Exemplos de roteirização no dia a dia

A roteirização pode estar presente na sua vida muito mais do que você imagina. Confira alguns exemplos de roteirização que podem passar despercebidos.

No dia a dia, utilizamos inúmeras tecnologias que fazem a diferença no trabalho e até na vida. Um exemplo é a localização exata por GPS, utilizada pela maioria dos aplicativos atualmente, principalmente para pedir carros por aplicativo, como Uber e 99 ou comida, como o Ifood. Até mesmo a própria roteirização, tão utilizada na logística e no transporte de cargas e que se apoia na geolocalização, se torna uma ferramenta essencial em outros segmentos.

Por meio de tecnologias inteligentes que ajudam a definir a ordem e o trajeto das entregas, é possível criar rotas cada vez mais eficientes e econômicas. E os benefícios da roteirização podem aparecer em resultados melhores, redução de custos e entregas otimizadas para evitar a ociosidade da frota de veículos. 

A logística nem sempre é o foco principal das empresas. Mas, principalmente agora, tanto o e-commerce quanto outros serviços, como o de telecomunicação, estão focados em melhorar a logística da empresa para tornar o dia a dia mais simples e entregar mais qualidade para seus clientes.

Confira então alguns exemplos de roteirização em diferentes setores.

Exemplos de roteirização no dia a dia

Se a sua empresa necessita de logística, busque conhecer uma ferramenta de roteirização e entender como ela pode auxiliar nos processos logísticos, trazendo agilidade e segurança nos processos. Para te ajudar, separamos alguns exemplos de roteirização no dia a dia, em que a ferramenta se torna um diferencial competitivo, confira a seguir.

Entregas de e-commerce 

Um dos exemplos mais comuns de roteirização são as entregas do e-commerce para os clientes finais (B2C). O cumprimento dos prazos de entrega, as informações atualizadas e a qualidade do produto entregue – sem avarias nas embalagens -, são alguns dos pontos que interferem na satisfação do cliente. 

Para isso, a roteirização agiliza os processos e, aliada com uma ferramenta de crowdshipping, torna as entregas mais eficientes, com a rede de entregadores integrada e pronta para realizar todas as demandas. Com o cliente satisfeito e uma avaliação positiva, a empresa consegue a fidelização e o aumento das vendas no seu e-commerce. 

Field service e telecomunicações

O serviço de campo, na tradução, engloba atividades que acontecem fora das instalações da empresa, geralmente com o cliente. São instalações, reparos e manutenção de produtos e serviços, realizados pelos técnicos de telecomunicações, por exemplo. 

O trabalho remoto contribuiu para que muitas empresas de telecomunicações expandissem seus negócios. Além da cobertura 5G que está ganhando cada vez mais espaço, o home office adotado por muitas empresas espalhadas pelo país, tornou a comunicação online um serviço essencial.

Com o alto fluxo de demandas, é preciso organizar os atendimentos de uma forma que todos os clientes sejam atendidos nos horários programados. Para não virar bagunça e evitar que os técnicos sejam enviados para locais muito distantes, as rotas das visitas técnicas podem ser otimizadas com o uso da roteirização. 

Imagine colocar uma visita para o mesmo técnico às 10h no bairro Perdizes, zona oeste de São Paulo, e a próxima ser às 11h em Cidade Dutra, zona sul. Com o trânsito intenso, é quase impossível o técnico conseguir realizar o reparo necessário e chegar ao próximo destino dentro do tempo.

Se a empresa contar com um roteirizador, rotas distantes assim não são enviadas para o mesmo motorista, ou pelo menos possuem um tempo maior entre um ponto e outro. A rota é criada com o objetivo de reduzir gastos com combustível e o tempo das entregas. 

Além disso, os comprovantes dos serviços prestados podem ser digitais, o que colabora com o meio ambiente na redução de papel e ainda diminui os custos logísticos da empresa.

Varejo supermercadista

Desde 2020, o comportamento dos consumidores mudou para o digital, o que gerou um crescimento no e-commerce e influenciou algumas alterações para quem não vendia online. Realizar compras pela internet já faz parte do dia a dia da maioria dos consumidores, e para o varejo supermercadista isso não seria diferente. 

Com a mudança para o digital, esse segmento precisou apostar em outras ferramentas para se destacar perante o consumidor. Essas ferramentas devem entregar agilidade para os processos e segurança nas entregas. 

E para tornar as entregas mais ágeis, a roteirização é indispensável para garantir os trajetos mais eficientes e que cumpram os prazos de entrega. E ainda entregar visibilidade em tempo real dos processos, com relatórios atualizados, monitorando a produtividade dos entregadores e auxiliando na redução de custos, principalmente em grandes frotas.

Indústrias de alimentos 

Uma das principais dificuldades na indústria de alimentos é a visibilidade em tempo real das entregas, para distribuição de lojas que vendem por e-commerce. Sem as informações não é possível acompanhar o andamento das entregas e, em caso de problemas, o cliente final não é avisado. 

Ainda, muitas indústrias entregam diretamente para restaurantes e supermercados, que contam com determinados horários de embarque e desembarque e precisam programar as entregas para esses horários. Com a roteirização, o cliente é informado sobre o andamento da entrega e quando o motorista chegará no local, agilizando os processos e mantendo a qualidade dos produtos.

Indústrias automotivas 

Nesse caso, a roteirização auxilia na criação de rotas eficientes e na ociosidade da frota. Muitos veículos saem das indústrias com metade da carga para fazer uma entrega e acabam gerando custos elevados para a empresa. Em casos de terceirização, que geralmente são cobrados os quilômetros percorridos, a roteirização cria o percurso mais adequado e acompanha o andamento da entrega, tornando a rota mais econômica para a indústria. 

Investir em logística como estratégia no negócio

As pequenas empresas apresentam necessidades totalmente diferentes das grandes, seja no varejo, indústria ou transporte. Mas independente disso, investir em logística é uma estratégia de crescimento para o negócio, que resultará em aumento da receita das empresas. 

O e-commerce cresceu muito se comparado com poucos anos atrás, e a previsão é que continuará crescendo. O mercado de telecomunicações, por exemplo, tende a crescer ainda mais acelerado com a expansão do 5G no território nacional. As estratégias logísticas das empresas devem atender à necessidade de melhoria da infraestrutura atual desse mercado.

E nesse cenário, a roteirização no dia a dia tem se tornado cada vez mais uma necessidade do que uma simples ferramenta. As vantagens de quem utiliza vão muito além da redução de custos e otimização dos serviços no geral. 

Existem muitos sistemas no mercado que podem atender às necessidades da sua empresa, por isso, antes de investir, é importante conhecer as necessidades da sua operação e as ferramentas do mercado. A AgileProcess é referência em rotas inteligentes e visibilidade em tempo real. Converse agora mesmo com um especialista no assunto para saber mais.

fale-conosco-agileprocess-logistica

Gostou do conteúdo? Aproveite para compartilhar com os seus colegas. Não deixe de conferir outros assuntos aqui no blog!

download wordpress pluginsudemy course free downloadwordpress plugins crackedfree download wordpress themesudemy tutorial free downloadwordpress themes nulledlynda course free downloaddownload wordpress pluginswordpress themes nulleddownload wordpress themes

INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

acompanhar-entregas-em-tempo-real

Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.