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Como fazer o planejamento logístico para 2022

O crescimento do comércio eletrônico forçou a logística a expandir em poucos meses o que estava sendo planejado para os próximos anos. Tecnologias, aumento da equipe, novos veículos, armazenagem e alternativas para entregar e atender a grande demanda dos consumidores foram adotadas para o planejamento logístico em meio a um cenário ainda em ascensão.

O ano de 2020 foi de mudanças e novas realidades para o setor, que serviram para que em 2021 os processos fossem ainda mais organizados e adaptados ao novo normal do mundo. Recordes de vendas e, consequentemente, nas entregas, aumento no ticket médio nas vendas online e o consumidor mais exigente mostram que para 2022 a logística precisa estar muito bem planejada e organizada. 

Então como está o planejamento logístico da sua empresa para o próximo ano? A seguir, separamos algumas informações que certamente te ajudarão a realizar o planejamento logístico de 2022, confira.

Por que fazer um planejamento logístico?

Para qualquer negócio bem sucedido, o planejamento é uma etapa importante e muitas vezes crucial. Com a alta concorrência no mercado, destaca-se empresas que apostam na integração e planejamento dos setores, incluindo a logística, para que toda a jornada de compra do consumidor seja positiva.

É importante entender que o planejamento logístico é uma peça-chave na construção da imagem da empresa também. Veja um exemplo: a loja física ou o e-commerce está oferecendo um produto ao consumidor, que realiza a compra e espera o prazo informado no momento da compra para sua chegada. 

Porém, por falta de organização e planejamento no estoque, o produto precisa vir de outra região e demora o dobro de tempo para chegar ao cliente final. E quando finalmente o consumidor tem acesso ao seu produto, encontra um problema causado por avarias no transporte e quer seu dinheiro de volta. 

A relação de confiança do consumidor com a marca cai por terra e o fornecedor também não será visto com bons olhos. No imediatismo das redes sociais, qualquer reclamação ou avaliação negativa pode prejudicar a imagem da empresa e futuras vendas. Mas todo transtorno e situações constrangedoras podem ser evitados ao apostar no planejamento logístico da empresa.

Como começar o planejamento logístico para 2022?

Se você está com dúvidas de como começar o planejamento logístico, fique tranquilo. Uma série de fatores precisa ser levado em consideração para tornar a logística eficiente. Entenda:

Frota

Seja própria ou terceirizada, a frota da empresa deve estar alinhada com os seus objetivos. Quantidade e tipos de veículos adequados, manutenção em dia e motoristas qualificados são os diferenciais que tornarão o negócio vantajoso ou não. Não esqueça que é possível contar também com a rede de entregadores para auxiliar nas entregas, principalmente em picos de alta demanda como o da Black Friday.

Armazenagem e estoque

Realizar a gestão de estoque, na qual todos os itens são listados corretamente e as entradas e saídas registradas, permite ter mais controle sobre as mercadorias e reduz eventuais problemas, além de evitar a falta ou excesso dos produtos no estoque.

É preciso organizar o espaço físico com uma classificação dos produtos que faça sentido para o negócio e que acelere os processos operacionais. Escolher horários apropriados para contabilizar os produtos, o famoso inventário, e, em casos de operações omnichannel, integrar estoques físicos e online para evitar problemas com o consumidor.

Comparar o fluxo do estoque dos anos anteriores auxilia para entender quais produtos tem mais saída, quais precisam de estoque maiores e quais são os períodos que mais saem, como datas comemorativas. 

Apostar em tecnologias

Que apostar em tecnologias e na logística digital é o futuro, isso você já sabe. Mas a sua operação hoje está buscando automatizar os processos e melhorar os resultados por meio de ferramentas e dispositivos que minimizam o trabalho manual e reduzem o risco de erros?

