Em um país com dimensões continentais como o Brasil, realizar o transporte de mercadorias não é uma tarefa fácil. Mesmo com a ajuda das inúmeras tecnologias disponíveis no mercado, as disparidades de uma região para com a outra são inúmeras. Sem contar problemas rotineiros, como as más condições das rodovias, os trânsitos caóticos e a falta de segurança.
Os problemas afetam em cheio os distribuidores, que vendem os produtos de grandes empresas, fazendo a distribuição em diversas regiões, em busca de aumentar a circulação dos produtos no mercado. As entregas fracionadas, de mercado em mercado, loja em loja, ou até mesmo de indústria em indústria, feitas diariamente, passam por desafios há muitos anos.
Uma pesquisa de 2011, realizada pela área de Inteligência de Mercado do ILOS (Instituto de Logística e Supply Chain), apresentava os principais desafios de circulação de atacadistas distribuidores no Brasil: trânsito, dificuldade de contratação de mão de obra qualificada e restrições de circulação de veículos (envolvendo horários e peso dos mesmos).
Nesses 11 anos que se passaram, infelizmente as dificuldades continuam as mesmas, se não agravadas. A seguir, vamos entender um pouco mais sobre esses desafios e estratégias que podem ser adotadas para contornar as dificuldades.
O que são distribuidores?
O distribuidor é a empresa encarregada de fazer a distribuição de algum produto em diferentes lugares ou para várias pessoas. Para entender melhor a sua função, vamos explicar o papel do fabricante, do fornecedor e do distribuidor atacadista.
O fabricante é quem faz as mercadorias, normalmente responsável por montar os componentes principais em um produto acabado, como um carro. Eles recebem os componentes de outras fábricas mas são responsáveis pela montagem, conclusão e publicidade do produto. O fornecedor como o nome já diz, é quem fornece, quem vende os produtos ou serviços.
E o distribuidor assume as mercadorias, comprando do fabricante ou fornecedor em grandes quantidades e distribuindo-as em lojas de varejo ou clientes finais. O diferencial entre o distribuidor e o atacadista é que o atacadista possui um estoque maior dos produtos, mas ainda podem ser da mesma empresa.
Principais desafios logísticos para distribuidores
Sabe os principais desafios apresentados pela pesquisa do ILOS em 2011? Então, eles continuam presentes na vida dos distribuidores brasileiros. Vamos saber um pouco mais agora:
Mão de obra qualificada
Em 2011, o segundo maior problema dos distribuidores era a dificuldade de contratação de motoristas. Até hoje, muitas empresas encontram a mesma dificuldade na busca por motoristas qualificados, com habilidades e conhecimentos técnicos. Ou que estejam abertos a aprender e se especializar nas novas tecnologias. Bons profissionais são disputados pelas empresas.
Neste ponto, vale lembrar que as empresas não só podem como devem oferecer treinamentos e suporte aos motoristas frente às novas tecnologias do mercado. Com treinamentos específicos é possível trabalhar boas práticas de direção, manuseio dos produtos, relembrar regras gerais de trânsito e alinhar com os objetivos da empresa.
Trânsito
Esse continua sendo um dos maiores problemas enfrentados por aqueles que ganham a vida rodando as estradas, principalmente nas grandes metrópoles. Em busca de fugir dos engarrafamentos, é possível utilizar ferramentas tecnológicas como um roteirizador, capaz de traçar as melhores rotas, mais econômicas e rápidas.
No caso da distribuição, em que o motorista precisa passar por cidades pequenas as quais muitas vezes não possuem ligação asfáltica, o roteirizador busca traçar a melhor rota a partir do tempo das entregas. Ele é um aliado dos distribuidores, principalmente por funcionar offline e traçar as rotas a partir da geolocalização, tornando-as mais precisas.
Muitas ferramentas utilizam Inteligência Artificial para aprendizado do sistema. Ou seja, pequenas alterações de endereço ao realizar as entregas são entendidas pelo roteirizador e podem ser atualizadas automaticamente para próximos eventos. Quanto mais precisão no endereço, mais agilidade nas entregas realizadas pelos distribuidores.
Restrição de circulação dos veículos
Nos grandes centros, principalmente, muitos lugares possuem restrição de circulação dos veículos, sendo possível fazer carga e descarga em apenas algumas horas do dia. Otimizar o tempo das entregas chega a ser uma obrigação do distribuidor, para conseguir realizar todas as entregas do dia.
Outra ferramenta que auxilia nessa hora é o aviso por SMS ao cliente que o motorista está chegando. Além deste aviso, o cliente também pode relatar qualquer problema e evitar uma viagem sem êxito do distribuidor. Muitas empresas contam com essa ferramenta e já notaram uma significativa melhora no tempo das entregas.
Controle sobre os motoristas
Muitas vezes os motoristas saem para fazer as rotas sem uma direção exata, utilizando rotas de cabeça ou até mesmo mapas de papel. Além disso, ainda é comum utilizar os canhotos de papel para comprovar as entregas, esses que só são digitalizados quando o motorista retorna à empresa.
Quando o transportador possui um controle maior sobre os motoristas, através de um aplicativo que apresenta os eventos realizados, em aberto, atrasados ou cancelados, ele consegue tomar decisões rapidamente para direcionar o motorista ou até mesmo enviar um auxiliar. O mesmo acontece com distribuidores.
É possível acompanhar as entregas, o tempo entre elas e as informações coletadas, como os comprovantes digitais em tempo real, com as informações de horário e geolocalização. Assim o gestor tem informações claras para gerar relatórios e fazer cobranças para alinhar a equipe e alcançar os objetivos da empresa.
Gestão de estoque
Produtos demais acabam encalhando no estoque e utilizando um espaço que poderia ser de outros que saem com maior frequência. Uma boa gestão de estoque é realizada quando o gestor tem uma noção do fluxo de vendas da empresa, consegue antecipar as demandas dos clientes e se prepara bem para datas comemorativas ou importantes para o comércio.
Além de um cálculo básico de giro de estoque, que você pode fazer através da nossa planilha, é possível calcular a Curva ABC para deixar claro quais são os produtos mais importantes para a empresa. Confira nesse artigo tudo que explicamos sobre gestão de estoque.
Valor do frete
Outro ponto importante é o valor cobrado pelo frete. Para conseguir chamar atenção das fábricas e se manter no mercado, o distribuidor precisa ter um frete atraente. A melhor forma de reduzir o frete é reduzir os custos com as entregas.
Mais uma vez, as tecnologias são aliadas do distribuidor. Neste caso, um roteirizador planeja as rotas em busca de reduzir os erros e otimizar a frota. Assim, ao conseguir rotas mais eficientes, entregar cada vez mais e com mais agilidade, o distribuidor consegue valores de frete atraentes que não prejudicam o custo da entrega nem o consumidor final.
Tecnologias para distribuidores logísticos
Os desafios estão aí e é preciso tomar iniciativas para contorná-los, seja na aquisição de ferramentas tecnológicas, no planejamento das rotas, nos cuidados com os motoristas ou na gestão do estoque. A única coisa que a sua empresa não pode fazer é ficar parada perante as dificuldades, pois o concorrente está de olho e pronto para arrecadar mais uma parte do mercado.
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