A opinião e a satisfação do cliente são alguns dos principais fatores para qualquer empresa assegurar sua vantagem competitiva e reputação no mercado. E para quem trabalha com transporte e entregas isso não é diferente.
A qualidade do serviço prestado, a rapidez na entrega e o cumprimento do acordo de nível de serviço são os principais meios para garantir a satisfação do cliente, mas não são os únicos. Manter uma boa comunicação também é um passo fundamental para reduzir a ocorrência de reclamações e ser bem visto no mercado.
Atualmente, muitas empresas estão apostando em soluções que possibilitam a aproximação com o cliente final e também permitem que ele esteja informado com atualizações em tempo real sobre o status de suas mercadorias. Esses fatores são cruciais para diminuir o número de reclamações e fidelizar os clientes.
Satisfação do cliente com comunicação adequada
O uso de ferramentas de comprovação e de alertas de entrega ajuda a melhorar o modo como sua empresa se comunica com o cliente final, garante a qualidade do serviço, além de otimizar o trabalho do SAC. Isso acontece pois esses recursos permitem a identificação e resolução de problemas de maneira mais rápida, demonstrando competência e comprometimento com quem contrata o seu serviço.
Um exemplo desse tipo de ferramenta é o alerta por SMS, que informa o cliente final sobre o status da entrega, por meio de mensagens como “Sua entrega está chegando em aproximadamente 15 minutos”. Sem a necessidade do cliente instalar um aplicativo específico, o sistema também permite o envio de respostas pré-programadas por SMS. Assim, é possível alertar a transportadora de que não será possível receber a mercadoria naquele horário.
Essas informações atualizadas eliminam a necessidade de o cliente passar o dia todo esperando a encomenda e evitam que o motorista se encaminhe para o atendimento desnecessariamente, o que otimiza seus serviços e gera economia para o seu negócio.
Além disso, sistemas de alerta por SMS demonstram personalização e atenção no atendimento, pois deixam claro para o cliente que sua empresa valoriza seu tempo e sua comodidade na hora de receber uma encomenda.
É possível apostar em outras ações para melhorar a comunicação com o cliente final, como a criação de pesquisas de satisfação, o gerenciamento de contatos pelas redes sociais e os espaços para envio de dúvidas.
Como a satisfação do cliente pode gerar mais vendas
Uma boa comunicação otimiza o uso de técnicas de up-sell e cross-sell – a oferta de produtos/serviços para quem já é seu cliente – uma vez que esse relacionamento cria oportunidades para identificar necessidades e apresentar ao cliente outras soluções e serviços que sua empresa oferece. Desta forma, é possível aumentar o volume de vendas e o ticket médio por meio de um investimento menor.
Além disso, a satisfação do usuário também impacta na conquista de novos clientes. Afinal, o feedback de quem já fez uso do serviço (e saiu satisfeito) é um dos melhores indicadores de qualidade e de construção de referência da sua empresa no mercado.
Lembre-se que o famoso marketing boca a boca é uma faca de dois gumes: pode ser negativo conforme a experiência do consumidor ou impulsionar a marca para mais vendas.
Quando a sua empresa for apostar em ferramentas para visibilidade em tempo real nas entregas e que permitam uma comunicação clara com o cliente, busque por soluções tecnológicas simples e intuitivas.
A AgileProcess pode auxiliar a sua empresa e aumentar a eficiência, reduzir os custos e ter um relacionamento melhor com seus clientes. Converse agora mesmo com um especialista.
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