Conforme a necessidade e complexidade das empresas, sistemas de automatização e gerenciamento podem ser empregados para tornar os fluxos mais eficientes. Gestão de armazéns, cotação de frete, planejamento de rotas, gestão de entregas, acompanhamento dos indicadores logísticos e monitoramento dos veículos com sistemas de rastreamento são alguns exemplos das tecnologias disponíveis.

Felizmente está mais fácil investir em tecnologias, principalmente que a maioria dos softwares se encontra armazenada em nuvem, o que facilita o acesso de todos os envolvidos e não exige a instalação e investimento em servidores caros, basta apenas ter os acessos e fazer a implantação.

Relacionamento com fornecedores

Muitas vezes o barato pode sair caro e quando o assunto são fornecedores de produtos, é preciso considerar alguns pontos além do custo: qualidade dos produtos, cumprimento dos prazos, experiência para atender a demanda, alternativas de pagamento e comunicação simples.

Para a gestão logística, o bom relacionamento com os fornecedores traz redução de custos, uma vez que mantendo uma relação boa e contínua, é possível buscar descontos e condições especiais para pagamento, além de prazos mais flexíveis. 

Cumprimento dos prazos de entrega

Se a empresa não está conseguindo cumprir com os prazos de entrega, dê uma atenção especial para esse assunto no planejamento do próximo ano. Isso porque os consumidores estão mais exigentes e mais atentos à performance das entregas, que impactam na experiência de compra e em compras futuras.

Além disso, deixar o consumidor informado sobre o status do seu pedido pode diminuir o risco de desencontros e reentregas, o que reduz o consumo de combustível dos veículos. Um simples SMS com live tracking da encomenda faz a diferença pois, além de informar o consumidor que o entregador está chegando, permite que ele informe qualquer problema para receber a entrega ou até faça avaliação da empresa com pesquisa de satisfação.

Logística reversa

Outro item que não pode faltar no planejamento logístico é a reversa dos produtos. A logística reversa envolve os processos e meios para recolher os materiais que já foram usados no processo produtivo ou pelo consumidor final, e faz o reaproveitamento ou descarte apropriado dos resíduos. O processo é dividido em três etapas básicas: o consumidor devolve o produto para o comerciante → o comerciante repassa para o fabricante → o fabricante dá a destinação adequada.

Além de garantir a conformidade com a legislação e impactar na construção de uma imagem positiva para sua empresa, o investimento em sustentabilidade ajuda a estabelecer um diferencial de mercado. Ter uma logística reversa consolidada, por exemplo, demonstra que seu negócio está por dentro das tendências e à frente de quem ainda não têm esse processo estruturado.

O que esperar de tendências para 2022

Acredita-se que uma das principais tendências para a logística em 2022 são as entregas express, que já têm ganhado espaço no mercado mas prometem uma alta considerável no próximo ano. Softwares e inovações já estão surgindo no mercado como uma forma de auxiliar o transportador nas entregas rápidas sem prejudicar os custos logísticos.

 Outra tendência são as entregas por drones, principalmente em centros urbanos. Claro que o Brasil, com suas dimensões continentais, não está 100% preparado para essa estratégia de entrega, mas aos poucos, em lugares de fácil acesso e grande movimentação, os drones já estão sendo implantados e reduzem consideravelmente o tempo das entregas e poderá ser uma alternativa para impulsionar a logística brasileira.

Inteligência Artificial e robótica também são tendências de peso para o setor. A automação dos processos é uma forma de reduzir custos com trabalho manual, diminuir as falhas humanas tornando os processos mais eficientes e mais agilizados. Apostar em formas de potencializar as operações logísticas será o principal diferencial competitivo das empresas no próximo ano. 

 

Não deixe para procurar tecnologias disruptivas em cima da hora. O momento de planejar a logística para 2022 é agora e você pode contar com o apoio de ferramentas como as da AgileProcess para aumentar a eficiência da operação, reduzir custos logísticos e melhorar os resultados. Converse agora mesmo com um especialista.

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INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

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Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.