satisfação do cliente

Satisfação do cliente, ganho da empresa: porque é importante melhorar a comunicação com o cliente final

A opinião e a satisfação do cliente são alguns dos principais fatores para qualquer empresa assegurar sua vantagem competitiva e reputação no mercado. E para quem trabalha com transporte e entregas isso não é diferente.

A qualidade do serviço prestado, a rapidez na entrega e o cumprimento do acordo de nível de serviço são os principais meios para garantir a satisfação do cliente, mas não são os únicos. Manter uma boa comunicação também é um passo fundamental para reduzir a ocorrência de reclamações e ser bem visto no mercado.

Atualmente, muitas empresas estão apostando em soluções que possibilitam a aproximação com o cliente final e também permitem que ele esteja informado com atualizações em tempo real sobre o status de suas mercadorias. Esses fatores são cruciais para diminuir o número de reclamações e fidelizar os clientes.

Satisfação do cliente com comunicação adequada

O uso de ferramentas de comprovação e de alertas de entrega ajuda a melhorar o modo como sua empresa se comunica com o cliente final, garante a qualidade do serviço, além de otimizar o trabalho do SAC. Isso acontece pois esses recursos permitem a identificação e resolução de problemas de maneira mais rápida, demonstrando competência e comprometimento com quem contrata o seu serviço.

Um exemplo desse tipo de ferramenta é o alerta por SMS, que informa o cliente final sobre o status da entrega, por meio de mensagens como “Sua entrega está chegando em aproximadamente 15 minutos”. Sem a necessidade do cliente instalar um aplicativo específico, o sistema também permite o envio de respostas pré-programadas por SMS. Assim, é possível alertar a transportadora de que não será possível receber a mercadoria naquele horário.

Essas informações atualizadas eliminam a necessidade de o cliente passar o dia todo esperando a encomenda e evitam que o motorista se encaminhe para o atendimento desnecessariamente, o que otimiza seus serviços e gera economia para o seu negócio. 

Além disso, sistemas de alerta por SMS demonstram personalização e atenção no atendimento, pois deixam claro para o cliente que sua empresa valoriza seu tempo e sua comodidade na hora de receber uma encomenda.

É possível apostar em outras ações para melhorar a comunicação com o cliente final, como a criação de pesquisas de satisfação, o gerenciamento de contatos pelas redes sociais e os espaços para envio de dúvidas.

Como a satisfação do cliente pode gerar mais vendas

Uma boa comunicação otimiza o uso de técnicas de up-sell e cross-sell – a  oferta de produtos/serviços para quem já é seu cliente – uma vez que esse relacionamento cria oportunidades para identificar necessidades e apresentar ao cliente outras soluções e serviços que sua empresa oferece. Desta forma, é possível aumentar o volume de vendas e o ticket médio por meio de um investimento menor.

Além disso, a satisfação do usuário também impacta na conquista de novos clientes. Afinal, o feedback de quem já fez uso do serviço (e saiu satisfeito) é um dos melhores indicadores de qualidade e de construção de referência da sua empresa no mercado. 

Lembre-se que o famoso marketing boca a boca é uma faca de dois gumes: pode ser negativo conforme a experiência do consumidor ou impulsionar a marca para mais vendas. 

Quando a sua empresa for apostar em ferramentas para visibilidade em tempo real nas entregas e que permitam uma comunicação clara com o cliente, busque por soluções tecnológicas simples e intuitivas. 

A AgileProcess pode auxiliar a sua empresa e aumentar a eficiência, reduzir os custos e ter um relacionamento melhor com seus clientes. Converse agora mesmo com um especialista.

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INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

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Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.