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Como melhorar a experiência do consumidor na entrega?

Grandes varejistas estão apostando cada vez mais em alternativas e soluções que afetam diretamente o relacionamento com o consumidor. Buscam executar cada etapa da cadeia de suprimentos com sucesso, inclusive a entrega. E para isso, a automatização dos processos é uma aposta certeira na busca de resultados visíveis e mais econômicos.

Segundo uma pesquisa da PWC, velocidade, conveniência, funcionários prestativos e serviço amigável são os fatores obrigatórios para as empresas que buscam pela satisfação do cliente. E 73% de todas as pessoas pesquisadas apontam a experiência do cliente como um fator importante na decisão de compra.

O momento da entrega é um dos mais cruciais para toda a cadeia de suprimentos. É nesta etapa que toda a jornada de experiência do cliente pode ser salva ou perdida, por isso é uma obrigação do transportador acompanhá-la e passar informações em tempo real ao cliente embarcador. Felizmente, existem muitos sistemas que contribuem para facilitar a entrega, torná-la mais eficiente do início ao fim e impactar positivamente o consumidor final. 

Como melhorar a experiência do consumidor na entrega?

Confira a seguir alguns pontos importantes que o e-commerce deve avaliar para melhorar a experiência do consumidor na entrega.

Cumpra os prazos de entrega

A exigência do consumidor por uma entrega mais rápida e perfeita faz com que as empresas busquem por soluções que melhorem os processos de toda a cadeia de suprimentos. Mas um dos principais motivos de reclamações ainda é o não cumprimento dos prazos estabelecidos no momento da compra.

Boa parte dos consumidores fazem planos para a chegada de seus produtos, através da data que foi estipulada anteriormente. Para não gerar frustrações, muitos e-commerces optam por estender o prazo de entrega e acabar surpreendendo o cliente com o produto chegando mais cedo. 

Mas melhor que isso é usar ferramentas que fazem o planejamento adequado das rotas com base na distância, nos veículos disponíveis e em outras variáveis, como áreas de restrição de horário. Assim, empresa e consumidor ganham: redução de custos na entrega e cumprimento dos prazos. 

Cuidados ao embalar os produtos

A expectativa do consumidor vai além do prazo estabelecido. Ao ver o entregador e pegar sua encomenda, o consumidor quer abrir logo a embalagem e aproveitar os seus produtos. E mais triste do que a entrega atrasada é se deparar com os produtos danificados por falta de cuidados. 

É importante garantir a satisfação do cliente, então pense em todo o trajeto que a encomenda irá fazer. A infraestrutura das rodovias brasileiras não favorece o transporte de produtos frágeis, por isso garanta uma embalagem de qualidade, com o tamanho correto e proteção extra quando necessário.

Vale lembrar que muitas empresas estão tornando mais frequente o assunto sustentabilidade, principalmente com o avanço do e-commerce. Por isso, as embalagens de plástico e o famoso plástico bolha têm sido trocados por soluções alternativas, como embalagens de papel kraft (papel pardo), caixas de papelão, flocos de espumas como isopor e mantas de polietileno. Soluções sustentáveis e muitas vezes mais econômicas.

Aproveite esse momento para caprichar nos detalhes. A identidade visual da empresa pode ser aplicada na embalagem dos produtos, além de pequenos mimos que podem fazer toda a diferença na experiência do consumidor. Cada detalhe conta para fidelizar o cliente com a sua empresa.

Busque diferentes modalidades de entrega

A busca pela entrega rápida é uma tendência do e-commerce. Grandes players estão em busca de soluções que auxiliam nesse processo e tornam as suas entregas mais ágeis que as dos concorrentes e garantem a satisfação do consumidor.

Nesse contexto, surge o crowdshipping, um sistema de entrega que otimiza e gerencia a rede de entregadores, geralmente composto por pessoas comuns que realizam as entregas com o meio de transporte disponível, como carro, motocicleta, bicicleta ou até a pé. A remessa de multidão, como é conhecido, é uma possibilidade para locais onde o trânsito de caminhões é restrito e lugares considerados de risco, em que há a possibilidade de assaltos, e próprios moradores locais podem se encarregar de realizar as entregas e ainda garantir renda extra. 

Outra alternativa são os PUDOs (Pick Up & Drop Off), que são pontos de retirada geralmente em comércios em locais estratégicos, que oferecem espaço para armazenar mercadorias para a retirada do cliente. Um modelo de PUDO que tem ganhado espaço em grandes centros também são os lockers, os armários inteligentes que utilizam um dispositivo eletrônico para ser aberto com um Pin Code ou QR Code. 

Passe informações atualizadas ao consumidor

Deixar o consumidor informado sobre o status da sua encomenda é uma oportunidade para ganhar sua confiança e fidelizar o cliente. Ainda, poupa a equipe de SAC de responder os inúmeros clientes que buscam por informações sobre seus produtos. Tudo pode ser resolvido com o código de rastreamento.

Com as informações atualizadas em tempo real, o cliente consegue se organizar para receber o produto sem faltar ao trabalho e ainda evita possíveis revisitas do entregador, o que traz redução de custos para a empresa. Através de SMS ou mensagens em aplicativos como o whatsapp, as informações de live tracking são enviadas para o cliente acompanhar o passo a passo da entrega e ficar atualizado. 

Tenha um relacionamento pós-venda

Após confirmar a entrega e receber as informações do comprovante, o processo da venda ainda não terminou. Criar um relacionamento pós-venda é uma forma de conquistar o consumidor, tornar a relação mais próxima e abrir oportunidade para novos negócios, se destacando dos concorrentes.

O pós-venda vai além do contato com o SAC. Um simples cartão junto com o produto já torna a relação mais estreita. Depois, a partir de pesquisas de satisfação é possível colher feedbacks, encontrar pontos de aperfeiçoamento e melhorar a reputação da marca. Lembre-se que quem não é visto, não é lembrado. Então torne-se uma referência na sua área não só para prospectar novos clientes, mas também para se tornar uma marca amiga do consumidor.

 

Além de todos os pontos destacados, a comunicação fácil entre o cliente e a empresa é outro ponto importante. O modelo de negócio que o omnichannel trouxe, integrando os canais da empresa, apresenta vantagens e torna o cliente ainda mais próximo da sua marca. Conheça mais sobre essa solução e entenda se é possível adotá-la no seu negócio neste guia gratuito.

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INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

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Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.