Tempo de leitura: 4 minutos.
Valorização da experiência do consumidor, investimento em estratégias Omnichannel, expectativas para o novo governo, consolidação de tecnologias como big data e machine learning… são muitas as tendências que vimos nesse ano e que devem ter ainda mais atenção em 2019.
Confira a seguir algumas das perspectivas e tendências para a logística para no próximo ano e saiba como sua empresa pode se preparar para obter os melhores resultados em 2019.
Omnichannel
O Omnichannel segue como uma das principais tendências da logística e do varejo no Brasil. O modelo de vendas é baseado na convergência dos canais e acompanha as mudanças nos hábitos de consumo oferecendo uma experiência unificada. A ideia é que o cliente use todos os canais (on e offline) de uma empresa para fazer a compra da forma que achar mais conveniente.
A omnicanalidade foi uma das tendências da logística debatidas na edição de 2018 do Agile Challenges, e também foi o tema de um e-book produzido pela AgileProcess. O material gratuito, que traz informações sobre a importância do Omnichannel para a logística e as ações necessárias para colocar o modelo em prática, pode ser acessado aqui.
Valorização da experiência do cliente
Oferecer experiências de consumo cada vez mais personalizadas e que contribuam para a tomada de decisão do cliente é outra tendência importante para quem trabalha com logística. O empoderamento do chamado Consumidor 4.0 passa por questões como o fortalecimento da área de customer success e a própria adoção da estratégia Omnichannel.
Para isso, o CEO da AgileProcess, Evilásio Garcia, destaca que o objetivo (e o desafio) das marcas é “entregar rápido, de maneira correta na primeira vez, da forma que o cliente quer, no tempo em que ele deseja e, acima de tudo, mantendo-o sempre informado de tudo”.
Crescimento do e-commerce, principalmente dos grandes marketplaces
No início de 2018, nós falamos aqui no blog sobre a expectativa de crescimento do e-commerce no Brasil, e essa tendência segue em 2019. De acordo com um estudo do Banco BTG, o varejo online deve crescer em torno de 17,3% no próximo ano.
O aumento das vendas, no entanto, deve ficar mais centrado nos grandes marketplaces, evidenciando dessa forma a necessidade dos pequenos e médios varejistas aproveitarem a presença das grandes marcas para venderem mais.
Uso de Big Data
Investir no uso de dados para otimizar a cadeia logística é fundamental para as empresas que desejam crescer em 2019. O uso de Big Data vai além da organização de informações, uma vez que todos os dados coletados podem ser usados de maneira estratégica – desde a prospecção de novos negócios, até a redução de custos do processo logístico.
Além disso, a análise dos dados também beneficia a tomada de decisão, pois permite que a empresa tenha um posicionamento estratégico mais embasado e que contribui para o aumento da competitividade no mercado.
Machine Learning
O Aprendizado de Máquina (Machine Learning), método que ensina computadores a tomar decisões de maneira autônoma, oferece cada vez mais possibilidades de otimização dos processos logísticos.
Entre as aplicações de Machine Learning que tendem a ganhar mais força no mercado estão a criação de modelos de planejamento e previsão de demanda dos processos de Supply Chain, a seleção de melhores rotas, além da integração com dispositivos de Internet das Coisas e apoio à resolução de problemas de entregas na última milha.
Dispositivos autônomos
Drones, robôs e veículos autônomos estão entre as tecnologias que vêm ganhando destaque no mercado da logística e que merecem atenção principalmente quando o assunto é entregas.
A tendência é que esses dispositivos interajam e se comportem de maneira cada vez mais natural, o que permite que sejam utilizados para atender as necessidades dos consumidores de maneira mais ágil e otimizada.
Expectativa para o novo governo
O ano de 2019 será marcado pelo início de um novo governo no País. De acordo com Evilásio Garcia, “há um entendimento de que o cenário político deva se estabilizar. Esse fato está animando o humor do setor produtivo. Há uma percepção otimista quanto aos rumos do mercado consumidor. Todo esse movimento traz a expectativa de um aumento significativo de demanda para o setor logístico.”
Além disso, se em 2018 o período eleitoral impactou o setor no que diz respeito aos investimentos em infraestrutura, a expectativa é que avanços concretos e investimentos do setor público em reformas estruturais sejam realizados em 2019.
Tecnologia: AgileProcess vai investir ainda mais na área para aumentar a produtividade e a qualidade de seus serviços e soluções
Segundo Evilásio Garcia, a AgileProcess está se preparando para fazer o maior investimento de sua história nas áreas de Pesquisa, Inovação e Customer Success para atender as demandas do mercado logístico em 2019. “Essa ação tem alinhamento com nossa visão de como o mercado de logística deve se comportar”, explica Evilásio.
Para o CEO, o entendimento é de que os atuais e futuros clientes da startup também devem investir nessas áreas, melhorando sua eficiência operacional e produtividade, além de contribuir para melhorar o valor percebido pelo seu cliente e jornada de experiência de entrega.
free download lynda tutorialfree download udemy tutorialwordpress plugins crackeddownload wordpress pluginsfree download udemy tutorialwordpress themes nulledfree download wordpress themesfree download wordpress themeswordpress plugins nulledwordpress themes cracked