Como fazer logística no Carnaval?

Tempo de leitura: 5 minutos.

Dizem que o ano só começa depois do carnaval. Há quem concorde, há quem discorde. Mas o que todo mundo concorda é que o feriado (em muitos lugares prolongado) é muito aguardado pelos brasileiros. Seja para quem vai para a folia das ruas, curtir uma praia ou até fugir do aglomerado de pessoas, uma coisa é certa: para ser sucesso, a logística por trás do carnaval não descansa!

No setor logístico, para que tudo ocorra bem, as empresas precisam se preparar para entregar ou receber seus produtos e serviços em tempo. As vendas de muitos desses serviços tem um aumento considerável no período do Carnaval, como é o caso das bebidas, em especial cervejas e água, além de alimentos, suprimentos, combustíveis, vestimentas típicas, como fantasias, e diversos outros produtos. 

Na parte de serviços, são aeroportos, rodoviárias, rodovias, hotéis, restaurantes, shoppings, estacionamentos e muitos outros que devem se preparar com antecedência para evitar confusões e falta de produtos. Para as cidades, é importante preparar a estrutura temporária dos locais onde irão acontecer as festas, como sanitários químicos, postos policiais, bombeiros e postos de saúde. Além da própria logística das ruas, caso houver festa de rua, onde a geração de resíduos e entulhos é maior, sendo necessária uma coleta de lixo intensificada. 

Mas para tudo isso acontecer da melhor forma é necessário uma grande sinergia entre todos os setores envolvidos. E é neste ponto que entra a logística, capaz de facilitar e fazer tudo funcionar perfeitamente. Nos próximos itens, vamos entender como funciona a logística no Carnaval, antes, durante e depois. 

Leia também: Custos logísticos: como reduzir e melhorar o orçamento anual

 

Logística antes do Carnaval

Tendo em vista o aumento da demanda de produtos que está por vir com o carnaval, o planejamento deve começar meses antes. Com base nos anos anteriores, estocar o necessário para os dias de folia é imprescindível. Então o primeiro passo é organizar o seu estoque. 

A produção dos produtos e a previsão de vendas devem estar em harmonia, para não faltar produtos, não gerar menos vendas e acabar dando oportunidade para as marcas concorrentes. Um bom planejamento logístico é essencial para conseguir resultados, aumentar a receita e fornecer o produto ou serviço aos distribuidores, fornecedores, pontos de vendas e clientes finais em tempo hábil.

Organização e planejamento: esses são os passos primordiais para obter os resultados desejados durante o carnaval. Talita Romano, da Logística sem Fronteiras, deu dicas bacanas para organizar a logística das folias de rua e garantir a festa.

 

Durante o Carnaval

Tudo pronto para começar a folia. Durante os dias que seguem, o objetivo é um só: abastecer os pontos de venda para não faltar produto. Mais uma vez focamos no planejamento. Outro ponto a ser levado em consideração durante o carnaval, é a logística das ruas trancadas pelas folias. 

É importante ter um conhecimento prévio das ruas nas cidades onde as entregas serão feitas, se irão acontecer festas de rua e como isso pode afetar o tempo para entregar as encomendas, já contando com o trânsito intenso. O planejamento e roteirização das entregas facilita neste momento. GPS sempre em mãos para eventuais problemas com o trânsito.

Cuidados também para reposição de produtos durante a folia. Bebidas, em geral, são consumidas em grandes quantidades, então caso os estabelecimentos não se organizaram anteriormente, é muito comum fazer a reposição desses produtos.  

 

Pós-Carnaval

O uso de tecnologias para facilitar o processo logístico durante os dias do carnaval são inevitáveis para buscar um bom resultado. Simplificar as rotas com roteirizadores gera economia dentro dos trajetos executados pelos motoristas. Na hora de entregar, acompanhar em tempo real as dificuldades de execução das rotas e reorganizar com veículos de apoio se necessário, faz com que o cliente receba o produto em tempo hábil. Para melhorar, entregue ao embarcador informações precisas e atualizadas de tracking e status, de maneira integrada aos sistemas do cliente. 

Passado todo o tumulto do carnaval, nada melhor que descansar, não é mesmo? Na verdade não. Pouco mais de 40 dias depois do carnaval, é época de Páscoa. Feriado, muitos chocolates e entregas. Mas este é um assunto para outro artigo. 

 

Cuidados com segurança e responsabilidade

É de conhecimento geral as dificuldades de infraestrutura e segurança nas estradas brasileiras. A segurança é prioridade para as transportadoras. Durante o carnaval, quando o fluxo em muitas cidades aumenta consideravelmente, não é diferente. Roubos de cargas podem acontecer num pequeno descuido, transformando todo o planejamento em uma grande perda. 

Como o cliente quer o produto com agilidade, é essencial tomar alguns cuidados e investir em dispositivos para monitorar as cargas em tempo real. Planejar e roteirizar as rotas contribui para redução de custos e de tempo, além de ter conhecimento exato de onde a carga está, aproveitar ao máximo a capacidade dos veículos e evitar paradas desnecessárias. É conveniente conversar com o cliente para agilizar na hora da entrega e não deixar o veículo parado por tempo demais ou em áreas suspeitas. Também é fundamental é treinar os motoristas e ajudantes para ter conhecimento das rotas e tomar precauções para prevenir furtos e roubos. 

Leia também: Como a tecnologia auxilia na segurança de transporte de carga

O mais importante sempre é o cuidado ao dirigir nas estradas. Mesmo tomando todas as precauções, não é possível prever se algo irá acontecer. Durante as festas de carnaval, infelizmente é muito comum pessoas unirem bebidas com a estrada, o que gera problemas não só para quem consome. Acidentes ocorrem, podem danificar cargas e caminhões, mas principalmente, podem tirar vidas. Então vale repetir: todo cuidado é necessário. E se beber, não dirija. 

 

Aproveite para se organizar para o carnaval, faça mais com menos. Conte com as inovações tecnológicas da AgileProcess para otimizar e acompanhar a logística da sua empresa. Fale com a gente e conheças as funcionalidades que o sistema oferece.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *