Satisfação do cliente, ganho da empresa: porque é importante melhorar a comunicação com o cliente final

A opinião e satisfação do cliente são alguns dos principais fatores para qualquer empresa assegurar sua vantagem competitiva e reputação no mercado. E para quem trabalha com transporte e entregas isso não é diferente.

A qualidade do serviço e a rapidez na entrega são, obviamente, os principais meios para garantir a satisfação do cliente, mas não são os únicos. Manter uma boa comunicação também é um passo fundamental para reduzir a ocorrência de reclamações e ser bem visto no mercado.

O uso de ferramentas de comprovação e de alertas de entrega ajuda a melhorar o modo como sua empresa se comunica com o cliente final, garante a qualidade do serviço, além de otimizar o trabalho do SAC. Isso acontece pois esses recursos permitem a identificação e resolução de problemas de maneira mais rápida, demonstrando competência e comprometimento com quem contrata o seu serviço.

Um exemplo desse tipo de ferramenta é o alerta por SMS, que informa o cliente final sobre o status da entrega, por meio de mensagens como “Sua entrega está chegando em aproximadamente 15 minutos”. Sem a necessidade do cliente instalar um aplicativo específico, o sistema também permite o envio de respostas por SMS. Assim, é possível alertar a transportadora de que não será possível receber a mercadoria naquele horário.

Essas informações atualizadas eliminam a necessidade de o cliente passar o dia todo esperando a encomenda  e evitam que o motorista se encaminhe para o atendimento desnecessariamente, o que otimiza seus serviços e gera economia para o seu negócio.

Além disso, sistemas de alerta por SMS demonstram personalização e atenção no atendimento, pois deixam claro para o cliente que sua empresa valoriza seu tempo e sua comodidade na hora de receber uma encomenda.

Outras ações para melhorar a comunicação com o cliente final são a criação de pesquisas de satisfação, o gerenciamento de contato pelas redes sociais e os espaços para envio de dúvidas.

Como a satisfação do cliente pode gerar mais vendas

Um boa comunicação otimiza o uso de técnicas de up-sell e cross-sell – a  oferta de produtos/serviços para quem já é seu cliente – uma vez que esse relacionamento cria oportunidades para identificar necessidades e apresentar ao cliente outras soluções e serviços que sua empresa oferece. Desta forma, é possível aumentar o volume de vendas e o ticket médio por meio de um investimento menor.

Além disso, a satisfação do usuário também impacta na conquista de novos clientes. Afinal, o feedback de quem já fez uso do serviço (e saiu satisfeito) é um dos melhores indicadores de qualidade e de construção de referência da sua empresa no mercado.

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