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Exemplos de roteirização no dia a dia

No dia a dia utilizamos inúmeras tecnologias que fazem a diferença no trabalho e até na vida. Um exemplo é a localização exata por GPS, utilizada pela maioria dos aplicativos hoje em dia, principalmente para pedir carros por aplicativo, como Uber e 99 ou comida, como o Ifood e o próprio Uber Eats. Até mesmo a própria roteirização, tão utilizada na logística e no transporte de cargas e que utiliza geolocalização, se torna uma ferramenta essencial em outros segmentos.

Por meio de tecnologias inteligentes que ajudam a definir a ordem e o trajeto das entregas, é possível criar rotas cada vez mais assertivas. E os benefícios da roteirização podem aparecer em resultados melhores, redução de custos e entregas otimizadas para evitar a ociosidade da frota de veículos. 

A logística nem sempre é o foco principal das empresas. Mas, principalmente agora, tanto o e-commerce quanto outros serviços como o de telecomunicação, estão focados em melhorar a logística da empresa para tornar o dia a dia mais simples. 

Exemplos de roteirização no dia a dia

Agora, se a sua empresa necessita de logística, busque conhecer uma ferramenta de roteirização e entender como ela pode auxiliar nos processos logísticos trazendo agilidade e segurança nos processos. Para isso, separamos alguns exemplos de roteirização no dia a dia, em que a ferramenta se torna um diferencial competitivo, confira a seguir.

Entregas de e-commerce 

Um dos exemplos mais comuns de roteirização aplicada no dia a dia são as entregas do e-commerce para os clientes finais (B2C). O cumprimento dos prazos de entrega, as informações atualizadas e a qualidade do produto entregue – sem avarias nas embalagens -, são alguns dos pontos que interferem na satisfação do cliente. 

Para isso, a roteirização agiliza os processos e, aliada com uma ferramenta de crowdshipping, torna as entregas mais eficientes, com a rede de entregadores integrada e pronta para realizar as entregas. Com o cliente satisfeito e uma avaliação positiva, a empresa consegue a fidelização e o aumento das vendas de e-commerce. 

Field service e telecomunicações

O serviço de campo, na tradução, engloba atividades que acontecem fora das instalações da empresa, geralmente com o cliente. São instalações, reparos e manutenção de produtos e serviços, realizados pelos técnicos de telecomunicações, por exemplo. 

O trabalho remoto contribuiu para que muitas empresas de telecomunicações expandissem seus negócios. Além da cobertura 5G que está ganhando cada vez mais espaço, o distanciamento tornou a comunicação online um serviço essencial.

Com o alto fluxo de demandas, é preciso organizar os atendimentos de forma que todos os clientes sejam atendidos nos horários programados. Para não virar bagunça e evitar que os técnicos sejam enviados para locais muito distantes, as rotas das visitas técnicas podem ser otimizadas com o uso da roteirização. 

Além das rotas, o controle dos técnicos é maior, garantindo o cumprimento de horários e das visitas. Ainda, os comprovantes dos serviços prestados podem ser digitais, colaborando com o meio ambiente na redução de papel e reduzindo custos para a empresa. 

Varejo supermercadista

O comportamento dos consumidores mudou com o isolamento social e o aumento do e-commerce. Cada vez mais a compra online faz parte do dia a dia e para o varejo supermercadista isso não seria diferente. Agilidade e segurança nas entregas são alguns dos fatores que destacam a empresa perante o consumidor.

E para tornar as entregas mais ágeis, a roteirização é indispensável para garantir os trajetos mais eficientes e que cumpram os prazos de entrega. E ainda entregar visibilidade em tempo real dos processos, com relatórios atualizados, monitorando a produtividade dos entregadores e auxiliando na redução de custos, principalmente em grandes frotas.

Indústrias de alimentos 

Uma das principais dificuldades na indústria de alimentos é a visibilidade em tempo real das entregas, para distribuição de lojas que vendem por e-commerce. Sem as informações não é possível acompanhar o andamento das entregas e, em caso de problemas, o cliente final não é avisado. 

Ainda, muitas indústrias entregam diretamente para restaurantes e supermercados, que contam com determinados horários de embarque e desembarque e precisam programar as entregas para esses horários. Com a roteirização, o cliente é informado sobre o andamento da entrega e quando o motorista chegará no local, agilizando os processos e mantendo a qualidade dos produtos.

Indústrias automotivas 

Nesse caso, a roteirização auxilia na criação de rotas eficientes e na ociosidade da frota. Muitos veículos saem das indústrias com metade da carga para fazer uma entrega e acaba gerando custos elevados para a empresa. Em casos de terceirização, que geralmente são cobrados os km percorridos, a roteirização cria a rota mais adequada e acompanha o andamento da entrega, tornando a rota mais econômica para a indústria. 

Investir em logística como estratégia no negócio

As pequenas empresas apresentam necessidades totalmente diferentes das grandes, seja no varejo, indústria ou transporte. Mas independente disso, investir em logística é uma estratégia de crescimento para o negócio, que resultará em aumento da receita das empresas. 

O crescimento do e-commerce e outros setores registrou recordes desde o último ano e continua crescendo. O mercado de telecomunicações, por exemplo, tende a crescer ainda mais acelerado com a expansão do 5G no território nacional. As estratégias logísticas das empresas devem atender a necessidade de melhoria da infraestrutura atual desse mercado.

A roteirização no dia a dia tem se tornado cada vez mais uma necessidade do que uma simples ferramenta. As vantagens de quem utiliza vão muito além da redução de custos e otimização dos serviços no geral. Existem muitos sistemas no mercado que podem atender as necessidades da sua empresa, por isso, antes de investir, conheça 5 fatores importantes na escolha de um sistema de roteirização.

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INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

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Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.