Gestão de entregas: como cumprir o que foi planejado na roteirização?

O transportador é o responsável por coletar o produto no ponto de origem e levá-lo até seu destino final. Para realizar as entregas, ele utiliza a roteirização – que irá sequenciar as rotas da melhor maneira possível na busca por redução de custos e agilidade . Para que os processos ocorram corretamente, é fundamental fazer a gestão de entregas e coletas e acompanhar se os motoristas estão cumprindo com o que foi planejado.

Entretanto, nem sempre é tão simples e fácil fazer esse acompanhamento e cumprir os planos. É muito comum que o motorista dê uma esticada na rota para um lanche, uma volta a mais para passar por uma vista bonita, ou passar em casa, um favor para alguém ou outros fatores que no fim, aumentam o percurso da rota e geram custos extras para o transportador. A falta de visibilidade em tempo real dificulta executar o planejamento da gestão de entregas, pois saber o que está acontecendo exatamente no momento é o que vai permitir monitorar os veículos à distância e evitar paradas desnecessárias, além de alertar para desvios de rotas.

Vamos entender mais sobre o que é gestão de entregas e a importância dela para a roteirização? Acompanhe.

O que é gestão de entregas e coletas

A gestão de entregas engloba tudo relacionado ao transporte e movimentação das mercadorias de uma empresa, incluindo os principais desafios enfrentados pela transportadora, como a má condição das rodovias. É uma das etapas mais importantes quando a empresa busca a satisfação do cliente e o aumento das vendas. 

É com a gestão de entregas que a empresa busca melhorar a produtividade e reduzir custos. Ela está presente desde o planejamento das rotas, definição e separação dos veículos que serão utilizados, cuidados com o estoquemonitoramento em tempo real, cuidado com os prazos, rastreamento e gestão de frotas. O principal objetivo da gestão de entregas é a otimização dos serviços de eventos logísticos

Qual é o papel da gestão de entregas na roteirização?

Execução da rota

Quando o motorista sai para realizar as entregas, você, transportador, sabe como ele executa o que foi planejado? Se o motorista faz as rotas de cabeça, o problema já começou. Além de perder tempo pensando, é praticamente impossível prever como está o trânsito, evitar desvios desnecessários ou até mesmo áreas de risco. Agora, com a roteirização e as rotas já estabelecidas, a história é outra.

Cabe ao motorista seguir o que foi planejado com o roteirizador, que pode possuir tecnologias como Inteligência Artificial e que permitem sequenciar as rotas mais assertivas, levando em consideração as variáveis da entrega, como as janelas de atendimento. Além disso, um canal de comunicação direto entre transportador e motorista pode ser criado dentro do sistema de roteirização, para tomar decisões mais rápidas e eficientes.

Para o motorista, esse canal de comunicação permite notificar o transportador sobre paradas não programadas, desvios de rotas e outras ocorrências. Enquanto que para a central, entrega informações atualizadas em tempo real de todo o percurso, o que permite alterações na rota, contar com o auxílio de outros motoristas e até mesmo deixar o cliente final e embarcador informados sobre eventuais problemas.

Comprovação de entrega

Após acompanhar a execução da rota pelo motorista e confirmar a entrega, tanto o transportador quanto o embarcador necessitam do documento que comprova que a entrega foi realizada. Os comprovantes são peças fundamentais para a logística, mas ainda é comum a utilização de comprovantes de papel, que não entregam a mesma segurança para o transportador que o digital. 

Além da demora para receber a informação da entrega, os canhotos de papéis são frágeis e fáceis de extraviar. Como muitas vezes o transportador precisa comprovar que realizou a entrega para receber o pagamento, o armazenamento digital do documento permite que a comprovação seja realizada em tempo real e o pagamento aconteça sem burocracias. 

Logística reversa e devolução

É muito comum acontecer devoluções de produtos, principalmente com a expansão do e-commerce, que aumentou o desejo por promoções ou produtos que, no fim, não eram tão importantes para o consumidor. Ou mercadorias que chegam danificadas e são devolvidas para troca ou apenas reembolso. 

Com a gestão de entregas e coleta alinhada, tanto a devolução de itens quanto a logística reversa são feitas de forma mais rápida e sem aumentar os custos para o transportador. Se o cliente compra um lote inteiro de algum produto e um ou mais chegam danificados, é comum ele solicitar a troca de todos. Se o transportador contar com um sistema de gestão de entregas e coletas, torna-se mais fácil efetuar a troca apenas dos produtos com problemas. 

Para saber mais sobre logística reversa, confira este guia gratuito.

Reconhecimento de receita

Para finalizar a importância da gestão de entregas para a roteirização, é necessário falar sobre reconhecimento de receita. Tanto empresas que buscam fazer abertura de capital e para serem listadas na Bolsa de Valores, quanto empresas que estão com problemas fiscais para reconhecimento de receita, a logística é a peça chave.

Para a Bolsa, além das práticas contábeis brasileiras, as informações devem estar de acordo com as normas internacionais de contabilidade, como o caso do CPC 47 e IFRS 15, que trata sobre reconhecimento de receitas para descrever transferências de produtos e/ou serviços aos clientes. E os comprovantes digitais, que entregam as informações em tempo real e de forma clara, auxiliam no reconhecimento. Saiba mais.

 

A operação logística pode ser complexa, mas com o auxílio de uma gestão de entregas eficiente, que garante o cumprimento do que foi planejado pela roteirização, entrega as informações em tempo real e auxilia na tomada de decisões, o papel do transportador é simplificado. 

Os pontos aqui abordados fazem parte de um aglomerado de informações que podem ser simplificadas com um sistema de gestão de entregas, como o da AgileProcess. Entenda por que a gestão de entregas da AgileProcess é o ideal para a sua empresa neste outro artigo, clique aqui para ler.

E não se esqueça: se precisar de ajuda para simplificar o seu processo logístico, fale agora mesmo com um especialista.

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INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

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Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.