com que realizem mais entregas ou serviços.

3. Eficiência e pontualidade

Ao otimizar o tempo em todas as etapas do processo de transporte, a roteirização também diminui o número de entregas não realizadas, e garante que os produtos cheguem ao seu destino final sem atrasos ou custos de reentrega.

4. Sequenciamento de entregas

Além da definição das melhores rotas, roteirizadores de entrega também estabelecem a ordem mais apropriada para realizar as entregas e/ou coletas. O sequenciamento adequado faz com que as entregas ocorram num menor espaço de tempo, além de reduzir o desgaste da frota e da equipe, e gerar economia para o seu negócio. Além disso, roteirizadores podem utilizar dados estatísticos através da Inteligência Artificial para estimar o tempo médio que os clientes levam para o recebimento de suas mercadorias, e considerar este critério no momento de gerar o melhor sequenciamento.

5. Uso de janela de entregas

Quando seus clientes possuem janela de entrega, a roteirização precisa passar por adequações. Com o uso de ferramentas de roteirização, fica mais fácil incluir as restrições de horários de atendimento na hora de planejar as rotas mais eficientes, evitando falhas de comunicação e problemas de reentrega ou desvios.

6. Gestão de frota e de equipe

A roteirização de entregas possibilita ainda que os gestores responsáveis pelas entregas acompanhem e avaliem toda a operação logística. Dessa forma, a ferramenta permite a gestão da frota e também da equipe envolvida no transporte das cargas. É possível, por exemplo, acompanhar fatores como a eficiência dos veículos e o perfil dos motoristas.

7. Monitoramento

O monitoramento das entregas e/ou coletas realizadas é, de fato, outra vantagem importante do uso de um roteirizador. Com as ferramentas de roteirização integradas é possível acompanhar o transporte em tempo real, mantendo uma comunicação direta com o motorista,o que minimiza desvios de rotas e paradas não programadas, por exemplo, além de permitir que problemas sejam reportados e resolvidos mais rapidamente.

8. Relacionamento com o cliente final

Ao garantir que as encomendas cheguem dentro do prazo estabelecido, a roteirização também ajuda a melhorar a percepção que o cliente final tem da sua empresa. Afinal, os atrasos em entregas estão entre as principais reclamações dos consumidores tanto na internet quanto por meio dos serviços de SAC.

Nesse sentido, os benefícios do roteirizador ao longo do processo logístico impactam na satisfação do cliente, e consequentemente na fidelização e na conquista de novas vendas.

9. Análise e tomada de decisão

Da mesma forma que ajuda os gerentes no planejamento das ações, a roteirização oferece aos gestores dados mais claros e organizados, o que possibilita uma avaliação mais precisa do processo logístico e uma tomada de decisão mais assertiva.

10. Aumento da segurança

Por fim, nós já falamos aqui no blog sobre como um roteirizador de entrega e de coleta contribui para a segurança do transporte e ajuda a reduzir roubos de cargas. Isso acontece porque as ferramentas de roteirização evitam que áreas de risco sejam roteirizadas e ajudam a definir se uma carga ou região necessita de proteção especial, como por exemplo uma escolta armada.

Como escolher um roteirizador?

É fundamental que o roteirizador atenda às demandas da sua empresa e seja adequado às especificidades do seu negócio. Além disso, é importante levar em consideração o modo como o roteirizador se integra a outras ferramentas utilizadas no processo logístico, possibilitando que todas as etapas fluam de maneira otimizada.

No caso da AgileProcess, por exemplo, roteirizador de entregas e de coletas é uma das funcionalidades que o sistema oferece. A ferramenta está interligada às outras soluções como o acompanhamento por GPS, alerta por SMS, comprovação de entregas e painel de indicadores, o que torna o processo logístico mais eficiente do início ao fim.

Quer saber mais sobre o nosso roteirizador e como ele beneficia a logística da sua empresa? Converse com a gente.