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Definição de frete CIF e FOB: entenda as diferenças

Um momento importante para a logística é a contratação do frete, principalmente por que ele determina a agilidade em que o consumidor receberá o seu produto. Por isso, é importante considerar alguns aspectos que vão além do preço que será cobrado pelo transporte, como a qualidade do serviço, as condições de pagamento e quem será o responsável pela entrega. Surgem então dois termos muito utilizados no meio logístico: frete CIF e FOB. Vamos conhecer mais detalhes a seguir.

Importante: o frete envolve fornecedor e cliente, ou remetente e destinatário. A partir de agora, vamos utilizar fornecedor e cliente, mas ambos os termos são utilizados no dia a dia.

O que são frete CIF e FOB?

As siglas em inglês são relacionadas ao momento do pagamento do frete.

Frete CIF: Cost, Insurance and Freight, na tradução custo, seguro e frete. Nessa modalidade de frete, é do fornecedor a responsabilidade pelos custos do transporte até o momento da entrega. Geralmente os clientes optam pelo frete CIF, mesmo que seja mais caro, para não precisar lidar com manuseio, segurança e riscos no transporte.

Frete FOB: Free on Board, ou livre a bordo, na tradução literal, é a modalidade em que o cliente se responsabiliza pela entrega do produto, assumindo custos e riscos. Ou seja, o fornecedor é encarregado apenas até o momento do despacho. 

Quando são utilizados?

A modalidade CIF é utilizada em negociações B2C, empresa para consumidor, ou com alto volume de remessas para clientes diferentes. Também é utilizada em casos onde o cliente tem pouca ou nenhuma prática com o transporte de cargas, o que possibilita ao fornecedor oferecer valor agregado ao produto e se destacar na concorrência.

 Enquanto o FOB é utilizado em negócios B2B, empresa para empresa, principalmente em cargas de alto valor agregado ou custos de frete elevados. Como as empresas clientes tendem a ter uma experiência com o transporte, muitas vezes com transportadoras parceiras, o FOB se torna a modalidade ideal.

Para entender mais sobre empresas B2C e B2B, temos um artigo que explica com mais detalhes aqui.

Quais são os custos de cada frete? 

O valor do frete CIF chega ao cliente embutido no valor final do produto, sendo repassado para o cliente apenas um valor único. O fornecedor pode informar na nota fiscal que o frete é CIF e absorver todos os gastos sem gerar custos adicionais ao cliente, como tributos, ou incluir na nota fiscal o pagamento do CIF.

No caso do FOB, o valor não é embutido no produto, ele é especificado na nota fiscal. Em casos onde o valor do frete é indicado no documento – tanto CIF quanto FOB – ele irá compor a base de cálculo para tributos como PIS – Programa de Integração Social, ICMS – Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços e outros.

Monitoramento do frete

Como a responsabilidade do frete CIF é do fornecedor, é comum o cliente não acompanhar o transporte. Em contrapartida, no frete FOB, a segurança da mercadoria é por conta do cliente e geralmente o fornecedor não acompanha. 

No transporte rodoviário brasileiro, grande parte dos fretes são da modalidade CIF,  então como o fornecedor é o responsável pelo rastreamento do produto até o destino final, é possível contar com ferramentas que entregam visibilidade em tempo real de todo processo.

Principais diferenças entre frete CIF e FOB 

Como as modalidades são utilizadas em situações distintas, é improvável confundir entre uma e outra. Mas para facilitar, confira as principais diferenças entre frete CIF e FOB:

CIF:

  • Quem paga os custos: fornecedor, na origem do transporte. 
  • Quem é o responsável: riscos e custos por conta do fornecedor.
  • Quando é considerado que a mercadoria foi entregue: quando chega ao comprador.
  • Para qual modelo de negócio é indicada a contratação: B2C (empresa para consumidor).
  • Entra no custo da mercadoria: não.
  • Deve ser lançado no livro de entradas: não.
  • Principais vantagens: mais vantajoso para o cliente, como o fornecedor é o responsável pelo serviço; pode se tornar um vantagem competitiva para o fornecedor.

FOB: 

  • Quem paga os custos: cliente, geralmente no momento do recebimento do produto.
  • Quem é o responsável: cliente, tanto da mercadoria quanto de possíveis danos no transporte.
  • Quando é considerado que a mercadoria foi entregue: assim que foi enviada para a entrega.
  • Para qual modelo de negócio é indicada a contratação: B2B (empresa para empresa).
  • Entra no custo da mercadoria: sim.
  • Deve ser lançado no livro de entradas: sim.
  • Principais vantagens: mais vantajoso para o fornecedor, que tem menos responsabilidades; em clientes que têm conhecimento sobre o transporte de cargas, pode gerar custos mais baixos, como ao utilizar transportadoras parceiras.

Leia também: Como as transportadoras calculam o valor do frete.

Qual frete escolher? 

O frete deve ser escolhido de acordo com as suas características: se você é o cliente, o frete CIF é o recomendado por não englobar as responsabilidades de custos e segurança; mas se você é o fornecedor, deve ter visto a vantagem do frete FOB, que direciona as responsabilidades de todo o transporte para o cliente.

Com as definições e diferenças do frete CIF e FOB apresentadas, entenda que escolher a modalidade do frete vai além das responsabilidades sobre o transporte, ela pode refletir também no relacionamento do fornecedor com o cliente e tornar uma vantagem competitiva no mercado. Conhecer as diferenças entre cada modalidade de frete é importante para a logística, mas a escolha varia conforme a necessidade do cliente e da empresa.

Agora que você já sabe os conceitos e as principais diferenças entre frete CIF e FOB, entenda como os comprovantes digitais podem gerar valor ao frete da sua empresa neste artigo.

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INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

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Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.