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Condomínios logísticos: quais são os seus diferenciais?

A alta do e-commerce trouxe pressa para a logística. Muitos pontos de melhorias, que estavam caminhando a passos lentos, precisaram ser aplicados com o aumento da demanda desde o início de 2020. A expansão atingiu os condomínios logísticos e armazéns espalhados pelo país, que comemoram um período de recordes nos indicadores. Além de melhorias, o aumento dos condomínios logísticos abre novas oportunidades para as pequenas e grandes empresas que sonham com espaços maiores para armazenar os seus produtos.

Mas a expansão logística pode se tornar um desafio para algumas empresas. Além dos altos custos envolvidos, seja com a construção ou compra de um galpão logístico, é necessário um planejamento a longo prazo, para tentar suprir as necessidades de todo o negócio. Os condomínios logísticos surgem então como uma forma de reduzir esses custos e principalmente a burocracia envolvendo os galpões.  

Segundo números da SiiLA (Sistema de Informação Imobiliária Latino-Americana), o Brasil conta hoje com mais de 17 milhões de m² de condomínios logísticos, concentrados principalmente na região sudeste. E o avanço que o e-commerce trouxe para o setor, abrirá oportunidades para expandir ainda mais em outras regiões do país. 

Continue a leitura para conhecer mais sobre os condomínios logísticos, seus diferenciais e as vantagens que eles podem oferecer para a operação. 

Classificação dos condomínios logísticos

Os condomínios logísticos podem ser classificados tanto pelo seu tipo quanto pela forma que será utilizado. Confira:

Tipos de condomínios logísticos

Monousuário: apenas um cliente ocupa todos os galpões do condomínio, sendo geralmente projetado para este cliente e customizado conforme suas necessidades;

Flex: os galpões são padronizados e podem ser utilizados por uma ou diversas empresas. Costumam ser construídos com estrutura mais genérica e flexível, para atender todos os clientes. 

Principais utilizações dos condomínios

Eles podem ser projetados para as seguintes categorias:

Armazenagem: com estruturas modulares que possibilitam estocar muitos produtos, não indicados para operadores logísticos e atacadistas;

Movimentação de cargas ou cross-docking: esse modelo é indicado para transportadoras, visto que o galpão não considera o espaço para armazenagem. Saiba mais aqui; 

Misto: essa categoria de condomínio logístico é projetada para receber qualquer tipo de processo produtivo, tanto a estocagem dos produtos como a movimentação pelo cross-docking. Geralmente utilizada por grandes centros de distribuição de grandes varejistas;

Industrial: é projetado para atender às indústrias e pode ser customizado para atender os diversos tipos, inclusive o de manufatura.  

Principais diferenciais dos condomínios logísticos

Investir em condomínios logísticos é uma ótima opção para operações que estão iniciando, por ser um meio mais rápido e menos burocrático. Ainda, a empresa que realiza esse investimento garante alguns benefícios como otimizar tempo e espaço, e reduzir consideravelmente os custos.

Infraestrutura completa e moderna

Ao compartilhar o mesmo ambiente com outras empresas, é possível usufruir da estrutura que o local oferece, desde serviços de segurança 24 horas, limpeza e manutenção, além de estacionamento, refeitórios, salas para reuniões e treinamentos, entre outros ambientes. 

Vale lembrar que muitos condomínios contam com uma estrutura moderna, tecnologias aplicadas para a automatização dos processos e podem ir além dos próprios galpões, como ao possuir no terreno postos de combustíveis, lojas de conveniência e até mesmo atendimento médico. Tudo depende do investimento realizado pela construtora responsável por administrar o local.

Localização privilegiada

A maioria dos condomínios logísticos estão localizados em regiões estratégicas para o transporte rodoviário, tendo fácil acesso e proximidade com os principais centros urbanos. Isso facilita consideravelmente o planejamento das rotas, ao diminuir as distâncias percorridas e reduzir os custos. 

Tanto na compra quanto na construção, encontrar uma localização disponível que atenda as necessidades da operação pode ter um custo muito alto. Por isso, ao optar pelos condomínios, a empresa irá dividir os gastos e aproveitar os recursos e características do local para agilizar os processos.

Redução de custos

O principal benefício ao apostar em um condomínio logístico é a economia imediata com infraestrutura. Tanto a compra quanto a construção de um galpão são investimentos caros que envolvem manutenção constante e gestão dos gastos, logo, optar por um espaço em um condomínio que oferece as vantagens descritas acima pode ser a melhor opção. 

Com processos mais ágeis e apenas gastos mais operacionais, a empresa pode investir tempo e dinheiro em outras melhorias, como a aquisição de ferramentas que auxiliam ainda mais na automação dos processos e na redução de custos. 

Sustentabilidade

A sustentabilidade é um assunto sempre em alta na logística, principalmente com a logística reversa. Mas ao pensar em armazenamento, as empresas estão cada vez mais à procura de parceiros preocupados com o meio ambiente e que apresentam as licenças ambientais adequadas para as instalações. 

Para diminuir os impactos ambientais e evitar a emissão de gases poluentes em excesso, os condomínios estão sendo projetados com a estrutura mais sustentável, na busca por evitar desperdícios de água, aproveitar águas pluviais e utilizar mais iluminação natural. 

 

Resumindo, os condomínios logísticos, em relação aos galpões de rua, possuem maior segurança, tanto para os colaboradores quanto para a operação – na parte de gestão -; reduzem os custos com infraestrutura e outras despesas ao compartilhar com as demais empresas; possuem localização estratégica e infraestrutura moderna; e contribuem para aumentar a eficiência da operação. 

Mas além do espaço físico, a operação precisa estar alinhada com os objetivos da empresa para garantir bons resultados. Os softwares de gestão de entrega são ótimas ferramentas para aumentar a eficiência e a produtividade da operação. Saiba mais aqui.

Gostou do conteúdo? Então aproveite para compartilhar com seus amigos que vão gostar de conhecer mais sobre condomínios logísticos.

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INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

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Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.