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Definição de frete CIF e FOB: entenda as diferenças

Um momento importante para a logística é a contratação do frete, principalmente por que ele determina a agilidade em que o consumidor receberá o seu produto. Por isso, é importante considerar alguns aspectos que vão além do preço que será cobrado pelo transporte, como a qualidade do serviço, as condições de pagamento e quem será o responsável pela entrega. Surgem então dois termos muito utilizados no meio logístico: frete CIF e FOB. Vamos conhecer mais detalhes a seguir.

Importante: o frete envolve fornecedor e cliente, ou remetente e destinatário. A partir de agora, vamos utilizar fornecedor e cliente, mas ambos os termos são utilizados no dia a dia.

O que são frete CIF e FOB?

As siglas em inglês são relacionadas ao momento do pagamento do frete.

Frete CIF: Cost, Insurance and Freight, na tradução custo, seguro e frete. Nessa modalidade de frete, é do fornecedor a responsabilidade pelos custos do transporte até o momento da entrega. Geralmente os clientes optam pelo frete CIF, mesmo que seja mais caro, para não precisar lidar com manuseio, segurança e riscos no transporte.

Frete FOB: Free on Board, ou livre a bordo, na tradução literal, é a modalidade em que o cliente se responsabiliza pela entrega do produto, assumindo custos e riscos. Ou seja, o fornecedor é encarregado apenas até o momento do despacho. 

Quando são utilizados?

A modalidade CIF é utilizada em negociações B2C, empresa para consumidor, ou com alto volume de remessas para clientes diferentes. Também é utilizada em casos onde o cliente tem pouca ou nenhuma prática com o transporte de cargas, o que possibilita ao fornecedor oferecer valor agregado ao produto e se destacar na concorrência.

 Enquanto o FOB é utilizado em negócios B2B, empresa para empresa, principalmente em cargas de alto valor agregado ou custos de frete elevados. Como as empresas clientes tendem a ter uma experiência com o transporte, muitas vezes com transportadoras parceiras, o FOB se torna a modalidade ideal.

Para entender mais sobre empresas B2C e B2B, temos um artigo que explica com mais detalhes aqui.

Quais são os custos de cada frete? 

O valor do frete CIF chega ao cliente embutido no valor final do produto, sendo repassado para o cliente apenas um valor único. O fornecedor pode informar na nota fiscal que o frete é CIF e absorver todos os gastos sem gerar custos adicionais ao cliente, como tributos, ou incluir na nota fiscal o pagamento do CIF.

No caso do FOB, o valor não é embutido no produto, ele é especificado na nota fiscal. Em casos onde o valor do frete é indicado no documento – tanto CIF quanto FOB – ele irá compor a base de cálculo para tributos como PIS – Programa de Integração Social, ICMS – Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços e outros.

Monitoramento do frete

Como a responsabilidade do frete CIF é do fornecedor, é comum o cliente não acompanhar o transporte. Em contrapartida, no frete FOB, a segurança da mercadoria é por conta do cliente e geralmente o fornecedor não acompanha. 

No transporte rodoviário brasileiro, grande parte dos fretes são da modalidade CIF,  então como o fornecedor é o responsável pelo rastreamento do produto até o destino final, é possível contar com ferramentas que entregam visibilidade em tempo real de todo processo.

Principais diferenças entre frete CIF e FOB 

Como as modalidades são utilizadas em situações distintas, é improvável confundir entre uma e outra. Mas para facilitar, confira as principais diferenças entre frete CIF e FOB:

CIF:

  • Quem paga os custos: fornecedor, na origem do transporte. 
  • Quem é o responsável: riscos e custos por conta do fornecedor.
  • Quando é considerado que a mercadoria foi entregue: quando chega ao comprador.
  • Para qual modelo de negócio é indicada a contratação: B2C (empresa para consumidor).
  • Entra no custo da mercadoria: não.
  • Deve ser lançado no livro de entradas: não.
  • Principais vantagens: mais vantajoso para o cliente, como o fornecedor é o responsável pelo serviço; pode se tornar um vantagem competitiva para o fornecedor.

FOB: 

  • Quem paga os custos: cliente, geralmente no momento do recebimento do produto.
  • Quem é o responsável: cliente, tanto da mercadoria quanto de possíveis danos no transporte.
  • Quando é considerado que a mercadoria foi entregue: assim que foi enviada para a entrega.
  • Para qual modelo de negócio é indicada a contratação: B2B (empresa para empresa).
  • Entra no custo da mercadoria: sim.
  • Deve ser lançado no livro de entradas: sim.
  • Principais vantagens: mais vantajoso para o fornecedor, que tem menos responsabilidades; em clientes que têm conhecimento sobre o transporte de cargas, pode gerar custos mais baixos, como ao utilizar transportadoras parceiras.

Leia também: Como as transportadoras calculam o valor do frete.

Qual frete escolher? 

O frete deve ser escolhido de acordo com as suas características: se você é o cliente, o frete CIF é o recomendado por não englobar as responsabilidades de custos e segurança; mas se você é o fornecedor, deve ter visto a vantagem do frete FOB, que direciona as responsabilidades de todo o transporte para o cliente.

Com as definições e diferenças do frete CIF e FOB apresentadas, entenda que escolher a modalidade do frete vai além das responsabilidades sobre o transporte, ela pode refletir também no relacionamento do fornecedor com o cliente e tornar uma vantagem competitiva no mercado. Conhecer as diferenças entre cada modalidade de frete é importante para a logística, mas a escolha varia conforme a necessidade do cliente e da empresa.

Agora que você já sabe os conceitos e as principais diferenças entre frete CIF e FOB, entenda como os comprovantes digitais podem gerar valor ao frete da sua empresa neste artigo.

Já vai? Que tal fazer um teste GRÁTIS no software antes?

INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

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Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.