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Perspectivas e tendências para a logística em 2019

Tempo de leitura: 4 minutos.

Valorização da experiência do consumidor, investimento em estratégias Omnichannel, expectativas para o novo governo, consolidação de tecnologias como big data e machine learning… são muitas as tendências que vimos nesse ano e que devem ter ainda mais atenção em 2019.

Confira a seguir algumas das perspectivas e tendências para a logística para no próximo ano e saiba como sua empresa pode se preparar para obter os melhores resultados em 2019.

 

Omnichannel

O Omnichannel segue como uma das principais tendências da logística e do varejo no Brasil. O modelo de vendas é baseado na convergência dos canais e acompanha as mudanças nos hábitos de consumo oferecendo uma experiência unificada. A ideia é que o cliente use todos os canais (on e offline) de uma empresa para fazer a compra da forma que achar mais conveniente.

A omnicanalidade foi uma das tendências da logística debatidas na edição de 2018 do Agile Challenges, e também foi o tema de um e-book produzido pela AgileProcess. O material gratuito, que traz informações sobre a importância do Omnichannel para a logística e as ações necessárias para colocar o modelo em prática, pode ser acessado aqui.

 

Valorização da experiência do cliente

Oferecer experiências de consumo cada vez mais personalizadas e que contribuam para a tomada de decisão do cliente é outra tendência importante para quem trabalha com logística. O empoderamento do chamado Consumidor 4.0 passa por questões como o fortalecimento da área de customer success e a própria adoção da estratégia Omnichannel.

Para isso, o CEO da AgileProcess, Evilásio Garcia, destaca que o objetivo (e o desafio) das marcas  é “entregar rápido, de maneira correta na primeira vez, da forma que o cliente quer, no tempo em que ele deseja e, acima de tudo, mantendo-o sempre informado de tudo”.

 

Crescimento do e-commerce, principalmente dos grandes marketplaces

No início de 2018, nós falamos aqui no blog sobre a expectativa de crescimento do e-commerce no Brasil, e essa tendência segue em 2019. De acordo com um estudo do Banco BTG, o varejo online deve crescer em torno de 17,3% no próximo ano.

O aumento das vendas, no entanto, deve ficar mais centrado nos grandes marketplaces, evidenciando dessa forma a necessidade dos pequenos e médios varejistas aproveitarem a presença das grandes marcas para venderem mais.

 

Uso de Big Data

Investir no uso de dados para otimizar a cadeia logística é fundamental para as empresas que desejam crescer em 2019. O uso de Big Data vai além da organização de informações, uma vez que todos os dados coletados podem ser usados de maneira estratégica – desde a  prospecção de novos negócios, até a redução de custos do processo logístico.

Além disso, a análise dos dados também beneficia a tomada de decisão, pois permite que a empresa tenha um posicionamento estratégico mais embasado e que contribui para o aumento da competitividade no mercado.

 

Machine Learning

O Aprendizado de Máquina (Machine Learning), método que ensina computadores a tomar decisões de maneira autônoma, oferece cada vez mais possibilidades de otimização dos processos logísticos.

Entre as aplicações de Machine Learning que tendem a ganhar mais força no mercado estão a criação de modelos de planejamento e previsão de demanda dos processos de Supply Chain, a seleção de melhores rotas, além da integração com dispositivos de Internet das Coisas e apoio à resolução de problemas de entregas na última milha.

 

Dispositivos autônomos

Drones, robôs e veículos autônomos estão entre as tecnologias que vêm ganhando destaque no mercado da logística e que merecem atenção principalmente quando o assunto é entregas.

A tendência é que esses dispositivos interajam e se comportem de maneira cada vez mais natural, o que permite que sejam utilizados para atender as necessidades dos consumidores de maneira mais ágil e otimizada.

 

Expectativa para o novo governo

O ano de 2019 será marcado pelo início de um novo governo no País. De acordo com Evilásio Garcia, “há um entendimento de que o cenário político deva se estabilizar. Esse fato está animando o humor do setor produtivo. Há uma percepção otimista quanto aos rumos do mercado consumidor. Todo esse movimento traz a expectativa de um aumento significativo de demanda para o setor logístico.”

Além disso, se em 2018  o período eleitoral impactou o setor no que diz respeito aos investimentos em infraestrutura, a expectativa é que avanços concretos e investimentos do setor público em reformas estruturais sejam realizados em 2019.

 

Tecnologia: AgileProcess vai investir ainda mais na área para aumentar a produtividade e a qualidade de seus serviços e soluções

Segundo Evilásio Garcia, a AgileProcess está se preparando para fazer o maior investimento de sua história nas áreas de Pesquisa, Inovação e Customer Success para atender as demandas do mercado logístico em 2019.  “Essa ação tem alinhamento com nossa visão de como o mercado de logística deve se comportar”, explica Evilásio.

Para o CEO, o entendimento é de que os atuais e futuros clientes da startup também devem investir nessas áreas, melhorando sua eficiência operacional e produtividade, além de contribuir para melhorar o valor percebido pelo seu cliente e jornada de experiência de entrega.

 

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INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.